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Re: Race 'n' Chase - Raliza Software

em Sab 14 Abr 2012, 16:25
Eu queria ver. Na fase da ponte o bicho pegou, os caminhõezinhos amarelos são sujos demais. O espaço de visão por trás do carro é pequeno e quando eles vem rápido, quase não dá tempo de sair. Algum cheat pra jogar nas outras fases?
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Re: Race 'n' Chase - Raliza Software

em Sab 14 Abr 2012, 21:19
Nos outros dois modos, voce pode escolher o cenário. Very Happy
No modo contra o tempo, pode escolher Cidade, Praia ou Ponte
E no modo infinito pode escolher Floresta, Planície ou Noite

A partir da 4ª fase, se você não começa a usar com malandragem o missel e o pulo, a coisa fica bem difícil mesmo. O jogo é terminável, mas precisa de muita prática e reflexo Smile

O modo contra o tempo é mais fácil de terminar eu acho, mas é um pouco mais longo também. Só que nesse modo o cenário não muda, você escolhe um cenário e fica nele direto.
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Re: Race 'n' Chase - Raliza Software

em Dom 15 Abr 2012, 21:11
Achei o trabalho muito interessante... boa jogabilidade, gráfico condizente, desafio agradável, porém tenho algumas observações:



Logo ao iniciar o jogo me deparei com esta tela de informações e escolha do idioma que, num 1° momento, é pouco legível e incomoda por ser mal distribuída e sem contraste.

Há espaços enormes vazios enquanto alguns textos ficam espremidos nas bordas ou em outros textos.



A fonte também não ajuda muito com este efeito de sombra "preto 0,0,0", sendo que em alguns casos o caractere até mesmo se funde ao vizinho (como podemos ver no 1 do 2012).



A tela principal possui ainda um background de pista com inúmeras faixas (decorrentes da animação de abertura) que acabam por não ajudar nesse sentido!

Neste caso acho que a velha e boa tela preta (ou cor de sua preferência) com fonte simples teria atendido bem a necessidade das informações iniciais enquanto uma caixa semi-transparente por trás das opções do menu daria um bom contraste entre os planos.



"In game" reparei uma coisa que vejo MUITO aqui nos jogos do forum... múltiplas resoluções. Não digo que seja errado utilizar sprites em diferentes resoluções ou profundidade de cor, mas, é notável como isto gera uma sensação de "faltou tempo pra arrumar ali" ou "não achei uma imagem compatível no Google".



Já na tela "a noite" achei que ficou muito pobre a caracterização do efeito noturno. A pista não possui nenhuma alteração de luminosidade enquanto o entorno é quase breu.



Uma simples sobreposição de máscaras poderia gerar um efeito bem mais convincente, sem nenhum impacto ao desempenho do jogo ou etc.

Fora isto poderia citar ainda:

- Tela se mover enquanto carro fica fixo no eixo horizontal da janela tira um pouco do dinamismo da cena;

- Não ganhar pontos por empurrar um outro carro que se destrói na lateral tornou esta prática meio sem graça no jogo (sei que é uma viatura de polícia mas uma vez que esta manobra é possível e estamos falando de um jogo...);

- Ganhar pontos unicamente por avançar na pista poderia ser desmembrado em alguns sub-objetivos, nem que fosse a título de bônus;

- ESC fecha o jogo ao invés de retornar ao menu enquanto está na tela de explicação sobre o objetivo da fase;

- A extração de arquivos soltos pelo executável acaba deixando uma brecha pro usuário perdê-los ou mesmo deletá-los achando se tratar de algo inútil. A utilização de uma pasta "data" ou algo assim é indicado;


Conclusão
Quase todas as observações que fiz se tratam de pormenores, ou seja, algo que não afeta diretamente a experiência de jogar, mas, um bom desenvolvedor jamais deve encarar os "pequenos detalhes" como passíveis de descarte.

Parabéns ao shatterhand2 pelo belo projeto e espero que não se acomode com o resultado e continue lapidando-o enquanto for possível!
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Re: Race 'n' Chase - Raliza Software

em Seg 16 Abr 2012, 00:08
Não ganhar pontos por empurrar um outro carro que se destrói na lateral tornou esta prática meio sem graça no jogo

Na verdade ganha sim Smile

Em relação aos gráficos, realmente foi por conta dos "15 dias". Eu desenhei tudo (Apesar de alguns desenhos serem claramente inspirados em outros já existentes Very Happy), mas alguns momentos eu acabei redimensionando usando o proprio GM e deu nisso. Mas acho que deve ter sido um ou dois sprites só que eu tive que fazer isso. Em relação a isso, o que mais me incomodou de verdade foram os animais no cenário da planície e da floresta, que eu realmente baseei meu desenho em outros desenhos que vi em outro lugar... e eles parecem COMPLETAMENTE fora de lugar... se eu tivesse tido mais tempo, eu ia tentar desenhar umas vacas e leões vistos por cima, teria ficado bem melhor.. eu até tive uma ideia de como desenhar a vaca... mas foi do jeito q foi Smile

Eu sei que o efeito da Noite não ficou convincente.. o problema da sua sugestão é que tornaria a visibilidade na pista pior, e eu não queria isso, pois interferiria no gameplay. Minha ideia era ter desenhado uns postes para dar a impressão que a pista está iluminada e o resto escuro... mas não deu tempo Smile

Agora, esse lance da fonte... você tirou essa screen em tela cheia? Eu acho que isso acontece com o "scaling" porco do Game Maker, mas depois vou dar uma olhada aqui.

