GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Reflexão sobre os concursos quinzenais.

+12
TRFN
rafasgb
Kabeção
cascavelo
Golpe Baixo
PedroX
CodemonkeyVoid()
saim
Willy
The Wizard
Arkd
shatterhand2
16 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por saim Ter 08 maio 2012, 16:23

CodemonkeyVoid() escreveu:
shatterhand2 escreveu:Quando eu criei o Race'n'Chase pro concurso, eu não criei pensando em "Vou fazer um jogo pra vencer", criei um jogo que eu achasse que fosse legal pra jogar. E eu sei de algumas pessoas que *ainda* estão jogando o jogo.
E se não é pra isto que os CQs estão lá então realmente não vejo razão pra existirem.
shatterhand2 escreveu:
E se não é pra isto que os CQs estão lá então realmente não vejo razão pra existirem.
Olha, eu tenho séria impressão q muito jogo não é criado com essa intenção.
Não. O objetivo do fórum não é divertir. O objetivo do fórum (ao menos ao meu ver) é trocar conhecimento, é ensinar a quem não sabe.
Não quer dizer que seja algo chato. Estamos falando de jogos aqui, brinquedos eletrônicos. Se isso não for divertido, nós nos perdemos em algum ponto. Mas o foco do fórum (insisto: a meu ver) é ensinar a quem não sabe, é dividir conhecimento.
Eu já fui indiferente quanto aos concursos porque só via esse aspecto deles: a diversão. Eu participava porque era divertido, não porque eu estava aprendendo algo. Depois, notei que eles vinham apresentando constantemente uma temática que forçava aprender algo. Sempre o tema era proibir o uso de algum recurso, o que, durante o desenvolvimento do jogo, obrigava o candidato a melhorar em outra área. Os dois últimos fugiram dessa regra, mas até então vinha sendo assim. Vide o post acima, que foi colocado enquando eu escrevia...
Além disso, os concursos são a única ocasião em que muita gente mostra alguma coisa. Com isso, aprende-se também a TERMINAR um projeto, ao invés de se ficar só sonhando com o resultado final enquanto se escolhe o tom de amarelo da camisa do personagem.

Eu lembro, na época que entrei no fórum, que o CodemonkeyVoid() (ou alguém com nick parecido) tinha um jogo campeão pra entrar num concurso e saiu. Simplesmente pediu pra sua inscrição ser cancelada. Conversei com ele e o motivo era que ele não concordava com a forma que o concurso vinha sendo tratado, alguma coisa a respeito de alguma regra (acho que o organizador, na época, permitiu que alguém se inscrevesse depois do prazo).
Eu afirmo, sem muito medo de estar sendo injusto, que a staff não tem conhecimento suficiente pra saber como lidar com um concurso em equipe sem criar descontentamentos. Isso vai babar, certeza! Se não fizermos um teste antes, se não soubermos o que esperar, vamos errar antes de acertar! E, se errarmos em algo tão esperado, tão pedido e almejado quanto um concurso em equipes... a gente vai esculhambar algo que poderia ser bom! No concurso seguinte, quando tivéssemos experiência, já não teríamos credibilidade.

Quero deixar claro uma coisa, aqui: o que está sendo proposto de inovador é só a idéia de participar em equipe. O fórum já tem concursos curtíssimos e concursos mais longos. Só que, como os quinzenais são mais populares e mais experimentados, acontecem com maior frequência.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por CodemonkeyVoid() Ter 08 maio 2012, 16:48

saim escreveu:Não. O objetivo do fórum não é divertir.
Sem dúvida, mas isso não significa que o foco dos jogos não deve ser divertir o jogador. Um jogo que não é divertido não é um jogo, isso é a premissa mais básica do Game Design!

