[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

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Voce prefere jogos com graficos vetoriais ou pixel art??

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Licht em Dom 08 Abr 2012, 00:21

Golpe Baixo escreveu:
O problema é que tem gente que percebe detalhes mínimos. Isso acaba atrapalhando de mais na hora de desenvolver o seu jogo, porque você vai se preocupar mais em fazer coisas pequenas com todo o detalhe possível do que dar atenção à uma parte do jogo que realmente precisa desse acabamento. É claro que não devemos deixar de perceber alguns detalhes aqui e ali, mas saber como é feita a tecnologia e toda a engenharia usada nesse ou naquele software já é exagero.

Aqui um exemplo de uma preocupação enorme com coisas que se escondem nas profundezas do oceano Atlântico; é disso que eu falo, esses detalhes não precisam ser ressaltados e relembrados toda hora, já que não vai interferir muito no resultado final e, se caso interferir, bem pouco.
Sim amigo. Mas o negócio é que não estamos fazendo um jogo aqui. Durante algum momento, foi simplesmente ressaltada a definição de pixel-art, e a diferença em relação à desenho vetorial. E consequentemente eu quis ir fundo nesse assunto.

Kabeção escreveu:Não da pra usar isso em jogo porque em renderizadores de vetor como o Flash, quando mais detalhes mas pesado fica. Esta também é uma grande vantagem do pixel art sobre o vetor.
Mas de certo que a maioria não usa gráficos vetoriais em formato de imagem vetorial diretamente no jogo, e sim como sabem, deve-se transformá-la em um formato de bitmap de 32 bits (como PNG) Só quem usa imagens vetoriais diretamente geralmente só são jogos em flash.

Licht

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Golpe Baixo em Dom 08 Abr 2012, 00:25

Sim amigo. Mas o negócio é que não estamos fazendo um jogo aqui. Durante algum momento, foi simplesmente ressaltada a definição de pixel-art, e a diferença em relação à desenho vetorial. E consequentemente eu quis ir fundo nesse assunto.

É, suponhamos que nós estamos em um fórum sobre Desenvolvimento de Jogos, creio que devemos pensar nessa lado. A menos que eu esteja enganado e aqui não é um fórum sobre isso.

Mas de certo que a maioria não usa gráficos vetoriais em formato de imagem vetorial diretamente no jogo, e sim como sabem, deve-se transformá-la em um formato de bitmap de 32 bits (como PNG) Só quem usa imagens vetoriais diretamente geralmente só são jogos em flash.

Esse é um dos contras do Game Maker. Mas felizmente, parece não atrapalhar muito, temos como exemplo o Roma - produzido pelo pinpi, e o Michael Myers volta para casa - produzido pelo Anderson3d.

Golpe Baixo

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Licht em Dom 08 Abr 2012, 00:28

Golpe Baixo escreveu:

É, suponhamos que nós estamos em um fórum sobre Desenvolvimento de Jogos, creio que devemos pensar nessa lado. A menos que eu esteja enganado e aqui não é um fórum sobre isso.
Exatamente, estamos num fórum, de certo que não criamos jogos através dele, mas aprendemos sobre desenvolvimento dos mesmos.

Licht

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Golpe Baixo em Dom 08 Abr 2012, 00:41

Exatamente, estamos num fórum, de certo que não criamos jogos através dele[...]

Felizmente essa teoria já foi comprovada, e que muitos já tem ciência dela, mas não disse em momento algum que criamos jogos através da GMBR.

[...]mas aprendemos sobre desenvolvimento dos mesmos.

Outra teoria comprovada. Mas, perai...se não fosse o fórum ou outro meio de transferência de aprendizado (se é que esse é um termo a altura, não é?), podemos deduzir que muita gente não saberia nem como abrir um projeto no Game Maker. Logo, mesmo com o GM e sem o fórum ou outro meio, o Game Maker não seria famoso; não existiria muitos jogos criados através dele; consequentemente não estaríamos aqui falando sobre Arte; outros itens que não precisam ser revelados.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Guisão em Dom 08 Abr 2012, 00:45

Gente, a discussão está se tornando muito pessoal e fugindo do tópico, continuem por PM, obrigado

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Licht em Dom 08 Abr 2012, 01:02

Golpe Baixo:
Desculpe, quando você falou:
Golpe Baixo escreveu:O problema é que tem gente que percebe detalhes mínimos. Isso acaba atrapalhando de mais na hora de desenvolver o seu jogo, porque você vai se preocupar mais em fazer coisas pequenas com todo o detalhe possível do que dar atenção à uma parte do jogo que realmente precisa desse acabamento.
Não pareceu uma boa resposta ao post que estava respondendo, meu.

Parecia que estavamos fazendo um jogo agora mesmo pelo fórum. Por que é como se estivessemos nos preocupando com o que eu disse, agora mesmo, já que supostamente estariámos fazendo um jogo nesse exato momento.

Mas fugindo um pouco da minha interpretação pessoal impossível de ser captada... O que tem ver que uma pessoa não deve se preocupar com detalhes mínimos de um jogo enquanto deixas os grandes a toa, com uma explicação de como funcionam formatos de imagem e definições de arte?

É óbvio que, ninguém vai fazer um jogo pensando exatamente naquilo o que eu disse, mas como ninguém tá fazendo um jogo aqui, não vejo qual é o problema de explicar aquelas coisas só pra deixar claro.

Dizer que as vezes o cara dá mais atenção à detalhes mínimos quando deveria olhar mais detalhes grandes de um jogo, não é uma boa resposta ao meu post. Mas claro que essa nota é válida, mas do jeito que você falou, não responde ao meu post direito, como já falei.

Não sabia que agora era proíbido explicar como funcionam exatamente o que caracteriza certos tipos de arte e formatos de imagem num fórum sobre aprendizado, só por ter que falar de detalhes mínimos.
Golpe Baixo escreveu:(...) meio de transferência de aprendizado (se é que esse é um termo a altura, não é?)
E tu acha que só por que eu fico usando palavras "robustas" é por que eu quero dar uma de cientista né? --\' Eu fico U.P.T.O com isso, por que pra o cara ser aceito como "humilde" não pode "vomitar termos técnicos" (mas que praticamente todo mundo aqui entende) por que se não, quer dizer que tá querendo dar uma de sabichão só pra mostrar que supostamente sabe das coisas ¬¬


Última edição por Lucas Lunar em Dom 08 Abr 2012, 03:46, editado 10 vez(es)

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por JV Justino em Dom 08 Abr 2012, 01:06

Pixel Art, Vetores... o que importa é o resultado final. Cada um se sai melhor em um estilo, ou nos dois, ou em nenhum. Eu mesmo, gosto muito dos dois, embora não pratique muito.

Eu não li todo o tópico, mas acabei vendo comentários como "não misture pixel art com vetores", e eu acho isso um tanto incorreto. Exemplo:

Nesse jogo, eu misturei Pixel Art e Vetores e na minha opinião, ficou muito agradável.
O background, os Dangos e os botões, são todos em pixel art; os textos, o tempo e o Dango no canto da tela, são todos vetores. É possível sim misturar os dois e conseguir um bom resultado.

Ou seja, nenhum é melhor que o outro, é uma questão de gosto, e de prática. Veja o que mais lhe agrada, e procure evoluir bastante no estilo escolhido Very Happy.

flw

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Joton em Dom 08 Abr 2012, 05:27

Cara como já escrevi algumas vezes o mais fácil de se aprender é imagens em vetor, pois vários programas ajudam nisso, mas os dois estilos depende da habilidade do desenhista, se for um trabalho bem feito qualquer um fica lindo.


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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Denbs em Dom 08 Abr 2012, 10:05

É como ja disseram antes mesmo, dependendo da situação há uma em que vai ter mais vantagens.Mas o vetor é interessante pois da para transformar uma fotografia ,por exemplo, em desenho, ja com pixel art é mais dificil.

vlw a todos pelos comentários, podem trancar Happy

flw

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por henriquebr em Dom 08 Abr 2012, 11:03

Concerteza Vetores, porque eles sao bem mais faceis de trabalhar....
off: LOOL esse topico ta virando discursao O_o

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por saim em Seg 09 Abr 2012, 10:31

O postador original realmente já declarou estar satisfeito com as respostas, mas o tema é interessante de se debater.

Como parece ser um consenso, acho que cada estilo tem vantagens e desvantagens.

Pixel-art, pra mim, é um estilo voltado pra dois tipos de desenvolvedores: aqueles veteranos que têm perfeita noção do resultado final esperado e de como fazer pra chegar nesse resultado e praqueles iniciantes que não querem investir em qualidade gráfica.
Aquele video postado pelo Kabeção mostra o quanto é "fácil" produzir uma boa arte. Quer dizer, olhando parece fácil mesmo, mas o vídeo é acelerado e parece que o artista já começa a desenhar sabendo o que vai sair no final. Adorei a parte da escolha da paleta de cores no começo do vídeo.
Uma vantagem que vejo em usar pixel-art é que fica muito mais fácil baixar conteúdo gratuito. A maioria dos sites que disponibilizam imagens pra uso em games tem imagens ripadas de games antigos. Sem discutir a legalidade do uso dessas imagens, o desenvolvedor sem talento pode facilmente baixar alguns conjuntos de imagens e trabalhá-las, de modo que elas se adequem ao jogo. Claro que pra jogos mais complexos fica mais difícil encontrar a quantidade ou qualidade ideal de imagens pro jogo todo, mas pra iniciantes sem talento com desenhos (e, como todo iniciante, sem um desenhista profissional disposto a investir no jogo) é uma boa.
Embora conheça alguns nomes, não tenho familiaridade de softwares que se dediquem à produção dessas imagens (além do paint, obviamente, mas suponho que existam softwares mais desenvolvidos).

Vetores são muito fáceis de se aprender a trabalhar e disponibilizam recursos que dão um visual profissional a imagens amadoras. Seguindo tutoriais "1-2-3" encontrados em forums, blogs e sites a respeito, pode-se conseguir belas imagens sem muito conhecimento técnico. Pra um desenvolvedor intermediário, gastar algumas horas ou até alguns dias aprendendo a dominar essas técnicas pode dispensar o uso de um desenhista profissional ou, pelo menos, gerar uma versão completa do jogo pra mostrar ao desenhista profissional em que ele estaria investindo o seu tempo. Há o risco de ficar hipnotizado pelas possibilidades, a ponto de se deixar de desenvolver as habilidade de programação e passar a ser desenhista.

Atualmente eu tenho feito o seguinte: crio meus próprios gráficos usando o inkscape (software gratuito de desenho vetorial) ou baixo imagens gratuitas e, se acho que o jogo tem potencial, se acho que alguém poderia se interessar em desenhar pra ele, abro um tópico chamando desenhistas profissionais pra refazerem os gráficos do jogo. Desenhar, de verdade, está longe de ser uma meta.

saim

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por GameMakerTutoriais em Ter 10 Abr 2012, 00:59

Pra quem gosta de Pixel Art e animações, procurem dar uma olhada num programa da Adobe chamado ImageReady. Ele era um módulo complementar do Photoshop voltado pra criar animações simples de páginas html, porém, a funcionalidade dele foi incorporada ao Photoshop a partir da versão CS3 (se não me engano). Pra mim, esse sempre foi o programa perfeito pra trabalhar com animações ao estilo do Game Maker/Mugen/etc...

Como o Photoshop, ele é muito completo mas você tem que explorá-lo bastante porque ele não é tão simples de mexer como o GraphicsGale, por exemplo. Mas é espetacular.

É bom lembrar que o PS também vetoriza... Lógico que o Corel é mais cômodo, mas pra coisas simples, o PS é muito competente. O legal é que dá pra trabalhar qualquer tipo de vetor que ele usa com o ImageReady ou com o Illustrator (caso alguém não goste do Corel, o que é difícil rsrs).

Abraços!

GameMakerTutoriais

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

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