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Ai Avançada

Mensagem por briquerr em Qua 04 Abr 2012, 22:16

Eae eu queria saber como fazer o inimigo ir até um objeto q fica na minha base,mais desviando dos objetos,ou se n tiver jeito de passar procurando rota alternativa.
È q to criando uma game estilo dungeon keeper e queria saber como fazer o inimigo ir até o centro da minha base e atacar minha torre,pois ele fica batendo nas paredes.
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Re: Ai Avançada

Mensagem por kadini em Qui 05 Abr 2012, 07:43

tenta fazer com place_free

Código:
if(place_free(x-4,y))//se o lugar istiver livre vai para lá
{
    x=x-4
}
if(place_free(x,y-4))
{
    y=y-4
}

Mas axo que para o seu jogo vei ter de sofrer alteraçoes...
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Re: Ai Avançada

Mensagem por saim em Qui 05 Abr 2012, 08:47

Tente o A*, na minha assinatura tem um link com uma tradução da teoria pra GML, e nessa tradução tem um link pra teoria em português.
E tem um projeto open-source (meio abandonado), o concepção que usa esses conceitos. Você pode baixar o .gmk e estudar os eventos de criação e destruição dos paths.

Existe uma rotina nativa do game maker que faz o mesmo que o A*, de forma mais direta que definir ponto-a-ponto o trajeto do path. Eu não sei usar, porque aprendi o A* e depois não me interessei mais na função nativa (porque ter o controle na mão é muito mais confortável), mas pode ser interessante pra você. Dê uma olhada no manual, procurando por "motion planning" (ou "Planejamento de Movimento", no traduzido). As funções que usam o A* são as que começam com "mp_grid_". Recomendo ler TODO o capítulo pra compreender bem o conceito.
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