O que creio que estamos dizendo, porém de forma diferente, é que o participante deve entrar no concurso com o intuito de aplicar e aprimorar seu conhecimentos através de um projeto que vise entreter e divertir o jogador. Qualquer coisa fora disso já seria um motivo fútil pra justificar a participação.

saim escreveu:Eu lembro, na época que entrei no fórum, que o CodemonkeyVoid() (ou alguém com nick parecido) tinha um jogo campeão pra entrar num concurso e saiu. Simplesmente pediu pra sua inscrição ser cancelada. Conversei com ele e o motivo era que ele não concordava com a forma que o concurso vinha sendo tratado, alguma coisa a respeito de alguma regra (acho que o organizador, na época, permitiu que alguém se inscrevesse depois do prazo).
Eu afirmo, sem muito medo de estar sendo injusto, que a staff não tem conhecimento suficiente pra saber como lidar com um concurso em equipe sem criar descontentamentos.
Se vc se refere a aquele concurso de eventos "draw" (sem sprites) sim, era eu (Carlos Mahnke), e de fato eu deixei a competição não apenas pelo que vc citou mas por todo o descaso que os organizadores tiveram na ocasião.

Pessoalmente nunca dei importância a ganhar concursos ou premiações... o Pedrø é testemunha que já pedi pra removerem os conceitos A (Rebound) e posteriormente B (Wanna Banana) do perfil pois pra mim isso não representa absolutamente NADA. O Avaliador muitas vezes não é imparcial e julga com base em suas preferências pessoais e/ou comparando com referências modernas da indústria, aplicando então a nota através de uma pontuação que não é padronizada entre os demais Avaliadores.

Entretanto, isto não me impede de participar de um concurso destes pois, com o shatterhand2 bem disse, não faço o jogo pra ganhar e sim pra ser algo divertido e que me divirta no processo também, desde que exista é claro um mínimo de seriedade e imparcialidade no cumprimento do regulamento proposto.
CodemonkeyVoid()
CodemonkeyVoid()

Data de inscrição : 15/04/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 144
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.apple.com/br/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por saim Ter 08 maio 2012, 17:37

Cara, VOCÊ é o Carlos Mahnke? Sabia que conhecia esse tom de algum lugar... Cara, é muito bom te ver de volta à ativa, no fórum.

Olha, os jogos têm a obrigação de divertirem. Nem que seja uma diversão estranha e doentia, como nos casos dos jogos de terror... Tá legal, vamos dizer que os jogos têm a obrigação de entreter. O desenvolvedor tem que saber disso, o avaliador tem que saber disso e se o jogador não souber disso, ele não sabe nada. Quanto a isso, não tem mesmo o que discutir.

Não, eu estou falando - e acredito que o shatterhand2 também - é dos concursos divertirem os participantes. Eles divertem sim, ninguém entra nessa área de criar jogos se não achar isso divertido, mas o foco não é esse, o foco é um aprendizado prático.
Claro que quem quiser entrar só por diversão também é muito bem-vindo. Eu só participo dos concursos por diversão, custei a perceber que, de quebra, estava aprendendo alguma coisa.

Aí vem a divertida idéia de um concurso em equipes. Existe aprendizado por trás desse conceito, também. O shatterhand2 é professor e afirmou que turma aprenderia muito com isso - e eu concordo, acho que trabalho em equipe é muito mais complexo que simplesmente delegar funções e esperar resultados.
Só que nós não temos pessoal capacitado a lidar com equipes (regularizar, avaliar e premiar). Não temos sequer uma equipe que tenha terminado algum projeto. Eu mesmo já deixei algumas equipes a ver navios.
E aí, voltamos ao concurso de draw. Na época eu não acompanhava os bastidores a ponto de perceber o descaso, só queria participar. Mas me pergunto se o que houve foi mesmo descaso ou só despreparo dos organizadores.

Então, pra evitar a criação dessa modalidade sem o devido preparo, volto a sugerir fazermos um teste. CodemonkeyVoid(), a.k.a. Carlos Mahnke, você é um grande programador que não se importa com medalhas. Porque não junta com um bom desenhista e um bom sonoplasta (posso te sugerir alguns) pra fazermos o teste, sem valer nada? Como não haveria a imersão necessária a um jogo feito em 48 hs, o prazo seria maior, digamos uma semana. Eu crio as regras, passo por MP pra todos da equipe numa data marcada e, no final do prazo, vocês me mandam o jogo pronto. Eu avalio, junto com outros membros da staff (a convidar), dou o resultado e todos nós - avaliadores e participantes - levantamos todos os problemas que surgiram no percurso, pra evitar que ocorram de novo. Se conseguirmos 2 times pra participar, melhor ainda!

Só preciso de gente disposta a passar pelo processo sem a validade do concurso. 2 pessoas, no mínimo, sem limite pro máximo. Não importa se a(s) equipe(s) terá(ão) desenhistas, level designers, diretores, sei lá. Contanto que todo mundo trabalhe no jogo, preferencialmente em proporção igual, está ótimo. Quero é medir o que é avaliar um trabalho em equipe, sentir qual o peso de organizar um concurso desses, saber em que buraco estou me metendo. Muita gente postou dizendo que toparia entrar num concurso assim, ALGUÉM tem que topar montar um laboratório!
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por shatterhand2 Ter 08 maio 2012, 17:59

Não há como provar que o jogo foi feito em 24 horas

É por isso que o "tema" é dado em cima da hora. Se por coincidência o cara tiver trabalhando ha meses num jogo do mesmo tema, ai babou. Mas é por isso que o tema não pode ser tão genérico, tem que ser algo que realmente "limite" de alguma forma o desenvolvedor. É provável que o cara use rotinas que ele já criou previamente.... mas isso não tem como fugir, todo programador tem uma bagagem que leva junto o resto da vida.


A questão da responsabilidade é realmente algo sério. Há uns 2 ou 3 anos atrás, eu participei de um concurso aqui também, e tambem me retirei pq a avaliação tava uma zona. De qualquer forma foi legal, pq no processo criei um dos jogos do qual mais tenho orgulho, por ser todo polidinho, programação toda limpinha e tal, feito num tempo relativamente curto.

Saim, eu tenho na minha mente mais ou menos toda a organização necessária para um "Jam" desses em equipe. A questão é que eu não gostaria de organizar pq eu gostaria MUITO de participar. Eu poderia te ajudar na organização "burocrática" inicial, mas não participaria da escolha do tema, acho que isso me possibilitaria participar da mesma forma.

E isso me liberaria para organizar outros concursos. Se rolasse uma parada dessas, eu organizaria um mais "longo" de 6 meses, ou até um CQ de vez em quando, sem problema algum. Me empolgaria mais com esses extra-curtos em equipe, e isso me faria participar menos dos CQs ou de um concurso mais longo, e ai eu poderia organizar estes.

A gente faz um, como concurso mesmo, vê quantas inscrições rola, vê o que acontece. Se for um desastre, foi um desastre, aprendemos no processo e fica td de boa. Se for bom, ótimo, façamos mais Smile

Só mais um adendo, eu ainda acho que avaliação feita por quem participa do concurso pode dar certo. Não é assim que o Ludum Dare funciona ?
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por Neutral Ter 08 maio 2012, 20:21

Só mais um adendo, eu ainda acho que avaliação feita por quem participa do concurso pode dar certo. Não é assim que o Ludum Dare funciona ?


Velho, sobre isso, você já viu naquela MP minha opinião a respeito. Ainda acho que tem muito membro no fórum imaturo o bastante pra tentar se aproveitar da avaliação popular. Sim, na Ludum Dare funciona, mas lá o pessoal em geral é bem sério, sinceramente acho que aqui ia dar rolo.

Antes que me apedrejem, obviamente não me referi a todos os membros, lógico que tem gente aqui que eu sei que nunca faria esse tipo de coisa. Mas tem alguns membros (e não são poucos) que o fariam.
Neutral
Neutral

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 16/10/2011
Reputação : 7
Número de Mensagens : 268
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por CodemonkeyVoid() Ter 08 maio 2012, 21:13

saim escreveu:Cara, VOCÊ é o Carlos Mahnke?
Falando assim até parece grande coisa XP

saim escreveu:Só que nós não temos pessoal capacitado a lidar com equipes (regularizar, avaliar e premiar). Não temos sequer uma equipe que tenha terminado algum projeto.
Isso também é subjetivo. Não há pessoal "delegado" a realizar esta tarefa, porém não significa que não existam estas pessoas aqui na comunidade.

Quando a terminar um projeto, me arrisco a dizer que em 80% dos casos é muito mais uma questão de perder a motivação que não ter bagagem ou etc. pra atingir o objetivo.

Já estive envolvido em pequenos grupos com excelentes artistas e desenvolvedores, os quais não teriam a mínima dificuldade de produzir (e concluir) o que estavam propondo, mas trabalho voluntário é complicado... as pessoas tem suas vidas e suas obrigações... fatalmente surgem imprevistos e como tudo não passa meio que de um hobbie não existe aquele compromisso religioso de ir adiante.

saim escreveu:E aí, voltamos ao concurso de draw. Na época eu não acompanhava os bastidores a ponto de perceber o descaso, só queria participar. Mas me pergunto se o que houve foi mesmo descaso ou só despreparo dos organizadores.
Quando vc diz "despreparo" eu visualizo algo como ter dificuldades em gerenciar um problema durante o evento ou algo parecido, não fazer vista grossa pras regras afim de acochambrar as coisas.

saim escreveu:Então, pra evitar a criação dessa modalidade sem o devido preparo, volto a sugerir fazermos um teste. CodemonkeyVoid(), a.k.a. Carlos Mahnke, você é um grande programador que não se importa com medalhas. Porque não junta com um bom desenhista e um bom sonoplasta (posso te sugerir alguns) pra fazermos o teste, sem valer nada? Como não haveria a imersão necessária a um jogo feito em 48 hs, o prazo seria maior, digamos uma semana. Eu crio as regras, passo por MP pra todos da equipe numa data marcada e, no final do prazo, vocês me mandam o jogo pronto. Eu avalio, junto com outros membros da staff (a convidar), dou o resultado e todos nós - avaliadores e participantes - levantamos todos os problemas que surgiram no percurso, pra evitar que ocorram de novo.
Eu não acho que isso valha como amostra representativa. Não sou esse "grande" programador que vc está se referindo, e mesmo que fosse não acho correto julgar todo um contexto com base em apenas uma circunstância.

Nesse caso eu sou mais o que disse o shatterhand2:
A gente faz um, como concurso mesmo, vê quantas inscrições rola, vê o que acontece. Se for um desastre, foi um desastre, aprendemos no processo e fica td de boa. Se for bom, ótimo, façamos mais Smile

Neutral escreveu:Ainda acho que tem muito membro no fórum imaturo o bastante pra tentar se aproveitar da avaliação popular. Sim, na Ludum Dare funciona, mas lá o pessoal em geral é bem sério, sinceramente acho que aqui ia dar rolo.
A questão aqui é - quando houver um problema, supondo que houvesse um, como os organizadores iriam proceder?

É inegável que reverter uma votação já iniciada iria gerar centenas de reclamações, mesmo que visivelmente manipulada, e assim sendo duvido MUITO que o pessoal consiga manter as estribeiras e chegar a um denominador comum.
CodemonkeyVoid()
CodemonkeyVoid()

Data de inscrição : 15/04/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 144
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.apple.com/br/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por Joton Ter 08 maio 2012, 22:27

CodemonkeyVoid():
Isso é subjetivo. Vejo projetos que se arrastam a anos não possuir melhor jogabilidade ou level design que outros ridiculamente simples como este: Moedas

Assim como bons gráficos não garantem bons jogos, grande porte não garante bom Game Design. Um jogo curto não precisa ser mal feito, há centenas de exemplos por ai: http://www.freeindiegam.es

Você deu exemplos fora da gmbr e pode ser aplicado em qualquer lugar, digo que concursos curtos aqui no fórum já sabemos o que vai dar (não vou citar essa balela de anos e não são terminados os jogos), no meu ponto de vista os concursos são necessário, mas mata o potencial dos projetos que podem ser bons.

Tudo bem que os concursos foram testados, mas e o mais logo? No meu tempo aqui no fórum, só aconteceu uma vez e surgiu duas obras primas do fórum, então porque não fazemos pelo menos dois ao ano? Juntaria tudo que disse no meu primeiro post e ainda mais seria testado como o de tiro curto.

Acho interessante a ideia dos Jam's e/ou equipe porque tiraria o fórum dessa mesmice, e a industria dos games e indies é algo muito dinâmico.
Joton
Joton

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A+B+C
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 867
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • Javascript


http://jotonsn.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por CodemonkeyVoid() Ter 08 maio 2012, 22:43

Joton escreveu:Você deu exemplos fora da gmbr
Exato, mostrei exemplos que poderiam ser seguidos pelo pessoal daqui.

Joton escreveu:digo que concursos curtos aqui no fórum já sabemos o que vai dar
Não há como garantir isto, vide bons trabalhos enviados no CQ11. O que falta mesmo é renovar esses eventos do forum, estudar possibilidades, planejar e estabelecer metas bem definidas (ao contrário da agenda atual que apenas deixa pontas soltas pra acerto de última hora).

Lembro que a pouco tempo mesmo houve um evento onde o anúncio do tema gerou bastante expectativa e movimento... ninguém terá vontade de se envolver em algo feito em caráter de obrigação, mas se passar uma sensação de "segurança" aos competidores duvido que não apareçam melhores resultados.
CodemonkeyVoid()
CodemonkeyVoid()

Data de inscrição : 15/04/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 144
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.apple.com/br/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por shatterhand2 Ter 08 maio 2012, 22:50

as pessoas tem suas vidas e suas obrigações... fatalmente surgem imprevistos e como tudo não passa meio que de um hobbie não existe aquele compromisso religioso de ir adiante.

E por isso eu acho que concursos de 24 hrs são mais fáceis de participar do que concursos de 2 semanas.

É mais fácil separar 24hrs pra trabalhar num projeto que 2 semanas.

Se fizesse algo tipo, começa 9 da manhã de sábado até 9 da manhã de domingo, seria algo MUITO mais fácil de conseguir organizar tempo pra participar. Era só dizer que dia ia acontecer com antecedência e pronto.

Fazendo isso com bons intervalos de tempo entre um e outro, daria pra participar quase sempre Smile

shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por CodemonkeyVoid() Qui 10 maio 2012, 19:20

Pelo andar da carruagem no outro tópico parece mesmo que não há demanda suficiente de usuários com skill pra participar de um evento assim.

Em todo caso, quanto ao problema da falta de organizadores creio que seria possível contornar a situação permitindo que os mesmos participem do evento.

Ah mas como pode isso? Simples, a tarefa de organizar se limita a planejar e por em prática o que foi planejado, e isto não dá nenhum tipo de "vantagem" sobre os demais.

A escolha do tema/limitações pode ficar a cargo de um usuário convidado, que não tenha interesse em participar, à ser divulgada somente no início do mesmo (antes disto NINGUÉM além desta pessoa saberia do que se trata).

Por outro lado a avaliação dos trabalhos pode ser feita por uma banca avaliadora também convidada previamente, não necessariamente do grupo avaliadores apenas, e sem nenhuma ligação com os organizadores.

Deste modo não haveria empecilho para que alguns dos interessados na proposta do Jam organizem e concorram no mesmo, de forma limpa e transparente.

Mas porque tudo isto? Basicamente ninguém que não deseje a realização do Jam terá motivação à organizá-lo, já que seria algo relativamente trabalhoso. Sendo assim não vejo outro modo fácil de vencer esta barreira que não o citado acima.
CodemonkeyVoid()
CodemonkeyVoid()

Data de inscrição : 15/04/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 144
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.apple.com/br/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por shatterhand2 Qui 10 maio 2012, 20:29

Eu concordo, e me coloco pra organizar, desde q outro escolha o tema, e a gente fecha uma banca avaliadora antes de tudo.
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por CodemonkeyVoid() Qui 10 maio 2012, 20:50

Ainda me parecem poucos os interessados que se manifestaram no outro tópico (sem contar aqueles que se dizem não muito seguros em participar), mas se quiserem "oficializar" a ideia eu me disponho a ajudar quem for organizar, caso deseje é claro.

Edit
Reitero que me disponho a ajudar caso o evento seja realizado nos moldes que vinham sendo debatidos até então. Caso decidam realizar um concurso entre 2 grupos principais formados pela reunião dos interessados (vide este tópico) tanto não tenho interesse em organizar como participar.
CodemonkeyVoid()
CodemonkeyVoid()

Data de inscrição : 15/04/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 144
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.apple.com/br/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por saim Sex 11 maio 2012, 08:28

Ok, acho que já dá pra fazer um concurso em equipes.

