[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

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Voce prefere jogos com graficos vetoriais ou pixel art??

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[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Denbs em Sab 07 Abr 2012, 12:32

Pessoal, eu estive esses dias tentando melhorar meus desenhos e to em dúvida se me aprofundo em vetores ou pixel-art, me ajudem a escolher dizendo suas opiniões e o porque de usar um ou outro,vlw.

ando em duvida porque não consigo adicionar muitos detalhes em vetores como em pixel art.Por favor tambem digam qual o programa q vcs usam p vetor ou pixel-art


Última edição por Denbs em Sab 07 Abr 2012, 12:52, editado 1 vez(es)

Denbs

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Guisão em Sab 07 Abr 2012, 12:37

Na minha opiniao, vetor, com certeza
eu acho mais facil, mais pratico, posso por o tamanho que quizer!

Guisão

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Super Maker em Sab 07 Abr 2012, 13:13

Os dois dão uma ótima impressão se bem feitos, mas prefiro que os vetores fiquem nos menus, telas de apresentação, final do jogo, cenas animadas ou não, caixar de dialogo etc... E pixel arte eu acho melhor pra itens, acessórios, armas, personagens essas coisas.
Então concluindo...
Sabendo usar os dois no mesmo projeto, o visual fica muito mais atraente do que se esperava.
Falou brow!

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por The Wizard em Sab 07 Abr 2012, 13:22

na minha opinião , gráficos vetorizados dão um ar mais Professional,tente ver pixels num SVG,é impossível encontrar pois são gráficos criados a partir de formulas matemáticas formados basicamente por linhas,prefiro vetores

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Denbs em Sab 07 Abr 2012, 17:29

continuando a pergunta... há como usar vetor no gm sem transformar em pixel-art ??sem perder a qualidade???vlw

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por The Wizard em Sab 07 Abr 2012, 17:44

Obviamente,é impossível fazer vetores com baixa resolução

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Guisão em Sab 07 Abr 2012, 17:47

The Wizard escreveu:Obviamente,é impossível fazer vetores com baixa resolução

discordo 100% de voce, o formato de vetor nao é aceito pelo GM, logo temos que salvar como PNG ou BMP, perdendo a qualidade

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por The Wizard em Sab 07 Abr 2012, 17:50

Guisão na hora de passar para PNG ou BIMAPT só perderá resolução se você redmensionar o arquivo sem estar em SVG ,pelo menos é assim comigo,uso o Inkscape

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Guisão em Sab 07 Abr 2012, 17:52

The Wizard escreveu:Guisão na hora de passar para PNG ou BIMAPT só perderá resolução se você redmensionar o arquivo sem estar em SVG ,pelo menos é assim comigo,uso o Inkscape

concordo, mas depende to tamanho
tbm uso o inkscape e se por exemplo eu pegar uma imagem bonita e minuir no inkscape MUITO pra fica +- 4x4 pixels quando eu salvar em PNG vai estar em 4x4, perdendo a qualidade

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por The Wizard em Sab 07 Abr 2012, 17:55

Verdade depende do tamanho,geralmente as menores perdem maior qualidade,mas tudo bem

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Guisão em Sab 07 Abr 2012, 17:57

The Wizard escreveu:Verdade depende do tamanho,geralmente as menores perdem maior qualidade,mas tudo bem

mas voce tem um ponto, geralmente vetores tem tamanhos grandes e resolução praticamente impecável

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por cascavelo em Sab 07 Abr 2012, 18:00

Na verdade no GM você só usaria vetores se for programar em 3d ou usar draw pra desenhar no jogo, os backgrounds e sprites serão sempre em bitmaps, mesmo que você faça o desenho no inkscap, corel ou ilustrator, você vai ter de transformar em bitmap. É muito difícil e limitado desenhar sprites com programas de tratamento de fotos como o photoshop ou o Gimp, no máximo você vaí usá-los para dar acabamento nos seus sprites feitos em vetores e transformados em bitmap. Digo que é difícil porque não dá pra animar o sprite com facilidade. Tem gente que faz mas é porque são artistas antigos, hoje em dia não se usa mais fazer direto no photoshop, você inicia no programa de desenho por vetores e termina no de programa de pixels.
Tem gente que tem talento e faz até no paint, mas o que você levaria 2 horas pra fazer em bitmap, dá pra fazer em 10 minutos em vetor.
Já para fazer os cenários do jogo (backgrounds) é bom ter prática com photoshop ou Gimp.
Agora se for pra fazer de maneira profissional, tem o "Toon boom" que é um programa voltado para animação profissional ele trabalha com vetor e bitmap ao mesmo tempo, mas leva um tempo considerável pra aprender.
Comece com Coreldraw, no Youtube tem inúmeros tutoriais pra você consultar.
Postei um vídeo sobre sprites na Seção de Artes, se você não viu ainda, dê uma olhada que você vai entender melhor o que eu disse aqui.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por The Wizard em Sab 07 Abr 2012, 18:03

Recomendo Inkscape,que tem a interface muito pratica,e fácil,não é Atoa que fiz umas duas aulas sobre Inkscape,e pretendo continuar,só que estou sem tempo para fazer aulas assim

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Denbs em Sab 07 Abr 2012, 18:06

Bom, então resumindo..não existe graficos no gm com vetores, voce pode fazer um vetor e passar pro gm, mas no fim das contas ele vai ficar em pixel-art né?!?!!

Denbs

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Guisão em Sab 07 Abr 2012, 18:11

Denbs escreveu:Bom, então resumindo..não existe graficos no gm com vetores, voce pode fazer um vetor e passar pro gm, mas no fim das contas ele vai ficar em pixel-art né?!?!!

basicamente sim, no fim fica tudo em pixel
mas o processo é mais facil com vetor

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Kabeção em Sab 07 Abr 2012, 18:40

O fato é que se você não for bom no desenho não vai se dar bem com nem um deles...
E se você for bom só esta a alguns tutoriais de usar qualquer um.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Neutral em Sab 07 Abr 2012, 18:48

O fato é que se você não for bom no desenho não vai se dar bem com nem um deles...
E se você for bom só esta a alguns tutoriais de usar qualquer um.

Concordo.

Mas duvido alguém algum dia fazer um trabalho desses usando vetores:



---Retirado de Pixel Joint---

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Licht em Sab 07 Abr 2012, 18:53

Mano, falando sério, tu escolhe o que tu quiser, pode ser pixel-art ou vetor, só não misture os dois no mesmo jogo durante o gameplay. Pois estilos diferentes de gráficos ficam estranho quando estão num mesmo jogo, ao mesmo tempo. Mas recomendo escolher um só estilo pro jogo todo.

Não é por que um é melhor que o outro, depende do estilo que você quer ter no jogo.

Enfim, eu mesmo sei desenhar nos dois tipos. Você pode usar o Paint mesmo para fazer pixel-art, já que pixel-arts LEGÍTIMOS são feitos pixel-por-pixel. E pra desenho vetorial, eu uso o Inkscape. As vezes eu uso o GIMP pra aplicar algum efeito à mais.

E no caso do Game Maker, sim, só dá pra usar imagens Raster (arrays de dados de pixels, Raw pixel data, bitmap, você entendeu). A aparência do sprite em tamanho REAL (100%) será 99% (ou 100%, é meio difícil dizer ao certo) igual ao tamanho em vetor. A diferença, é que ao ampliar esta imagem, ela ficará "desfigurada".

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Kabeção em Sab 07 Abr 2012, 19:04

Pixel art não precisa ser pixel por pixel ou só no mouse.
Você tem que se preocupar com cada pixel da imagem mas isso não te impede de fazer um bloco grande no pincel e ir pintando com um tablet.

