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Tutorial -Como mirar e atirar com o mouse

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Mensagem por The Wizard Sáb 07 Abr 2012, 14:03

Como mirar e atirar com o mouse

Olá Manolinhos Makers,após de postar um script,decido postar um tutorial para usuários iniciantes,irei ensina-los como fazer a mira com o mouse,com o braço na direção do mouse e ao clicar atirar na direção do mouse,oque torna um game de tiro em 2D bem mais interessante,esse tuto funciona no GM 8.1 pra baixo na versão PRO,você vai precisar de ter os seguintes sprites:spr_player,spr_braço,spr_mira e spr_bala

O sprite braço será um sprite que terá do ombro a mão do seu personagem,a mão tem que estar segurando uma arma,o ponto de Origem desse sprite será no seu ombro

O sprite mira será um sprite que terá um X,como uma mira,o ponto de Origem desse sprite será no seu Centro(Center)

O sprite player terá que ser sem braço e sem mão também, e no local que seria seu ombro será o ponto de Origem

O sprite bala terá que ser parecido com uma bala,o ponto de Origem desse sprite será no seu Centro(Center)

também terá que criar objetos,eles serão:obj_player,obj_mira,obj_bala e obj_braço

Primeiramente,não modificaremos absolutamente NADA em seu obj_player,modificaremos o obj_braço

New Boy:porque criamos o spr_braço separado do spr_player?
The Wizard:o braço girará de acordo com o mouse,ficaria horrível o braço virado pra frente enquanto estamos atirando na diagonal

mas...girar?...sim girar na direção do mouse,isso pode ser feito com image_angle,no step do obj_braço bote:
Código:
image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)//o angulo desse sprite será voltado a direção do mouse
pronto,agora o braço já gira,vamos faze-lo ficar no player?adicione no step do obj_braço:
Código:
x=obj_player.x//o x desse objeto será o mesmo do obj_player
y=obj_player.y//o y desse objeto será o mesmo do obj_player
do o step desse objeto ficará assim:
Código:
image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)//o angulo desse sprite será voltado a direção do mouse
x=obj_player.x//o x desse objeto será o mesmo do obj_player
y=obj_player.y//o y desse objeto será o mesmo do obj_player
legal...mas lembra que a mão desse sprite está segurando uma arma?...as armas servem para atirar aaah não me diga então vamos fazer essa arma atirar,adicione o evento:Mouse Global Left Pressed,e nele bote os seguinte code:
Código:
instance_create(x,y,obj_bala)//vai criar a instancia obj_bala em seu propio x e y
pronto agora a arma já atira...e a bala?vai ficar lá parada?claro que não,temos que dar um angulo,uma direção e umavelocidade para ela,juntando isso o Create do obj_bala ficará assim:
Código:
image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)//o angulo desse sprite será voltado a direção do mouse
direction=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)//a direção desse objeto será voltado a direção do mouse
speed=10//sua speed(quantidade de pixels andada por step) vai ser 10
tá faltando alguma coisa né?...A mira,temos 2 modos de fazer ela, um é clicando no botão de drag and drop: Action Mouse e depois escolher o spr_mira no obj_mira e o outro é botar no step do obj_mira:
Código:
x=mouse_x//o x desse objeto será o mesmo do mouse
y=mouse_y//o y desse objeto será o mesmo do mouse
então manolos,espero ter ajudado vocês esse tuto está aberto a sugestões sorrindo2
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Mensagem por EMCM Sáb 07 Abr 2012, 15:54

UAU!!! formado
Mas que tutorial bem feito!!!
Já fiz um teste e adivinhe só... FUNCIONA!
Parabens, excelente trabalho.
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Mensagem por The Wizard Sáb 07 Abr 2012, 17:42

Obrigado EMCM,estou esperando o tutorial ser aprovado ou reprovado,igual meus últimos 3 tutos,obrigado por comentar
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Mensagem por Black Studio Sáb 07 Abr 2012, 21:35

Sem querer ser chato mas, porque você criou outro objeto para o braço sendo que não é necessário?
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Mensagem por The Wizard Dom 08 Abr 2012, 12:08

Sem querer ser chato mas, porque você criou outro objeto para o braço sendo que não é necessário?
Nossa,Você realmente é um cara muuito observador,Eu criei outro objeto para o braço?...eeh...dessa nem eu sabia,que eu saiba só criei o obj_braço
OFF: Staff por favor aprovem ou reprovem meus últimos 3 tutos
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Mensagem por Guisão Dom 08 Abr 2012, 12:20

The Wizard escreveu:
OFF: Staff por favor aprovem ou reprovem meus últimos 3 tutos

cara, nao tenha pressa

tenho um topico de Fev 26, 2012 3:51 am que ainda nao teve veredito
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Mensagem por Black Studio Dom 08 Abr 2012, 16:23

Eu acho que você não entendeu. Eu quis dizer que só precisa do Player, o braço pode ser feito nele mesmo, mas mesmo assim, é um tutorial bem feito, que funciona, poderia ser mais simples, mas mesmo assim, funciona perfeitamente

Err... quando o player se movimenta, não tem um pequeno atraso do braço? Ele não parece que sai do lugar? Se você fizer ele junto ao player, esse problema é resolvido, só pra avisar... Happy

Até! flw
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Mensagem por The Wizard Dom 08 Abr 2012, 17:13

Funkbuster,você não leu meu Tuto direito,o braço fica virado a direção do mouse,o angulo dele fica virado pro mouse,não comenta sem ler direito ...ok?
E o angulo do playerr fica virado pra frente,com angulo =0,o contrário do braço,eu não estou falando de um jogo top down
Edit:você está falando pra fazer 360 frames do Player girando o braço?
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Mensagem por levirenato Qua 13 Nov 2013, 23:56

da o erro failed to run the game
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Mensagem por dougas.dalosto Sex 23 Jan 2015, 14:08

muito bom cara mais só tem um problema!!!

meu game tem a vazio de cima o meu peonagem não anda na direção do mouse a movimentação dele fica toda errada se puder me ajudar eu agradeço!!!
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