Só que não nos moldes do Jam. Pouca gente - eu diria que menos de 10 membros do fórum - tem capacidade de entregar um projeto em 1-2 dias, muito menos em equipe. E estou falando só de programadores, conheço ainda menos desenhistas e sonoplastas.
Acho que, pra testar o formato, seria melhor fazer um quinzenal em equipes.

Pra premiação, acho que é legal separar as categorias. "Jogo como um todo", "imagens", "sons". Quem assinar cada um desses quesitos, nos jogos vencedores, leva a medalha - sim, isso possibilita que um desenvolvedor receba mais de uma medalha, se fizer o jogo individualmente. E também possibilita que um jogo tenha medalha de ouro num aspecto e nenhuma medalha em outro. Além disso, possibilita a premiação de uma equipe sem nenhum entrosamento.
Mas é a única forma que eu vejo de valorizar o talento de cada um, se o desenhista espetacular cair numa equipe medíocre, por exemplo.
Pra deixar claro, pretendo dar a medalha do conjunto da obra ao programador, das imagens ao desenhista e dos sons ao sonoplasta. Quer dizer, a quem assinar cada uma dessas partes.
Não sei. Discutam.

Quanto às regras, elas seriam anunciadas com uma semana de antecedência, pras equipes irem se formando. Seria permitido discutir a formação de equipes no tópico do anúncio, mas encorajado que se fizesse isso por MP. Isso é pra tentar evitar flood, mas tenho certeza que muita gente ia querer anunciar que está procurando equipe ou que é pra parar de convidar ele/ela porque já está dentro de uma.

Contato entre os membros, seria livre, cada um se vira como pode. MP, e-mail, msn, skype, viagem, até escolher membros que morem na mesma casa. Tudo seria permitido.

Membros que usem o mesmo nome de usuário seriam contados como um membro só (o que não descaracterizaria o projeto, eu concordo com a possibilidade de participação SEM equipes).
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por CodemonkeyVoid() Sex 11 maio 2012, 09:38

saim escreveu:Ok, acho que já dá pra fazer um concurso em equipes.

Só que não nos moldes do Jam. Pouca gente - eu diria que menos de 10 membros do fórum - tem capacidade de entregar um projeto em 1-2 dias, muito menos em equipe.
De fato.

saim escreveu:Acho que, pra testar o formato, seria melhor fazer um quinzenal em equipes.
Na verdade acho que não há muito o que testar nesse caso, basta permitir que os CQs e/ou afins recebam trabalhos não individuais.

saim escreveu:Pra premiação, acho que é legal separar as categorias. "Jogo como um todo", "imagens", "sons". Quem assinar cada um desses quesitos, nos jogos vencedores, leva a medalha - sim, isso possibilita que um desenvolvedor receba mais de uma medalha, se fizer o jogo individualmente. E também possibilita que um jogo tenha medalha de ouro num aspecto e nenhuma medalha em outro. Além disso, possibilita a premiação de uma equipe sem nenhum entrosamento.
Perfeito!

saim escreveu:Quanto às regras, elas seriam anunciadas com uma semana de antecedência, pras equipes irem se formando. Seria permitido discutir a formação de equipes no tópico do anúncio, mas encorajado que se fizesse isso por MP. Isso é pra tentar evitar flood, mas tenho certeza que muita gente ia querer anunciar que está procurando equipe ou que é pra parar de convidar ele/ela porque já está dentro de uma.
Junto a este tópico de regras poderia haver um tópico de inscrições. Cada participante se inscreve dentro do prazo X, seja individualmente ou a equipe, e assim temos uma lista de concorrentes antecipada.

