Sprites - exportar gif no gm8

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Sprites - exportar gif no gm8

Mensagem por moisesBR em Sab 14 Abr 2012, 20:00

Das várias versoes do gm, gostei muito das modificaçoes da ultima, principalmente na manipulaçao de sprites. Costumo usar as animaçoes criadas no gm, em outros aplicativos, mas me deparei com um problema(que nao é de hoje), no gm8; ele nao salva em .gif!

Apelo entao para a versao antiga do gm7 que, apesar de ter que validar o gif em outro programa(DinizGifAnimator), nao tem os recursos do gm atual.

Por acaso tem algum modo de converter, o arquivo do gm8? Ou tenho que usar o penoso?:
gm8 e gm7 em execuçao, ir no gm8 Ctrl+C na sprite1, ir no gm7 Ctrl+V... e lá vai! Imagine uma gif de 100 quadros!?

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Re: Sprites - exportar gif no gm8

Mensagem por The Wizard em Sab 14 Abr 2012, 20:06

bom...é um recurso que seria show no Game Maker,mas o atual não tem essa possibilidade,então infelizmente temos que copiar cada frame e transformar em gif,seria legal falarmos isso para Mark Overmars
Por acaso tem algum modo de converter, o arquivo do gm8?
não que eu conheça

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Re: Sprites - exportar gif no gm8

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sab 14 Abr 2012, 20:44



Amigo, acho que ele não exporta em gif por causa das diferenças entre os dois arquivos. Você pode tentar fazer o seguinte... Não é mil maravilhas, mas talvez ajude um pouco mais:

usar Strips:

Dê uma olhada nesse tópico abaixo porque tem uma explicação sobre como usar strips. Quando o gm8 salva um png de um sprite, ele salva em forma de strip então talvez isso ajude: http://gmbr.forumeiros.com/t8525-tutorial-coisinhas-pequenas-mas-que-ajudam



Outra aternativa:

  1. Baixe esse aplicativo [aqui] Gmk Splitter. Extraia ele pra uma pasta qualquer.

  2. Salve esse script aqui em baixo como "este_projeto.bat" e coloque na mesma pasta que o GMK Splitter.

    Código:

    @echo off
    %~d0 & cd "%~p0"
    gmksplit.exe "%~nx1" "%~n1"
    pause

  3. Pega o projeto gmk do Game Maker 8.* e joga na mesma pasta que vc jogou o script, ou seja, na mesma pasta do programa.

  4. No Windows Explorer, pega esse projeto, arrasta e solta o arquivo em cima do script "este_projeto.bat". Ele vai criar uma pasta com o nome do seu projeto com todos os recursos dele extraídos. Lá dentro dessa pasta, há uma subpasta "Sprites".

  5. No GM 7.* ou 6.*, cria um sprite novo na árvore de resources e carrega a primeira imagem do sprite que você quer. É só procurar por ela dentro dessa pasta "Sprites" que eu mencionei.

  6. Naquela janelinha de propriedades do sprite, clica em "Edit Sprite".

  7. Quando aparecer a janelinha "Edit Sprite", você vai ver na parte de cima aquele botão com uma pastinha amarela e um sinal de adição (Add a sprite from image)

  8. Clica nele, seleciona todo o restante das imagens que estão dentro da pasta que o GMK Splitter extraiu e adicione tudo de uma vez (para o sprite que você quer).



Ao invés de usar o splitter, extrair por GML:

Você pode usar esse script aqui durante o jogo que ele faz o mesmo trabalho que o splitter faria:




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Re: Sprites - exportar gif no gm8

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