Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Resolvido]Angulo + perseguição + image_angle
3 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Angulo + perseguição + image_angle
É o seguinte galerinha, preciso saber como eu faço para meus ajudantes(as bolinhas na imagem) seguirem o angulo do ''tanque'' mais a frente do 'X' sendo que o 'X' do tanque não é no centro e sim mais atrás.
1º Cada bolinha é um objeto diferente: 1 atira fogo e outra água
2° Essas bolinhas são colocadas diretamente na room
3° Cada bolinha mira para um inimigo diferente (aqui entra o image_angle)
4° Só =D
Obrigado... =)
1º Cada bolinha é um objeto diferente: 1 atira fogo e outra água
2° Essas bolinhas são colocadas diretamente na room
3° Cada bolinha mira para um inimigo diferente (aqui entra o image_angle)
4° Só =D
Obrigado... =)
Última edição por Soul Limaloko em Ter 17 Abr 2012, 23:03, editado 1 vez(es)
Re: [Resolvido]Angulo + perseguição + image_angle
Faça o tanque controlar a posição das bolinhas. Logo no create, defina em que ângulo e em que distância essas bolinhas se encontram em relação ao tanque
Isso pode gerar alguns problemas se você, ao criar a room, colocar as bolinhas depois do tanque (porque quando o tanque for rodar o create event, ainda não vai ter as bolinhas na room e o programa não vai saber o que é "fogo.x").
Pra evitar isso, sugiro NÃO colocar as bolinhas na room. Dentro do create do tanque, antes daquelas linhas mostradas acima, crie cada uma das bolinhas. Isso vai garantir que quando aquele código rodar, as instâncias já estejam presentes.
Pro image_angle das bolinhas, simplesmente defina o valor no step do objeto, em função de onde você quer que ela mire.
- Código:
angFogo = point_direction(x, y, fogo.x, fogo.y);
distFogo = point_distance(x, y, fogo.x, fogo.y);
//idem para a água
- Código:
//define a posição e image_angle do tanque ANTES de fazer isso aqui:
fogo.x = x + lengthdir_x(distFogo, angFogo + image_angle);
fogo.y = y + lengthdir_y(distFogo, angFogo + image_angle);
//idem pra água
Isso pode gerar alguns problemas se você, ao criar a room, colocar as bolinhas depois do tanque (porque quando o tanque for rodar o create event, ainda não vai ter as bolinhas na room e o programa não vai saber o que é "fogo.x").
Pra evitar isso, sugiro NÃO colocar as bolinhas na room. Dentro do create do tanque, antes daquelas linhas mostradas acima, crie cada uma das bolinhas. Isso vai garantir que quando aquele código rodar, as instâncias já estejam presentes.
- Código:
fogo = instance_create(x + ??, y - ??, objFogo);
agua = instance_create(x + ??, y + ??, objAgua);
Pro image_angle das bolinhas, simplesmente defina o valor no step do objeto, em função de onde você quer que ela mire.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Angulo + perseguição + image_angle
Beleza, Eu ja sabia sobre os lenghtdir mas não sabia onde usa-los hehe. Tudo certo a nao ser uma coisa :s Tem como aprimorar a perseguição? Por que o tanque tem umas hastes que é onde ficam essas bolinhas quando ele começa a andar as bolinhas vão ficando para trás. Obrigado saim você sempre consegue ajudar HEHE =D
Re: [Resolvido]Angulo + perseguição + image_angle
??? Como assim, elas ficam pra trás?Soul Limaloko escreveu:o tanque tem umas hastes que é onde ficam essas bolinhas quando ele começa a andar as bolinhas vão ficando para trás.
Se for um step pra trás, o problema era que as bolinhas se moviam antes do tanque, e fazer o tanque controlar o movimento delas DEPOIS dele ter se movido deveria resolver isso.
Se for um um movimento mais lento que o do tanque, fazendo com que elas eventualmente acabem por perder o rastro dele... Você precisa me ensinar o que está fazendo!!!
Uma ilustração como a do post inicial poderia ajudar a explicar o que está acontecendo.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Angulo + perseguição + image_angle
Então parceiro, fiz aqui um exemplo: Controlar pelas flechas =D
http://dl.dropbox.com/u/8556803/Para_Forum/angulo_velocidade.gmk
Veja que conforme você anda elas ficam para tras =/ SÃO LERDAS.
Vlws Manin
http://dl.dropbox.com/u/8556803/Para_Forum/angulo_velocidade.gmk
Veja que conforme você anda elas ficam para tras =/ SÃO LERDAS.
Vlws Manin
Re: [Resolvido]Angulo + perseguição + image_angle
Isso é porque você esta atualizando as posições antes do tanque atualizar as dele.
Quando você usa speed as posições só são atualizadas depois do evento Step, então aquela parte
Quando você usa speed as posições só são atualizadas depois do evento Step, então aquela parte
- Código:
fogo.x = x + lengthdir_x(distFogo, angFogo + image_angle);
fogo.y = y + lengthdir_y(distFogo, angFogo + image_angle);
agua.x = x + lengthdir_x(distAgua, angAgua + image_angle);
agua.y = y + lengthdir_y(distAgua, angAgua + image_angle);
Re: [Resolvido]Angulo + perseguição + image_angle
Kabeção escreveu:Isso é porque você esta atualizando as posições antes do tanque atualizar as dele.
Quando você usa speed as posições só são atualizadas depois do evento Step, então aquela parteDevia estar em um evento End Step, ou seja, depois que o tanque já se moveu.
- Código:
fogo.x = x + lengthdir_x(distFogo, angFogo + image_angle);
fogo.y = y + lengthdir_y(distFogo, angFogo + image_angle);
agua.x = x + lengthdir_x(distAgua, angAgua + image_angle);
agua.y = y + lengthdir_y(distAgua, angAgua + image_angle);
, muito bom, Funcionou perfeito! Eu não sabia que isso causava conflito criar primeiro a speed de uma e depois do outro! HeHe Vivendo, errando e aprendendo né =D Vlws saim e Kabeção
Tópicos semelhantes
» [Resolvido]Mudar angulo
» [Resolvido]angulo com mause
» [Resolvido]angulo da rampa
» [Resolvido][Dúvida] Angulo de textura?
» [Resolvido]Draw sprite com ângulo?
» [Resolvido]angulo com mause
» [Resolvido]angulo da rampa
» [Resolvido][Dúvida] Angulo de textura?
» [Resolvido]Draw sprite com ângulo?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|