Para a oferta/procura de equipes pode ser destinado um outro tópico afim de evitar bagunça no de regulamento, já que certamente receberá dúvidas que precisam de destaque na hora das respostas.
CodemonkeyVoid()
CodemonkeyVoid()

Data de inscrição : 15/04/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 144
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.apple.com/br/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por shatterhand2 Sex 11 maio 2012, 17:25

Algumas coisas:


Pra premiação, acho que é legal separar as categorias. "Jogo como um todo", "imagens", "sons". Quem assinar cada um desses quesitos, nos jogos vencedores, leva a medalha - sim, isso possibilita que um desenvolvedor receba mais de uma medalha, se fizer o jogo individualmente. E também possibilita que um jogo tenha medalha de ouro num aspecto e nenhuma medalha em outro. Além disso, possibilita a premiação de uma equipe sem nenhum entrosamento.

No caso da equipe que eu montaria, acredite, todo mundo faria um pouco de cada coisa. Todo mundo iria programar, todo mundo iria desenhar, todo mundo participaria da produção de som....

Quanto às regras, elas seriam anunciadas com uma semana de antecedência, pras equipes irem se formando.

Eu acho uma semana pouco.

shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por Joton Sex 11 maio 2012, 18:56

Pelo que li sobre esse concurso que estão querendo fazer, vai cair no meu paradigma de concurso tiro curto, tomara que pelo menos algo seja feito depois de tanto debate, odeio muita conversa e pouca ação/execução/conclusão. Se nascer algo do tipo não vou participar, não por arrogância ou ser contra o que pode ser feito, porque toda iniciativa que acontece para o bem do fórum sou a favor, mesmo sendo contra (ficou estranho esse final, mas acho que dá pra entender).

Por que eu queria um JAM de equipes:

Já li sobre alguns JAM's gringos e até alguns que aconteceu em SAMPA, mas nunca pude participar devido a pouca experiencia em programação ou não conhecer alguém que fizesse isso por mim, mas agora é bem diferente.

Mesmo se não fosse a maior maravilha trabalhar com pessoas que você mal conhece, iriamos nos envolver durante 1 ou 2 dias para um proposito, mesmo que o resultado não for um gta5, depois seria dado o resultado e todo mundo iria para seu canto.

Não quero fica mastigando algo durante 1 ou 2 meses porque não posso me dedicar no momento em projetos para o fórum, já estou atolado de coisas até o pescoço.

Mas não quero deixar que o JAM morra, podemos faze-lo nas férias do meio do ano, algo bem planejado e que envolva o pessoal para fazer algo em curtíssimo tempo.

É isso que acho, deixo bem claro minha opinião e vontade.
Joton
Joton

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A+B+C
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 867
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • Javascript


http://jotonsn.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por shatterhand2 Sex 11 maio 2012, 20:52

Não quero fica mastigando algo durante 1 ou 2 meses porque não posso me dedicar no momento em projetos para o fórum, já estou atolado de coisas até o pescoço.

Isso.

24 hrs dá pra tirar no meio do monte de coisas q eu faço. 2 semanas não.
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por CodemonkeyVoid() Sex 11 maio 2012, 22:47

Não lembro bem se foi aqui na GMBR ou outra comunidade onde tempos atrás havia um grupo chamado "Organizadores". Independente se ter sido aqui ou não, acho que poderia ser considerada a utilização do mesmo pra que esses eventos do forum possam ganhar mais dinamismo e flexibilidade.

Havendo uma banca de avaliadores disposta, o Organizador pode se ater somente a criação e manutenção dos eventos, deixando toda a parte de julgamento dos trabalhos para a banca. Com isto elimina-se uma barreira para a estipulação de datas para os concursos, já que as avaliações serão independentes da manutenção dos eventos, ou seja, o resultado não necessita sair em X dias após o término.

Dessa maneira os CQs (por exemplo) poderiam ser planejados, preparados e até testados com antecedência, ficando pendente apenas a nomeação dos juízes (que poderia ser feita conforme a disponibilidade dos Avaliadores no momento em questão).

Além disto, a criação de novos eventos voltados a demandas específicas como esta do Jam ficaria muito mais fácil e descentralizada, o que hoje é senão o motivo principal dos atrasos e falta de voluntários (famoso "quem vai agora???").
CodemonkeyVoid()
CodemonkeyVoid()

Data de inscrição : 15/04/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 144
Prêmios : Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.apple.com/br/

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 3 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos