Conectar-se
Quem está conectado
26 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 24 Visitantes

J. Marlon, Willy

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 14/08/2009
Número de Mensagens : 59
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.facebook.com/KammerClub

Criação de sprites no formato 8 bits

em Sex 20 Abr 2012, 18:25
Olá. Alguns macetes de criação de sprites com limitações de cores. Nem todos conseguem criar pixel art do nada. É uma maneira muito legal de criar sprites, mas se você faz todo o processo de criação no photoshop desenhando normalmente sem “tecer” os grids de pixels. Faça o seguinte:
1 bit é uma combinação de informação processada pelo computador. No caso de imagem, lê-se interpretação de cores. Por exemplo, o computador constrói uma simples linha em pixels da seguinte forma:
Cada quadrinho é um bit. O que temos que saber é que 8 bit de informação de imagem é uma combinação de 256 cores possíveis. O máximo que um processador de NES podia processar sem problemas (mais ou menos). Beleza, então você pode construir sua sprite normalmente e salvar no formato PNG.
1° - Se você está lidando com sprites pequenas (100 pixels, 90 pixels, etc.):
Abra o arquivo PNG no photoshop e salve no formato GIF (não esquecendo de atribuir a transparência). Retire todas as opções web, para que sua imagem não fique com uma qualidade inferior à necessária. Esse formato vai diminuir os tons de cores na imagem para 256 cores no máximo. Você ainda pode diminuir mais ainda os tons na caixa de dialogo de salvamento da GIF. (A primeira foi salva em PNG, a segunda em GIF)
2° - Se você está lidando com sprites grandes (200 pixels, 300 pixels, etc):
Se a linha da sua sprite for muito fina. Procure acerta-la nas partes certas com linhas mais grossas. Você tem a opção de salvar agora ou aplicar o filtro “mosaic” encontrado dentro de “pixelation” (opção de filtros da barra de menus). Isso vai ajudar a dar uma aparência pixelada a sua sprite grande.
O bom de se trabalhar no photoshop é que você pode separar cada parte da sprite em layers diferentes e animar somente as partes necessárias. Isso vai diminuir seu tempo e aumentar a exatidão da animação.
Bem é isso. As sprites usadas aqui são de minha autoria e não devem ser usadas sem autorização. Espero ter ajudado e fui! Cool
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum