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Fazendo um jogo de foguete com gravidade...

3 participantes

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Fazendo um jogo de foguete com gravidade... Empty Fazendo um jogo de foguete com gravidade...

Mensagem por Dancity Sáb 28 Fev 2009, 03:09

Quem nunca viu um belo jogo de foguete?

Vou dar um exemplo do que vamos fazer:

Vcs já viram um jogo de foguete que não pode bater nas paredes e para passar de level nós temos que pousar numa plataforma?

Ok se nunca viram não há problema...

Let's go!

Primeiramente vc vai ter que fazer um sprite de:

Um foguete com fogo saindo debaixo dele
Um foguete sem a parte do fogo
Uma parede
Uma plataforma
Uma Explosão

Agora vá no game maker e adicone tudo como sprite...
Após isso use os sprites para fazer os objetos
E coloque o nome deles de:

obj_foguete
obj_foguete2
obj_parede
obj_plataforma
obj_explosão


Agora vamos configurar o obj_foguete:

Clique em add event depois selecione o create.
No create você vai botar o set the gravity (são as duas setas azuis para baixo na aba move)

No set the gravity

Coloque:
Direction: 270
Gravity: 0.2

Fazendo um jogo de foguete com gravidade... 89662322

Ótimo agora vamos colocar a colisão com o obj_plataforma

Para isso vá em add event clique em colision e selecione o obj_plataforma

Agora vá na aba main1 e selecione o change instance (as duas bolas vermelhas e azuis)

No change instace selecione o obj_foguete2 e o perform events yes!

Fazendo um jogo de foguete com gravidade... 66150203

Agora vamos fazer a colisão com a parede

Já sabe né? Add event colison obj_parede

Agora coloque set the gravity
Fazendo um jogo de foguete com gravidade... 46305850


E na janela do set the gravity simplesmente dê ok

Fazendo um jogo de foguete com gravidade... 25447589


Então vc vai ter que ir na aba main1
E selecione o change instance (as duas bolas)
Na janela do change instance coloque

Change into: obj_explosão
Perform events: yes

Ótimo a parte da colisão já chegou ao fim!

Agora vamos fazer os movimentos (mto fácil sem imagens)

Bom os movimentos é a parte mais fácil de se fazer!

Para fazer o up (Sobir) vá em add event clique em key press e selecione uma tecla que irá fazer o foguete sobir (recomendo a seta para cima)

Vá na aba move e selecione o move fixed (aquele bando de seta vermelha cada uma apontando para um lado)

Quando aparecer a janela do move fixed você vai perceber que há várias setas apontando pra horizntal, vertical etc...
e também tem um quadradinho no meio delas.

Selecione a seta que está apontando para cima Surprised
E na opção Speed: Altere para 4

Agora dê ok

Para finalizar vá em set the gravity e:

Direction: 270
Gravity: 0

Agora faça isso com as outras direções (esquerde direita baixo)
Mas na parte do move fixed clique nas cetas de cada direção.

(Lembrando que o move fixed é aquele bando de seta vermelha cada uma apontado para um lado)

Para sair da chatice do obj_foguete

Vá em add event realse e depois em any key

agora vá em set the gravity e:

direction: 270
gravity:
0.2

Saímos da chatice do obj_foguete!!!!

Agora vamos pra chatice do obj_foguete2

O obj_foguete2 é mto fácil!!!

Apenas vá em add event clique em colision e selecione o obj_plataforma e depois coloque next room (Uma espécie de janela com uma seta pra direita)

Fazendo um jogo de foguete com gravidade... Easycapture1


Agora vamos para o obj_explosão q é rapidinho.

Coloque:
Set the gravity:
Direction: 0
Gravity: 0

Sleep:
Miliseconds: 1000
Redraw: True

Display message:
Message: Você perdeu

Restart te game:
Já tem comando proprio
.

Fazendo um jogo de foguete com gravidade... Fgfs
Fazendo um jogo de foguete com gravidade... W800


Fazendo um jogo de foguete com gravidade... Fgfs
Fazendo um jogo de foguete com gravidade... W800


Fazendo um jogo de foguete com gravidade... Easycapture4
Fazendo um jogo de foguete com gravidade... W800

Fazendo um jogo de foguete com gravidade... Easycapture5
Fazendo um jogo de foguete com gravidade... W616

Agora nós vamos configurar a parede
Sacanagem
Fim

Mas vc vai ter que fazer aguma coisa pra poder finalizar o jogo para isso faça um sprite bote no gm e bote como objeto

ai no heroi vc coloca a colisão com o obj e então vc coloca end game

Gostaram? lol! lol! lol!

Depois eu posto uma engine...






Última edição por Alex FC em Seg 27 Jun 2011, 10:54, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : formatação)
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Mensagem por Eskyz Sáb 28 Fev 2009, 10:38

Uii... Olha, realmente ficou legal, parebens! Super explicadinho, ótimo para intermediários! Até que eu sou maior noobão, entendi um pouquinho! Cheio de imagens, explicações, imagens editadas (e com capricho), olha é sério, o tutorial ficou quase perfeito... só faltou uma coisa... formatação em negrito. Mas tá bom assim cara, realmente, ótimo!

Abraços
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Mensagem por Dancity Sáb 28 Fev 2009, 12:27

Vlw cara... post sua dúvida aqui...

Posso até fazer um tuto mais fácil...
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Mensagem por Gusba Sáb 28 Fev 2009, 12:55

otimo para iniciantes cara, parabens!
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