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» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
projeto inglês infantil
+3
moisesBR
saim
Isaque Onix
7 participantes
GMBR :: Projetos :: Formação de Equipes
Página 1 de 1
projeto inglês infantil
olá gente, eu comecei com um projeto com jogos educativos infantis, e gostaria de saber se alguem gostaria de participar, 'eu esto criando o projeto para uma escola q tem aqui no meu bairro', mais essa parte do projeto é o projeto inglês infantil com imagens, cores, numeros, e sons (o ingles basico), se alguem quiser ajudar, msn: isaque.kara@hotmail.com
o nome da escola pra qual é o aplicativo é: escola municipal lucia viana paiva
o nome da escola pra qual é o aplicativo é: escola municipal lucia viana paiva
Re: projeto inglês infantil
Eu não uso msn, mas projetos educativos me interessam.
Dependendo do que você for fazer, posso ajudar na programação.
O que você tem em mente?
No site do discovery kids tem uma porção de joguinhos educativos. Talvez seja uma boa dar uma passeada por lá pra saber o que já existe de graça, no mercado.
Mais ou menos off: Me fale sobre a escola, também. Quantos alunos ela tem, se é particular ou pública, qual a faixa etária dos alunos.
Me diga também como o projeto se iniciou, quem procurou quem, etc.
Dependendo do que você for fazer, posso ajudar na programação.
O que você tem em mente?
No site do discovery kids tem uma porção de joguinhos educativos. Talvez seja uma boa dar uma passeada por lá pra saber o que já existe de graça, no mercado.
Mais ou menos off: Me fale sobre a escola, também. Quantos alunos ela tem, se é particular ou pública, qual a faixa etária dos alunos.
Me diga também como o projeto se iniciou, quem procurou quem, etc.
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Re: projeto inglês infantil
bom, eu to pesquisando que tipo de jogos colocar, mais eu gostaria de colocar principalmente essa do projeto inglês infantil pq lá eles não teem professores de ingles.
e a escola não é particular, tem bastante alunos, mais depois eu vejo com a diretora e te digo quantos alunos ela tem.
eu comecei o projeto com algumas engines mais tão em outro computador
e a escola não é particular, tem bastante alunos, mais depois eu vejo com a diretora e te digo quantos alunos ela tem.
eu comecei o projeto com algumas engines mais tão em outro computador
Re: projeto inglês infantil
Por "o que você tem em mente?" eu quis dizer "como será o jogo?". Pra eu saber o que planejar pra(s) engine(s).
Se eles não têm professores, acho melhor começar pelo básico. Vocabulário, mesmo. Talvez relacionar um objeto ao nome em inglês, escrito. Isso pode ser feito num joguinho de arrastar; pode ser feito num jogo da memória; pode ser feito um tipo de quiz visual; talvez um tiro-ao-alvo, tipo angry birds, mas sem a física complicada envolvida. Outra coisa que pode ser feita, mas aí já seria algo mais elaborado, seria mostrar uma cena complexa (uma sala cheia de móveis ou um resturante
Não sei o que pode ser feito num jogo pra treinar o uso de verbos - e é importantíssimo ensinar os verbos... A única forma que eu consigo pensar é aquela de "preencher a lacuna", que fica melhor no papel do que em forma de jogo.
...
OU a gente pode criar um jogo onde vários fragmentos de frases ficam esparramados na tela e o jogador precisa montar a frase correta. Podemos até criar trechos falsos pra ele saber o que NÃO fazer, quando montar a frase errada. Isso pode ser um jogo de labirinto; pode ser algo simples, de clicar; pode até ser alguma coisa com plataformas, mas não consigo visualizar o que.