E se os arquivos forem deletados por acidente, nada de muito mal acontece, o programa gera os arquivos novamente Smile A ideia era exatamente não ter risco do jogo "falhar" pq o usuário não extraiu os arquivos direito ou deletou-os por acidente Very Happy
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Re: Race 'n' Chase - Raliza Software

em Seg 16 Abr 2012, 11:13
shatterhand2 escreveu:
Não ganhar pontos por empurrar um outro carro que se destrói na lateral tornou esta prática meio sem graça no jogo
Na verdade ganha sim Smile
Se ganha então faltou um feedback visual (algo ao estilo Super Mario com o valor aparecendo na tela) pra dar a devida enfase.

shatterhand2 escreveu:Em relação aos gráficos, realmente foi por conta dos "15 dias". Eu desenhei tudo (Apesar de alguns desenhos serem claramente inspirados em outros já existentes Very Happy), mas alguns momentos eu acabei redimensionando usando o proprio GM e deu nisso. Mas acho que deve ter sido um ou dois sprites só que eu tive que fazer isso. Em relação a isso, o que mais me incomodou de verdade foram os animais no cenário da planície e da floresta, que eu realmente baseei meu desenho em outros desenhos que vi em outro lugar... e eles parecem COMPLETAMENTE fora de lugar... se eu tivesse tido mais tempo, eu ia tentar desenhar umas vacas e leões vistos por cima, teria ficado bem melhor.. eu até tive uma ideia de como desenhar a vaca... mas foi do jeito q foi Smile
Se vc se refere ao fato dos animais estarem em uma projeção lateral não considero um problema já que muitos jogos clássicos utilizam essa mistura por uma mera questão estética (ao contrário do que pode parecer ter uma visão superior de certos elementos não ficaria mais convincente).

shatterhand2 escreveu:Eu sei que o efeito da Noite não ficou convincente.. o problema da sua sugestão é que tornaria a visibilidade na pista pior, e eu não queria isso, pois interferiria no gameplay. Minha ideia era ter desenhado uns postes para dar a impressão que a pista está iluminada e o resto escuro... mas não deu tempo Smile
De fato o exemplo que fiz era apenas pra ilustrar como o jogo de luzes e etc. dá uma cara mais noturna ao cenário. A questão é que da forma que ficou se perguntarmos a 10 pessoas o que aquilo representa tenho quase certeza que muito poucas irão dizer "é uma cidade à noite" =P

shatterhand2 escreveu:Agora, esse lance da fonte... você tirou essa screen em tela cheia? Eu acho que isso acontece com o "scaling" porco do Game Maker, mas depois vou dar uma olhada aqui.
Não, é uma print normal e redimensionada apenas pra melhor visualização (e usei um redimensionamento "seco", sem alteração dos pixels).

shatterhand2 escreveu:E se os arquivos forem deletados por acidente, nada de muito mal acontece, o programa gera os arquivos novamente Smile A ideia era exatamente não ter risco do jogo "falhar" pq o usuário não extraiu os arquivos direito ou deletou-os por acidente Very Happy
Imaginei que fosse este o caso, mas, até por uma questão de organização seria legal ter um diretório destinado a isso.
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Re: Race 'n' Chase - Raliza Software

em Seg 16 Abr 2012, 11:27
Cara, eu ainda não vi o lance do texto.. mas o que eu fiz foi aquele esquema padrão, escrevo o texto de preto, depois escrevo alguns pixels pro lado e pra baixo de outra cor, pra criar um efeito de "sombra". Esse efeito é amplamente utilizado em vários tipos de design diferentes... isso não deveria criar aquele "preto mais claro" no canto das letras.

De resto, todas são críticas/sugestões válidas Very Happy
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Re: Race 'n' Chase - Raliza Software

em Seg 16 Abr 2012, 11:55
Vc utilizou uma fonte pronta ou desenhou aqueles caracteres? Se for a 1° opção o "anti-serrilhado" pode ser decorrente da própria fonte.

Quanto ao efeito de projetar a sombra, normal, só acho que a cor preta está muito berrante e poderia ter sido utilizado um cinza ou mesmo um alpha discreto.
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Re: Race 'n' Chase - Raliza Software

em Seg 16 Abr 2012, 11:57
Usei uma fonte.
Se fosse um projeto com mais tempo eu desenharia Smile
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Re: Race 'n' Chase - Raliza Software

em Seg 16 Abr 2012, 12:13
Então a questão do anti-serrilhado é certamente inerente a fonte "pronta" que vc utilizou =]
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Re: Race 'n' Chase - Raliza Software

em Seg 16 Abr 2012, 12:23
Então a questão do anti-serrilhado é certamente inerente a fonte "pronta" que vc utilizou =]

Pelo que vi o anti-serrilhado acontece com qualquer fonte TrueType (ttf) usada no GM, independente de ela ficar "pixelada" em editores de texto. O jeito é ou converter pra fonte bitmat (.fon) ou usar a fonte em sprite mesmo.
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Re: Race 'n' Chase - Raliza Software

em Ter 17 Abr 2012, 08:52
Então é isso Smile
O ideal é transformar em sprite, pq ai dá pra fazer um monte de coisas legais Smile
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Re: Race 'n' Chase - Raliza Software

em Seg 07 Maio 2012, 15:27
Game de avaliador não ganha letrinha nao? Very Happy
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Re: Race 'n' Chase - Raliza Software

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