Essa técnica as vezes chamam block-in ou pintura de pixeis e com certeza foi a usada naquela arvore ali encima e na maioria dos jogos da geração 16 bits, aqueles mais detalhados.
http://www.youtube.com/watch?v=UuLi9Im7NGw&feature=g-u-u&context=G2138905FUAAAAAAAFAA

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Tiger em Sab 07 Abr 2012, 19:11

Eu votei em outros, eu prefiro os dois, so vai depender da criatividade e a jogabilidade do jogo, pode ter boa qualidade grafica, mas se nao tiver no jogo, nao e bom, eu no momento prefiro sprites vetoriais, pelo fato da facilidade de trabalhar com ele, mas que ambos requer muito treino e dedicacao, comecando pelo simples e basico pivot sticks, depois trabalhando com esboco de pivot e passando camada de corpo por cima, e aprendendo a perspectiva do peresonagem, no caso de animacao ae ja e outro assunto, mas e nesse caminho.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Neutral em Sab 07 Abr 2012, 19:13

Pixel art não precisa ser pixel por pixel ou só no mouse.
Você tem que se preocupar com cada pixel da imagem mas isso não te impede de fazer um bloco grande no pincel e ir pintando com um tablet.

Essa técnica as vezes chamam block-in ou pintura de pixeis e com certeza foi a usada naquela arvore ali encima e na maioria dos jogos da geração 16 bits, aqueles mais detalhados.
http://www.youtube.com/watch?v=UuLi9Im7NGw&feature=g-u-u&context=G2138905FUAAAAAAAFAA

Também não acho que PA tenha que ser feito pixel por pixel, apesar de esse ser o conceito básico. Eu por exemplo algumas vezes faço o desenho em edição digital e uso redução de cores pra deixar a quantidade de cores bem baixa.

Foi oque fiz nessa cena.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Golpe Baixo em Sab 07 Abr 2012, 19:23

Lucas Lunar :

[...]E no caso do Game Maker, sim, só dá pra usar imagens Raster (arrays de dados de pixels, Raw pixel data, bitmap, você entendeu). A aparência do sprite em tamanho REAL (100%) será 99% (ou 100%, é meio difícil dizer ao certo) igual ao tamanho em vetor. A diferença, é que ao ampliar esta imagem, ela ficará "desfigurada".

Traduzindo, imagem bitmap.


Tópico :

A questão é que, a escolha do tipo de imagem vai ser feita após a definição do estilo e gênero do jogo. Por exemplo, você não vai usar gráficos vetoriais em um jogo baseado nos jogos da década de 80, ficaria totalmente sem nexo.

Na minha opinião, a Arte Vetorial serve mais para trabalhos não destinados a jogos, algo como logomarcas, banners, etc. Creio que para jogos 2D, usar a arte dos pixels seja a escolha mais adequada. Fazendo gráficos pixelados, você tem a oportunidade de deixar a sua imagem mais detalhada possível, dependendo do seu nível técnico.



Sobre a questão dos gráficos pixelados forem feitos somente pelo mouse, discordo. Como o Kabeção e o Neutral disseram, é possível usar a pintura digital e transformar o resultado final em pixels, que parece ser uma ótima jogada para quem quer fazer algo bastante detalhado.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Super Maker em Sab 07 Abr 2012, 19:43

Neutral escreveu:
O fato é que se você não for bom no desenho não vai se dar bem com nem um deles...
E se você for bom só esta a alguns tutoriais de usar qualquer um.

Concordo.

Mas duvido alguém algum dia fazer um trabalho desses usando vetores:



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Taí um bom exemplo.
Pixel art deixa a mostra todos os minúculos detalhes da arte.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Kabeção em Sab 07 Abr 2012, 19:44

Neutral escreveu:
Pixel art não precisa ser pixel por pixel ou só no mouse.
Você tem que se preocupar com cada pixel da imagem mas isso não te impede de fazer um bloco grande no pincel e ir pintando com um tablet.

Essa técnica as vezes chamam block-in ou pintura de pixeis e com certeza foi a usada naquela arvore ali encima e na maioria dos jogos da geração 16 bits, aqueles mais detalhados.
http://www.youtube.com/watch?v=UuLi9Im7NGw&feature=g-u-u&context=G2138905FUAAAAAAAFAA

Também não acho que PA tenha que ser feito pixel por pixel, apesar de esse ser o conceito básico. Eu por exemplo algumas vezes faço o desenho em edição digital e uso redução de cores pra deixar a quantidade de cores bem baixa.

Foi oque fiz nessa cena.
Ai já não é pixel art. Happy
Só o resultado da edição final deu a aparência de pixel art. Aquele video que postei por exemplo, desde o começo ele trabalho com pixeis fazendo os anti serrilhados manualmente.

Mas ta ia outro tipo de arte pra se usar nos jogos.
Aquele estilo do Diablo II também é interessante.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Guisão em Sab 07 Abr 2012, 19:46

Neutral escreveu:
O fato é que se você não for bom no desenho não vai se dar bem com nem um deles...
E se você for bom só esta a alguns tutoriais de usar qualquer um.

Concordo.

Mas duvido alguém algum dia fazer um trabalho desses usando vetores:



---Retirado de Pixel Joint---

isso tambem ja é manipulação, do mesmo jeito que isso ta incrível quero ver criar um P.A. assim:



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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Neutral em Sab 07 Abr 2012, 19:50

Ai já não é pixel art.
Só o resultado da edição final deu a aparência de pixel art. Aquele video que postei por exemplo, desde o começo ele trabalho com pixeis fazendo os anti serrilhados manualmente.

Depende. Naquela cena que eu postei, também comecei trabalhando com pixels e fiz toda a lineart em pixel art. Oque foi feito em edição digital foram os detalhes =)

isso tambem ja é manipulação, do mesmo jeito que isso ta incrível quero ver criar um P.A. assim:

Velho isso aí não é vetor é edição digital. E também não é arte para jogos, então já sai totalmente fora do assunto.


Última edição por Neutral em Sab 07 Abr 2012, 19:51, editado 1 vez(es)

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Golpe Baixo em Sab 07 Abr 2012, 19:50

Guisão :

Se estiver pensando que essas imagens são vetoriais, pode estar errado. Isso parece que foi feito com pintura digital, não?

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Guisão em Sab 07 Abr 2012, 19:53

Golpe Baixo escreveu:Guisão :

Se estiver pensando que essas imagens são vetoriais, pode estar errado. Isso parece que foi feito com pintura digital, não?

Neutral escreveu:
isso tambem ja é manipulação, do mesmo jeito que isso ta incrível quero ver criar um P.A. assim:

Velho isso aí não é vetor é edição digital. E também não é arte para jogos, então já sai totalmente fora do assunto.

ambos enaganados:

My artwork is categorized under Vector Art.
I use the pen tool throughout my vectoring process
I Use Photoshop CS3 and a mouse only on an imac.

(citação da arista em sua galeria do devianart :
http://owaikeo.deviantart.com/ )

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Neutral em Sab 07 Abr 2012, 19:58

Aí você já ta confundindo as bolas. Como o próprio autor diz as imagens foram feitas no Photoshop CS3, logo é considerado sim pintura digital. Quando digo vetor falo de ferramentas como Inkscape, Corel Draw e Flash, que é oq se estava sendo discutido no tópico.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Guisão em Sab 07 Abr 2012, 20:00

Neutral escreveu:Aí você já ta confundindo as bolas. Como o próprio autor diz as imagens foram feitas no Photoshop CS3, logo é considerado sim pintura digital. Quando digo vetor falo de ferramentas como Inkscape, Corel Draw e Flash, que é oq se estava sendo discutido no tópico.

Sem problemas entao, eu que me confundi, desculpe :p discussão nao leva a nada mesmo

mas ainda assim tem artes imprecionantes feitas no Inkscape e no Gimp, só estou sem exemplos agora

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Neutral em Sab 07 Abr 2012, 20:05

Existe coisa boa em vetor sim, eu também já vi. Mas estava falando especificamente de arte relacionada a jogos, e isso, realmente nunca cheguei a ver. Se alguém tiver exemplos, por favor compartilhe =)

Neutral

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Golpe Baixo em Sab 07 Abr 2012, 20:20

Neutral escreveu:[...]Se alguém tiver exemplos, por favor compartilhe =)

Exemplos não faltam :

2D Game Art for Programmers

Esse blog contém vários tutoriais variados sobre Arte Vetorial voltada a jogos utilizando o Inkscape e o GIMP. Recomendo para todos, é muito bom o conteúdo.



Caramba, me espanta saber que ninguém lembrou desse :

Spoiler:

Pois bem, isso certifica que a Arte Vetorial também é usada para jogos, é uma boa opção.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Kabeção em Sab 07 Abr 2012, 20:21

Aquilo que o Guisão mostrou é vector art, mais especificamente vexel. Varias e varias camadas de vetor para dar essa aparencia.

Não da pra usar isso em jogo porque em renderizadores de vetor como o Flash, quando mais detalhes mas pesado fica. Esta também é uma grande vantagem do pixel art sobre o vetor.

Tem voxel também.



Estilos é o que não falta. Razz

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Licht em Sab 07 Abr 2012, 20:28

Golpe Baixo escreveu:Traduzindo, imagem bitmap.
Ué, e não foi o que eu disse?
Lucas Lunar escreveu:E no caso do Game Maker, sim, só dá pra usar imagens Raster (arrays de dados de pixels, Raw pixel data, bitmap, você entendeu). A aparência do sprite em tamanho REAL (100%) será 99% (ou 100%, é meio difícil dizer ao certo) igual ao tamanho em vetor. A diferença, é que ao ampliar esta imagem, ela ficará "desfigurada".

@Imagens que o Guisão postou:
É, de fato, essas imagens foram feitas como desenho vetorial, mas agora num é mais vetorial né, por que foram exportadas como JPG Mas acho que ele também usou um pouco de edição durante o trabalho.

@pessoal que disse que não acha que pixel-art deve ser feito pixel por pixel:
Neutral escreveu:Também não acho que PA tenha que ser feito pixel por pixel, apesar de esse ser o conceito básico. Eu por exemplo algumas vezes faço o desenho em edição digital e uso redução de cores pra deixar a quantidade de cores bem baixa.
Golpe Baixo escreveu:Sobre a questão dos gráficos pixelados forem feitos somente pelo mouse, discordo. Como o Kabeção e o Neutral disseram, é possível usar a pintura digital e transformar o resultado final em pixels, que parece ser uma ótima jogada para quem quer fazer algo bastante detalhado.
Pixel-art não tem nada a ver com quantidade de cores ou aparência retro. Eu não vejo outro sentido melhor para pixel-art do que fazer uma imagem pixel-por-pixel, não importa a quantidade de cores ou que seja. Se fosse como vocês disseram, gráficos vetoriais que foram exportados para um formato Raster também poderiam ser considerados pixel-art.
Golpe Baixo escreveu:(...) transformar o resultado final em pixels (...)
Oh mew, será que alguma coisa que apareça na tela do computador não é formada de pixels? até enquanto tu tá fazendo imagens vetoriais (quando são vetor MESMO), elas só não são exatamente pixels na MEMÓRIA, mas na tela do monitor tudo são pixels.

O que implica mesmo em pixel-art, é o termo "art" no nome. Literalmente, a ARTE dos pixels. Mesmo que a imagem seja Raster, o negócio é o tipo de arte usada para fazer a imagem. Então, o "art" perde o sentido se tu considera qualquer imagem não-vetorial um pixel-art. Por exemplo, tu tem um elefante e um canguru. Os dois fazem pinturas idênticas. Porém, o Elefante usou uma banana para pintar, e o canguru usou um pepino. Apesar de ter saído o mesmo efeito, não podemos caracterizar a arte do Elefante como uma Pepino-Art, pois é na verdade uma Banana-art, pois ele usou uma banana para criar seu trabalho, mesmo tendo o mesmo efeito da arte do canguru. E vice-versa.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por The Wizard em Sab 07 Abr 2012, 20:34

Kabeção,existe algum modelador 3D que crie modelos assim,e que dê para exportar para o game maker?
Esse estilo sempre chamou minha atenção

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Golpe Baixo em Sab 07 Abr 2012, 20:34

Lucas Lunar :

Ué, e não foi o que eu disse?

Sim, mas simplificado.

[...]Oh mew, será que alguma coisa que apareça na tela do computador não é formada de pixels? até enquanto tu tá fazendo imagens vetoriais (quando são vetor MESMO), elas só não são exatamente pixels na MEMÓRIA, mas na tela do monitor tudo são pixels.

Não interessa o que o monitor, a memória, os arquivos binários, o João, etc. comportam quanto a isso. O que importa é o que nós humanos estamos olhando. Eu, por exemplo, não consigo ver pixels quando estou olhando a tela do computador, nem quando estou com os olhos colados nela.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Super Maker em Sab 07 Abr 2012, 20:37

Concluindo a minha opinião, o pixel artista consegue com mais facilidade imitar com pixels um trabalho vetorizado, mas o contrário levaria muito mais tempo e o resultado não seria tão detalhado em pixels como o caso do pixel art.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por The Wizard em Sab 07 Abr 2012, 20:40

não consigo ver pixels quando estou olhando a tela do computador, nem quando estou com os olhos colados
Sério?eu consigo,mas depende do monitor,eu olhando bem perto da tela do meu notebook consigo perceber os pixels de uma imagem

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Guisão em Sab 07 Abr 2012, 20:59

The Wizard escreveu:Kabeção,existe algum modelador 3D que crie modelos assim,e que dê para exportar para o game maker?
Esse estilo sempre chamou minha atenção

procure por modelador de Voxels que voce vai encontrar, um exemplo de jogo que usa é o Cube World

e um jogo/editor muito conhecido é o Minecraft, agora exportar pro GM é outra historia

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por cascavelo em Sab 07 Abr 2012, 21:25

Caramba, passei só pra dar uma olhadinha e vejo ânimos inflamados, trabalho com design gráfico a muitos anos, (Corel ainda tava no Nº3, hoje tá no 15).
O que tenho a dizer é o seguinte: Até outubro do ano passado eu nunca tinha ouvido falar em Pixel art, vim a conhecer este termo aqui no fórum, logo de cara notei que é um termo usado pra se referir ao estilo de games antigos com gráficos de 16 bits pra baixo. Profissionalmente eu acho que este termo não existe, posso estar errado, mas até então eu só conhecia pintura digital.
Acho loucura o sujeito fazer uma imagem inteira pixel por pixel, sendo que se você fizer uma pintura digital grande e reduzir a resolução, vai dar um resultado parecido ou até melhor.
Eu acho que "pixel art" só tinha sentido quando a criação tinha que se restringir a sprites e tiles de no máximo "64x64", porque aí o sujeito tem que fazer mágica manualmente pra conseguir algo bacana. Hoje em dia com o atual desempenho dos PCs não é necessário usar estas técnicas ultrapassadas.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Neutral em Sab 07 Abr 2012, 21:47

Hoje em dia com o atual desempenho dos PCs não é necessário usar estas técnicas ultrapassadas.

Oque você chama de "técnica ultrapassada" ainda é tão popular quanto qualquer outra hoje em dia. A pixel joint que o diga: http://www.pixeljoint.com/

Acho loucura o sujeito fazer uma imagem inteira pixel por pixel, sendo que se você fizer uma pintura digital grande e reduzir a resolução, vai dar um resultado parecido ou até melhor.

É tão viável quanto a 30 anos fazer imagens "pixel por pixel", e o resultado não é de fato o mesmo, nem superior. A escolha de como fazer vem do artista, o que importa é o resultado final. Podem ter coisas que é melhor fazer de um jeito, enquanto outras, de outro.

Enfim, sinceramente, acho esse pensamento bem pequeno. Uma nova técnica não vem para substituir outra, vem para que o artista tenha mais possibilidades e possa ESCOLHER a que melhor lhe convier.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Tiger em Sab 07 Abr 2012, 22:03

Hoje em dia as pessoas estao ligadas a 3d, claro que o pixel e o vetor 2d nao vao estar atras, mas na minha opiniao no mundo atual de estilo grafico e o 3d. esse e o que mais vale no tempo de hoje, já que vale o dobro que e um cara que faz 2d.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Need 90 em Sab 07 Abr 2012, 22:08

Pixel art, com certeza. Vetor é feio.
E eu acho pixel art bem fácil de fazer, vetor é só fazer uns rabiscos e colocar um gradiente de cor.
Pixel art você tem que trabalhar para ter linhas perfeitas, sombras perfeitas.

As sombras dos pixel arts são muito complexas, pois envolvem mudança de tonalidade com efeito de transição, já no vetor é só uma cor puxando pra outra.

E vetor é ruinzão.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Golpe Baixo em Sab 07 Abr 2012, 22:35

NEET :

Isso depende de vários fatores, um deles é o público. Por exemplo, eu não vou fazer um jogo com modelos 3D bem detalhados, para chamar atenção aos gráficos se tratando de um público casual, vou escolher um estilo de modelagem mais voltada para o cartoon, que parece um estilo mais carismático, que atinja esse público.

Outro fator importante é que muitas vezes os gráficos 3D não levam aos jogadores a satisfação em jogar o jogo, visto que isso se adquire pela diversão dele. Por exemplo, você jogaria Angry Birds com gráficos super detalhados em 3D? Acho que não.

Need 90 :

E eu acho pixel art bem fácil de fazer, vetor é só fazer uns rabiscos e colocar um gradiente de cor.[...]

Não, vetor não é só "para fazer rabiscos". Isso sempre vai depender do artista, e não da arte em si. É como se comparássemos o Paint com o Photoshop.

Pixel art você tem que trabalhar para ter linhas perfeitas, sombras perfeitas.

Quer dizer então que quanto mais difícil, melhor é?

[...]pois envolvem mudança de tonalidade com efeito de transição[...]
[...]já no vetor é só uma cor puxando pra outra.[...]

Você acaba de definir o gradiente de duas formas.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por The Wizard em Sab 07 Abr 2012, 22:39

Need:só rabiscos?creio que node points e LINHAS feitas a partir de formas matemáticas não são rabiscos,só botar gradientes???defina pra mim oque é vetor? São feitos a partir de formulas matemáticas,são camadas,muuuuito mais que rabiscos

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Golpe Baixo em Sab 07 Abr 2012, 22:53

The Wizard :

[...]feitas a partir de formas matemáticas não são rabiscos[...]
[...]São feitos a partir de formulas matemáticas,são camadas,muuuuito mais que rabiscos[...]

Meu Deus, outro que vê algo mais além da receita do bolo. Entenda que mesmo com fórmulas matemáticas, não - matemáticas, fórmulas geográficas, não - geográficas, o resultado vai ser o mesmo - um "rabisco", como diz o amigo do comentário anterior; o que importa é o resultado final.


Vocês têm que parar de se exibir com coisas simples desse jeito, ninguém precisa saber se fulano sabe utilizar arrays de dados binários feitos na arquitetura Assembly xSei lá das quantas, ou quem sabe fazer uma imagem em resolução 1080i, cheia de efeitos avançados.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por The Wizard em Sab 07 Abr 2012, 23:02

Eu querendo me exibir,não sei se referiu a mim,mas pareceu,ele falou rabisco de um modo que passa a impressão de algo feito lá,sem nenhum valor,feio,como um rabisco

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Licht em Sab 07 Abr 2012, 23:31

Golpe Baixo escreveu:como diz o amigo do comentário anterior; o que importa é o resultado final.
Como eu quis expressar através do exemplo do Elefante e do Cangurú, é que vale lembrar que fazer a arte difere do resultado final dessa arte. Então, o que eu penso é que podemos definir como:

Tipo de arte para fazer o trabalho:
Pixel-Art;
Vetor.
(etc.)

Resultado final:
Imagem Raster;
Imagem Vetorial.
(etc.)

Sendo assim, por exemplo, se eu faço pixel por pixel de uma imagem, e ela fica exatamente idêntica à de um mano que fez em vetor e depois editou aplicando um efeito de posterização, mesmo saíndo o mesmo resultado, eu só posso considerar que só foi usado pixel-art na que eu fiz, já na do outro companheiro, foi usado gráficos vetoriais e aí ele aplicou um efeito de posterização, enfim, uma imagem na qual foi abaixada a resolução. As duas são imagens Raster, mas só uma foi feita em pixel-art (a primeira).

Não que isso tenha alguma vantagem. Mas é isso aí.

Golpe Baixo escreveu:Não interessa o que o monitor, a memória, os arquivos binários, o João, etc. comportam quanto a isso. O que importa é o que nós humanos estamos olhando. Eu, por exemplo, não consigo ver pixels quando estou olhando a tela do computador, nem quando estou com os olhos colados nela.
Claro que interessa vey, o que eu quero que vocês entendam, é que qualquer imagem que apareçe na TELA, é formada de pixels, TODAS. Por que a tela do monitor são pixels, não dá pra uma imagem escapar disso. As imagens vetoriais só não ficam com os pixels todos nítidos quando as ampliamos, por que o programa que usamos para visualizar a imagem tem um algorítimo que permite isso. Mas pra ele fazer isso, a estrutura da imagem vetorial na memória tem que ter uma estrutura diferente do que simplesmente armazenar os valores dos canais de cada pixel da imagem. Mas se tu olhar de perto dá pra ver os pixels sim.

Mas, sério que você não consegue ver pixels NEM DE PERTO? Bem, em muitos casos eu vejo até de um metro de distância do monitor. Não que isso importe.

cascavelo escreveu:Acho loucura o sujeito fazer uma imagem inteira pixel por pixel
Mano, eu só desenho em Pixel-Art assim desse jeito.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Golpe Baixo em Sab 07 Abr 2012, 23:51

Lucas Lunar :

O problema é que tem gente que percebe detalhes mínimos. Isso acaba atrapalhando de mais na hora de desenvolver o seu jogo, porque você vai se preocupar mais em fazer coisas pequenas com todo o detalhe possível do que dar atenção à uma parte do jogo que realmente precisa desse acabamento. É claro que não devemos deixar de perceber alguns detalhes aqui e ali, mas saber como é feita a tecnologia e toda a engenharia usada nesse ou naquele software já é exagero.

Claro que interessa vey, o que eu quero que vocês entendam, é que qualquer imagem que apareçe na TELA, é formada de pixels, TODAS. Por que a tela do monitor são pixels, não dá pra uma imagem escapar disso.

Sim, mas o que isso realmente tem importância atravessando a fronteira gigante da tela do computador aos seus olhos? É isso que eu quero dizer. Se pensássemos dessa forma, seria melhor mudar o conceito de Arte Vetorial para "Pixel Art Moderno", já que tudo é um mar de pixels.

As imagens vetoriais só não ficam com os pixels todos nítidos quando as ampliamos, por que o programa que usamos para visualizar a imagem tem um algorítimo que permite isso. Mas pra ele fazer isso, a estrutura da imagem vetorial na memória tem que ter uma estrutura diferente do que simplesmente armazenar os valores dos canais de cada pixel da imagem.

Aqui um exemplo de uma preocupação enorme com coisas que se escondem nas profundezas do oceano Atlântico; é disso que eu falo, esses detalhes não precisam ser ressaltados e relembrados toda hora, já que não vai interferir muito no resultado final e, se caso interferir, bem pouco.

Mas, sério que você não consegue ver pixels NEM DE PERTO? Bem, em muitos casos eu vejo até de um metro de distância do monitor. Não que isso importe.

Era uma suposição para mostrar o que eu queria dizer, mas já que você levou pra realidade, sim; não consigo ver de perto, só prestando muita atenção.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por PedroX em Dom 08 Abr 2012, 00:07

Embora eu não desenhe, prefiro gráficos vetoriais nos jogos.
Eles são mais práticos, mais fáceis de fazer, mais modificáveis, entre outros.
Meu voto é vetores.

Obs: eu valorizo muito o trabalho dos pixel artists, pois imagino o trabalho que deve dar para detalhar tanto os desenhos.

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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

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