Se eles não têm professores, acho melhor começar pelo básico. Vocabulário, mesmo. Talvez relacionar um objeto ao nome em inglês, escrito. Isso pode ser feito num joguinho de arrastar; pode ser feito num jogo da memória; pode ser feito um tipo de quiz visual; talvez um tiro-ao-alvo, tipo angry birds, mas sem a física complicada envolvida. Outra coisa que pode ser feita, mas aí já seria algo mais elaborado, seria mostrar uma cena complexa (uma sala cheia de móveis ou um resturante
Não sei o que pode ser feito num jogo pra treinar o uso de verbos - e é importantíssimo ensinar os verbos... A única forma que eu consigo pensar é aquela de "preencher a lacuna", que fica melhor no papel do que em forma de jogo.
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OU a gente pode criar um jogo onde vários fragmentos de frases ficam esparramados na tela e o jogador precisa montar a frase correta. Podemos até criar trechos falsos pra ele saber o que NÃO fazer, quando montar a frase errada. Isso pode ser um jogo de labirinto; pode ser algo simples, de clicar; pode até ser alguma coisa com plataformas, mas não consigo visualizar o que.
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Re: projeto inglês infantil
O que voce quer afinal????
Um game de plataforma, top view, rpg, arcade, memória, matemática ou apenas um de perguntas e respostas?
só poderemos ajudar se voce definir!
Um game de plataforma, top view, rpg, arcade, memória, matemática ou apenas um de perguntas e respostas?
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Re: projeto inglês infantil
moisesBR, aqui não é a seção de perguntas e respostas... Ele pode, sim, tentar formar uma equipe sem ter nada em mente. Fica mais fácil chamar a atenção quando você já tem algo pra mostrar, mas isso não é uma regra.
Só que o projeto do MC D_LIRIO parece ser por uma causa nobre, então eu fiquei interessado mesmo sem saber se o jogo vai ser bom ou ruim ou de que tipo de jogo se trata. O que me chamou a atenção foi o público-alvo, não o produto.
Mas ainda gostaria de mais detalhes quanto a essa escola. Como vai ser a entrega do jogo, como os alunos vão jogar, etc. Isso pode influenciar no estilo de jogo (uma jogada rápida exclui a possibilidade de uma engine com curva de aprendizado lenta, alunos em alfabetização exigem uma interface mais direta, etc.).
Só que o projeto do MC D_LIRIO parece ser por uma causa nobre, então eu fiquei interessado mesmo sem saber se o jogo vai ser bom ou ruim ou de que tipo de jogo se trata. O que me chamou a atenção foi o público-alvo, não o produto.
Mas ainda gostaria de mais detalhes quanto a essa escola. Como vai ser a entrega do jogo, como os alunos vão jogar, etc. Isso pode influenciar no estilo de jogo (uma jogada rápida exclui a possibilidade de uma engine com curva de aprendizado lenta, alunos em alfabetização exigem uma interface mais direta, etc.).
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Re: projeto inglês infantil
po kra, muito legal sua iniciativa, gostei mesmo, assim como o saim eu tbm gosto de joguinhos assim, no meu pc tem mais de mil jogos em flash desse tipo, muito legal mesmo, eu acho que como o saim ja esta praticamente te ajudando, vc nao vai precisar da minha ajuda, ja que ele ¨¦ um programador muito melhor do que eu
Re: projeto inglês infantil
tenho varios projetos para fazer e postar
mas quero te Ajudar, posso inventar uns joguinhos, fale o que iria querer, para podermos ver o que fazer.
mas quero te Ajudar, posso inventar uns joguinhos, fale o que iria querer, para podermos ver o que fazer.
Re: projeto inglês infantil
Ainda estou pensando no caso. Mais interessado do que realmente dentro.Arkades Games escreveu:como o saim ja esta praticamente te ajudando, vc nao vai precisar da minha ajuda
Qualquer projeto pode ter mais de um programador. Um ficaria a cargo da engine principal e outro se responsabilizaria por efeitos especiais, menus, sistema de pausa, etc. Só uma questão de saber planejar e modular o trabalho.
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Re: projeto inglês infantil
Saim, você tem interesse em projetos educativos?
Eu comecei a desenvolver algumas coisas para um curso de inglês também, mas a coisa acabou não indo pra frente...
e eu uso o GameMaker na escola em que leciono também né.
Eu faço pesquisa sobre Games e Educação, na UERJ.
Se quiser trocar uma ideia sobre essas coisas, é só falar.
Eu comecei a desenvolver algumas coisas para um curso de inglês também, mas a coisa acabou não indo pra frente...
e eu uso o GameMaker na escola em que leciono também né.
Eu faço pesquisa sobre Games e Educação, na UERJ.
Se quiser trocar uma ideia sobre essas coisas, é só falar.
Re: projeto inglês infantil
eu pretendo comprar varios CD's e gravar o jogo nele e distribuir para os alunos
Re: projeto inglês infantil
Adorei a iniciativa,tomara que role um bom projeto,infelizmente estou produzindo uma revista e não posso ajuda-ló ,assim que lançar irei dar uma olhada,tái cada vez mais pessoas criando jogos educativos
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Re: projeto inglês infantil
legal gravar em cds, eu recebi na 7tima série uns cds de ingles, que vem atras do livro, mas era chato, só contava umas histórias em ingles e eu acabava por nao entender nada, mas eu gosto mesmo é de jogar, como todos aqui, eu tenho um sonho de seguir a carreira de programador do meu tio Rafael, por isso uso o gm, mas breve pretendo aprender outras linguagens, ultimamente eu ando um poukin sem tempo, eu to na 8tava serie, e meu ano de formatura, e nos estamos discultindo muitas coisas, eu fiquei encarregado de criar o blog da nossa turma, mas se vc precisar de mais um programador, pode contar comigo, e saim, eu falei que eu nao ajudaria pq vc é um programador muito melhor do que eu, tudo que eu faço vc faz em dobro, em triplo, quadruplo, mas agora eu entendo que se eu participar, eu posso ganhar muita experiencia para meu futuro, sem contar que vai ser legal
Re: projeto inglês infantil
saim escreveu:Por "o que você tem em mente?" eu quis dizer "como será o jogo?". Pra eu saber o que planejar pra(s) engine(s).
Se eles não têm professores, acho melhor começar pelo básico. Vocabulário, mesmo. Talvez relacionar um objeto ao nome em inglês, escrito. Isso pode ser feito num joguinho de arrastar; pode ser feito num jogo da memória; pode ser feito um tipo de quiz visual; talvez um tiro-ao-alvo, tipo angry birds, mas sem a física complicada envolvida. Outra coisa que pode ser feita, mas aí já seria algo mais elaborado, seria mostrar uma cena complexa (uma sala cheia de móveis ou um resturante
Não sei o que pode ser feito num jogo pra treinar o uso de verbos - e é importantíssimo ensinar os verbos... A única forma que eu consigo pensar é aquela de "preencher a lacuna", que fica melhor no papel do que em forma de jogo.
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OU a gente pode criar um jogo onde vários fragmentos de frases ficam esparramados na tela e o jogador precisa montar a frase correta. Podemos até criar trechos falsos pra ele saber o que NÃO fazer, quando montar a frase errada. Isso pode ser um jogo de labirinto; pode ser algo simples, de clicar; pode até ser alguma coisa com plataformas, mas não consigo visualizar o que.
bom, eu tinha em mente um jogo com bastante figuras, 'afinal, que criança num gosta de desenho?', e tbem essa de relacionar o objeto ao nome em inglês, e outros jogos que tbem podem ajudar a criança, por exemplo o jogo da velha, que eu ja tenho uma engine e estou editando-a, e tbem é uma boa o jogo da memoria, mais oq eu realmente queria trabalhar com elas é o ingles, por que hoje em dia oque mais se precisa(fora os estudos) é saber pelomenos um pouco de ingles e informatica(lembrando que digitação pode ser adcionada).
desculpa se eu to fazendo algo de errado amigo, mais é a primeira vez que eu tento uma equipe assim, não sou muuuito esperiente no GM e GML mais sei o bastante para fazer oq for preciso nesse jogo/aplicativo se preciso eu faço novas pesquisa.moisesBR escreveu:O que voce quer afinal????
Um game de plataforma, top view, rpg, arcade, memória, matemática ou apenas um de perguntas e respostas?
só poderemos ajudar se voce definir!
não sei oq dizer sobre isso, vc tem alguma ideia?theguitarmester escreveu:tenho varios projetos para fazer e postar
mas quero te Ajudar, posso inventar uns joguinhos, fale o que iria querer, para podermos ver o que fazer.
hehe boa sorte na sua revistaThe Wizard escreveu:Adorei a iniciativa,tomara que role um bom projeto,infelizmente estou produzindo uma revista e não posso ajuda-ló ,assim que lançar irei dar uma olhada,tái cada vez mais pessoas criando jogos educativos
ajuda nunca é d++, falando de iniciativa, a iniciativa é de vcs que estão ajudando ou pelomenos tentandoArkades Games escreveu:legal gravar em cds, eu recebi na 7tima série uns cds de ingles, que vem atras do livro, mas era chato, só contava umas histórias em ingles e eu acabava por nao entender nada, mas eu gosto mesmo é de jogar, como todos aqui, eu tenho um sonho de seguir a carreira de programador do meu tio Rafael, por isso uso o gm, mas breve pretendo aprender outras linguagens, ultimamente eu ando um poukin sem tempo, eu to na 8tava serie, e meu ano de formatura, e nos estamos discultindo muitas coisas, eu fiquei encarregado de criar o blog da nossa turma, mas se vc precisar de mais um programador, pode contar comigo, e saim, eu falei que eu nao ajudaria pq vc é um programador muito melhor do que eu, tudo que eu faço vc faz em dobro, em triplo, quadruplo, mas agora eu entendo que se eu participar, eu posso ganhar muita experiencia para meu futuro, sem contar que vai ser legal
Re: projeto inglês infantil
é com certeza uma bela iniciativa, espero poder participar, vou te add no msn para que possamos discutir, posso?
Re: projeto inglês infantil
Estive pensando no projeto. Não sou professor, então não sei o que funciona ou não funciona pra ensinar. Veja as conclusões em que cheguei até o momento:
Tipos de jogos:
vocabulário
Podemos usar a associação de imagem com palavra, de diversas formas.
- Uma delas seria um jogo da memória em que, ao invés de procurar imagens iguais, o jogador procuraria a palavra correspondente à imagem. Se ele souber, fica tão difícil quanto um jogo da memória comum, senão, fica complicado ir na tentativa-e-erro. Isso só funciona pra objetos físicos, como "avião" ou "maçã". Usar esse jogo com conceitos mais abstratos como "alto" ou "fundo" seria desastroso.
- Outra forma seria mostrar uma palavra e pedir pra ele ir clicando na imagem correspondente. Isso é muito chato de se jogar, então precisamos de um limite de tempo que pode ser extendido ou colocar MUITAS imagens na tela, pro jogo ficar um tipo "procura-se wally", mas eu acho que colocar apenas imagens com significado parecido seria mais didático (como usar alto, médio e baixo pra palavra "alto"). Quanto mais imagens ele acertar, mais pontos ele faz e fazer muitos pontos deve ser recompensado, de alguma forma.
- Claro que ainda podemos usar outros tipos de jogos pra fazer a associação. Tudo o que eu pense se resume em juntar palavra e imagem pra aliminar ambos, mas isso pode ser feito de dezenas de formas diferentes, como um mahjong ou algum tetris alternativo ou um tiro-ao-alvo com muitas palavras/imagens na tela... Aí vai longe! Seja como for, precisamos definir o que será feito.
Gramática
Podemos pedir pro jogador construir uma frase da forma correta
- As palavras da frase ficam andando de forma aleatória pela tela e o jogador deve recolhê-las numa ordem que forme uma frase que faça sentido, seja clicando em uma-por-uma, seja atirando nelas ou controlando algum personagem
- Pode ser feito um quiz onde falta uma palavra na frase e o jogador deve escolher qual a correta entre algumas semelhantes (meio chatinho, prefiro a opção acima).
Truques
Nos exercícios de gramática, podemos usar algum código de cores pra diferenciar algumas classes de palavras, como colorir os verbos de azul e os pronomes de verde, por exemplo. Eu sou péssimo em gramática (até em português), então precisaria de alguém pra me ajudar com isso.
Podemos usar cognatos - palavras parecidas - pra marcar o nível de dificuldade. "Fácil" usaria cognatos verdadeiros, "médio" não usaria cognatos e "difícil" teria falsos cognatos estrategicamente colocados pra induzir ao erro.
Em todos os exercícios seria interessante usar um reforço auditivo, pro jogador conhecer a sonoridade da palavra.
Programação:
Esse jogo - ou coletânea de jogos - requer uma quantidade absurda de palavras (e, consequentemente, sons e imagens) pra servir de alguma coisa. Nós estaremos usando um CD, o que é bom, mas pode não ser suficiente. Sugiro criar um motor que busque arquivos externos, que podem ser atualizados. Acho isso mais viável do que atualizar todo o executável.
Por exemplo, no jogo da memória, suponha que tenhamos 50 palavras, mas o jogo use apenas 16, escolhidas aleatoriamente. Se colocarmos a máquina pra buscar que palavras são essas, podemos, depois, atualizar o jogo simplesmente adicionando arquivos externos ou alterando um ou outro arquivo de texto.
As sprites podem ter um fundo comum e serem geradas durante o jogo, através da combinação desses fundos com as imagens em si, com o uso de surfaces. As sprites pros textos também podem ser geradas através do uso de surfaces, também com esse fundo.
Precisamos pensar numa estrutura pra armazenar esses dados. Criar uma pasta pra "sons" e outra pra "imagens" é tentador, mas pode deixar a atualização complicada pro usuário, a menos que criemos um arquivo que executa a atualização automaticamente. Se não formos criar esse arquivo, talvez seja melhor mantermos tudo bagunçado na pasta raiz, mesmo. Gostaria da opinião de alguém com mais experiência, aqui.
Tipos de jogos:
vocabulário
Podemos usar a associação de imagem com palavra, de diversas formas.
- Uma delas seria um jogo da memória em que, ao invés de procurar imagens iguais, o jogador procuraria a palavra correspondente à imagem. Se ele souber, fica tão difícil quanto um jogo da memória comum, senão, fica complicado ir na tentativa-e-erro. Isso só funciona pra objetos físicos, como "avião" ou "maçã". Usar esse jogo com conceitos mais abstratos como "alto" ou "fundo" seria desastroso.
- Outra forma seria mostrar uma palavra e pedir pra ele ir clicando na imagem correspondente. Isso é muito chato de se jogar, então precisamos de um limite de tempo que pode ser extendido ou colocar MUITAS imagens na tela, pro jogo ficar um tipo "procura-se wally", mas eu acho que colocar apenas imagens com significado parecido seria mais didático (como usar alto, médio e baixo pra palavra "alto"). Quanto mais imagens ele acertar, mais pontos ele faz e fazer muitos pontos deve ser recompensado, de alguma forma.
- Claro que ainda podemos usar outros tipos de jogos pra fazer a associação. Tudo o que eu pense se resume em juntar palavra e imagem pra aliminar ambos, mas isso pode ser feito de dezenas de formas diferentes, como um mahjong ou algum tetris alternativo ou um tiro-ao-alvo com muitas palavras/imagens na tela... Aí vai longe! Seja como for, precisamos definir o que será feito.
Gramática
Podemos pedir pro jogador construir uma frase da forma correta
- As palavras da frase ficam andando de forma aleatória pela tela e o jogador deve recolhê-las numa ordem que forme uma frase que faça sentido, seja clicando em uma-por-uma, seja atirando nelas ou controlando algum personagem
- Pode ser feito um quiz onde falta uma palavra na frase e o jogador deve escolher qual a correta entre algumas semelhantes (meio chatinho, prefiro a opção acima).
Truques
Nos exercícios de gramática, podemos usar algum código de cores pra diferenciar algumas classes de palavras, como colorir os verbos de azul e os pronomes de verde, por exemplo. Eu sou péssimo em gramática (até em português), então precisaria de alguém pra me ajudar com isso.
Podemos usar cognatos - palavras parecidas - pra marcar o nível de dificuldade. "Fácil" usaria cognatos verdadeiros, "médio" não usaria cognatos e "difícil" teria falsos cognatos estrategicamente colocados pra induzir ao erro.
Em todos os exercícios seria interessante usar um reforço auditivo, pro jogador conhecer a sonoridade da palavra.
Programação:
Esse jogo - ou coletânea de jogos - requer uma quantidade absurda de palavras (e, consequentemente, sons e imagens) pra servir de alguma coisa. Nós estaremos usando um CD, o que é bom, mas pode não ser suficiente. Sugiro criar um motor que busque arquivos externos, que podem ser atualizados. Acho isso mais viável do que atualizar todo o executável.
Por exemplo, no jogo da memória, suponha que tenhamos 50 palavras, mas o jogo use apenas 16, escolhidas aleatoriamente. Se colocarmos a máquina pra buscar que palavras são essas, podemos, depois, atualizar o jogo simplesmente adicionando arquivos externos ou alterando um ou outro arquivo de texto.
As sprites podem ter um fundo comum e serem geradas durante o jogo, através da combinação desses fundos com as imagens em si, com o uso de surfaces. As sprites pros textos também podem ser geradas através do uso de surfaces, também com esse fundo.
Precisamos pensar numa estrutura pra armazenar esses dados. Criar uma pasta pra "sons" e outra pra "imagens" é tentador, mas pode deixar a atualização complicada pro usuário, a menos que criemos um arquivo que executa a atualização automaticamente. Se não formos criar esse arquivo, talvez seja melhor mantermos tudo bagunçado na pasta raiz, mesmo. Gostaria da opinião de alguém com mais experiência, aqui.
saim- Games Ranking :
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Reputação : 136
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Re: projeto inglês infantil
eu num tenho mais experiencia naum ;) mais são otimas suas ideias... gostei
[edit] desculpe se estou desapontando alguem, mais vou ter q cancelar o projeto, meu pc num ta dando suporte ao game maker, e toda vez que eu abro (o Game Maker) o pc desliga!!!
Ps: ja reinstalei o game maker e tbem ja formatei o pc e continua na msma... intaum... vlw a tds vcs
Depois que meu pc travou de vez, fui pra casa de um amigo, (que entende de C#) e nós fizemos um novo projeto de um aplicativo que ensina matematica, e distribuimos numa escola perto da casa dele, vcs tinham que ver a cara das crianças... fiquei até triste por não ter terminado esse projeto...
[edit] desculpe se estou desapontando alguem, mais vou ter q cancelar o projeto, meu pc num ta dando suporte ao game maker, e toda vez que eu abro (o Game Maker) o pc desliga!!!
Ps: ja reinstalei o game maker e tbem ja formatei o pc e continua na msma... intaum... vlw a tds vcs
Depois que meu pc travou de vez, fui pra casa de um amigo, (que entende de C#) e nós fizemos um novo projeto de um aplicativo que ensina matematica, e distribuimos numa escola perto da casa dele, vcs tinham que ver a cara das crianças... fiquei até triste por não ter terminado esse projeto...
Última edição por MC D_LIRIO em Seg 04 Mar 2013, 22:54, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : evitar duplo post)
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