Montando um tileset da maneira certa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Montando um tileset da maneira certa

Mensagem por kammer_black em Sex 30 Mar 2012, 23:46

Mais um tuto... segundo hoje (aí depois fica meses sem postar nada rsrs). Agora vou falar de tilesets. Dessa vez vou ser mais resumido para não escrever muito.

1° - Atente para a orientação dos seus personagens no game. A tileset tem que seguir a orientação do personagem ou não vai parecer natural. Se estivermos vendo o personagem de cima em um ângulo reto (bem de frente) então assim deve ser o cenário, ou seja, em ângulos retos. Se o personagem se movimenta também pelas diagonais, procure seguir essa orientação na montagem. Isso ajuda na inserção do jogador que não vai “estranhar” o ambiente.




2º - Se puder, desenhe o cenário em um papel de forma bem acabada antes de fazer ele em vetor ou o que quer que seja. Assim você não vai se perder na criação e vai saber exatamente o que fazer.

3° - Procure usar programas de vetor para criar seus cenários. Ainda mais se você não for expert em desenho. Desenhar em vetor é mais simples por que a formula de desenhar usando polígonos como referência já vem implícito nos objetos que manipulamos nesses programas. Usar formas poligonais é algo que desenhistas fazem para estruturar seus desenhos.

Veja dois cenários sendo montados usando os princípios citados acima:




Outro principio muito importante para se montar um tileset é o principio do loop. Ou seja, toda a estrutura montada dentro de cada quadro do cenário, deve ter as EXTREMIDADES ESPELHADAS de forma perfeita ou quase. Assim você não vai ter a impressão de “quadrados” quando o cenário estiver montado. Então tem que tomar muito cuidado ao texturizar para não quebrar essa regra.
Eu monto as coisas de forma que elas já estão prontas no próprio tileset. Assim eu não corro o risco de errar tanto. Procure fazer isso principalmente se a tileset tiver ambientes diagonais. Você pode ver isso nos cenários que coloquei mais acima.
Também tem que manter o principia do loop com respeito aos quadros vizinhos. Ou seja, se você está fazendo uma parece diagonal, a extremidade de cima deve coincidir com a de baixo por que logo abaixo daquele quadro que você vai colocar na room, vai vir ele mesmo, entende? É um loop. Para te ajudar use réguas dos programas de vetor para te ajudar em qualquer coisa que você tenha dúvida. O coreldraw tem um recurso bom que é o de aplicar perspectiva a uma forma. Isso é muito bom para se usar em paredes. É só você pegar a parede que você fez com os ângulos retos e aplicar a perspectiva e fazer ela ficar diagonal.



Se tiverem alguma dúvida ou quiserem que eu mostre a montagem de alguma forma específica, é só pedir aqui no tutorial que eu crio outros tutoriais mostrando o caminho de como fazer.

Bem, desenho é treino e mais treino mesmo... não tem outro segredo. Visitem minha página no facebook quando puderem e até um próximo tutorial!

kammer_black

Data de inscrição : 14/08/2009
Número de Mensagens : 59
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/KammerClub

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Montando um tileset da maneira certa

Mensagem por Camin em Sex 20 Abr 2012, 15:06

Muito bom tutorial,principalmente pra jogos do estilo Topdown(vista de cima) O difícil mesmo é criar telhas para cenários que tenham um visual que lembre a realidade, Eu já criei telhas fazendo dezenho a grafite e colorindo no computador, a parte mais difícil fica na hora de adaptar em quadradinhos.

Camin

Data de inscrição : 26/03/2011
Número de Mensagens : 101
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Montando um tileset da maneira certa

Mensagem por kammer_black em Sex 20 Abr 2012, 18:11

Nossa, com certeza! Eu me lembro até que essa foi minha primeira dificuldade quando montei meu primeiro tileset externo do tipo urbano. A primeira tileset de cidade que fiz tinha telhas e eu não tinha idéia de como reproduzir as telhas mesmo pegando referências. Então tive que partir para algo mais subjetivo que lembra-se telhas... Eu tenho até uma imagem, dá uma olhada:


Mas essas minhas telhas não resolvem o problema que você disse de diagonais, além de retirar a nossão de profundidade (parece que o telhado tá no chão). Mas pra época eu tinha ficado até satisfeito com o resultado. Hoje, eu teria pensado bem mais para achar uma solução melhor.

kammer_black

Data de inscrição : 14/08/2009
Número de Mensagens : 59
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/KammerClub

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Montando um tileset da maneira certa

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 07:55


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum