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por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
collision line
4 participantes
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collision line
Tem como verificar se ao envez de ter um certo obj entre um lugar e outro, Como fasso para verificar se tem algum objto solido entre o player e o mouse ?
Lukbebalduke- Games Ranking :
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Re: collision line
Você pode usar o collision_line mesmo, o collision_line retorna o id do objeto que colidido, então basta verificar se esse id é solido. Um exemplo, cria um objeto e coloque esse código no evento draw dele:pinpi escreveu:...Como fasso para verificar se tem algum objto solido entre o player e o mouse ?
- Código:
draw_sprite(sprite_index, -1, x, y);
var a;
a = collision_line(x, y, mouse_x, mouse_y, all, 1, 1);
if (a <= 0) {//Não colidiu com nenhum objeto
draw_set_color(c_blue);
draw_line(x,y,mouse_x,mouse_y);
}
else {
if (a.solid == true) {//Colidiu com um objeto solido
draw_set_color(c_red);
draw_line(x,y,mouse_x,mouse_y);
}
else {//Colidiu com um objeto não solido
draw_set_color(c_green);
draw_line(x,y,mouse_x,mouse_y);
}
}
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
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Re: collision line
Agora eu fiquei na dúvida. A collision_line retorna, dentre os que "encostaram na linha", o objeto mais próximo ou o que tem o menor id?
Digamos que haja vários objetos sólidos e não sólidos entre um ponto da linha e outro. Essa rotina poderia dar diferença dependendo da disposição dos objetos...
Se esse for o caso, talvez se desse um with aí com todas as instâncias do objeto resolveria. Aí cada instância sólida checava se ela mesma estaria entre os dois pontos. Não testei, é só uma ideia. Se alguém tiver outra ideia...
Valeu!
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: collision line
Retorna o que tem o id menor.Ninja8086 escreveu:
Agora eu fiquei na dúvida. A collision_line retorna, dentre os que "encostaram na linha", o objeto mais próximo ou o que tem o menor id?
Realmente se tiver mais de um objeto na linha de colisão a rotina muda, acredito também que seja a melhor solução, cada objeto verificar separadamente.Ninja8086 escreveu:
Digamos que haja vários objetos sólidos e não sólidos entre um ponto da linha e outro. Essa rotina poderia dar diferença dependendo da disposição dos objetos...
Se esse for o caso, talvez se desse um with aí com todas as instâncias do objeto resolveria. Aí cada instância sólida checava se ela mesma estaria entre os dois pontos. Não testei, é só uma ideia. Se alguém tiver outra ideia...
Valeu!
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
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Re: collision line
Primeiro você pode criar um pai para os objetos sólidos. Coloque eles como filhos dele.
Depois use um with para esse pai (parent).
Exemplo:
Depois use um with para esse pai (parent).
Exemplo:
- Código:
with(parent_solidos)
{
if collision_line(player.x, player.y, mouse_x, mouse_y, id, 0, 0)
//estou na linha
}
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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