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rafaelviodres1

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Movimento do personagem

em Sex 30 Mar 2012, 19:18
Estou com um problema a tempos e nao sei como que resolvo!
Eu estou começando agora com o game maker (com seriedade), e nao sei como fazer a movimentação do player...
Eu estou usando os sprites do explorer que ja vem no GM só para aprender as coisas no GML hehehe

Eu uso os códigos de movimentacão normais e o problema vem nos sprites: Eles se movimentam (as animações) enquanto nao aperto nada, e quando aperto as teclas pra se movimentar, ele trava a animação e se move, aí quando solto volta a ficar com a animação do sprite rolando, mas parado!

Alguém poderia me ajudar? :/
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Re: Movimento do personagem

em Sex 30 Mar 2012, 19:25
Coloque no Step (exemplo):

Código:
if keyboard_check(vk_left)
{
x-=5
sprite_index=spr_animação_esquerda
}

if keyboard_check_released(vk_left)
{
sprite_index=spr_parado_esquerda
}
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Re: Movimento do personagem

em Sex 30 Mar 2012, 19:56
ainda nao poderei testar o que falou, mas eu tinha pensado justamente nesses codigos hehe
mas no caso eu teria de ter 2 sprites diferentes.. tem algum modo para que eu possa usar uma animacao de sprites apenas mesmo?
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Re: Movimento do personagem

em Sex 30 Mar 2012, 20:12
Há um modo sim. É só usar a função image_index para deixar o sprite do personagem parado. Olhe só um exemplo :

Código:

if (nãoEstaApertandoAsTeclasDeMovimento)
{
      spriteAtual = sprPersonagemParado;
      image_index = 0;
}

No caso, o image_index = 0, não deixa a animação ser executada, apenas mostra na tela a primeira sub-imagem (a primeira é a 0 e não a 1) do sprite, no caso, o jogador parado.
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Re: Movimento do personagem

em Sex 30 Mar 2012, 22:13
verifiquem se meu código está certo!

Código:
if keyboard_check(vk_left) {spr_left; x-=4}
if keyboard_check_released(vk_left) {spr_left; image_index=0}

Me corrijam caso estiver errado hehe
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Re: Movimento do personagem

em Sab 31 Mar 2012, 15:37
Está errado, faltou um codigo pra definir a sprite.
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Re: Movimento do personagem

em Dom 01 Abr 2012, 18:23
usei o código pra definir a sprite, e agora a única diferença é que ele não trava ao andar, mas o image_index não funcionou de nada aqui :S

Código:
//Movimentação//-
//Up
if keyboard_check(vk_up) {sprite_index=spr_up; y-=5}
if keyboard_check_released(vk_up) {image_index=0;sprite_index=spr_up}
//Down
if keyboard_check(vk_down) {sprite_index=spr_down; y+=5}
if keyboard_check_released(vk_down) {image_index=0;sprite_index=spr_down}
//Left
if keyboard_check(vk_left) {sprite_index=spr_left; x-=5}
if keyboard_check_released(vk_left) {image_index=0;sprite_index=spr_left}
//Right
if keyboard_check(vk_right) {sprite_index=spr_right; x+=5}
if keyboard_check_released(vk_right) {image_index=0;sprite_index=spr_right}
//-//-

E o erro não é o image_index antes do sprite_index! Eu testei dos 2 modos '-'
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Re: Movimento do personagem

em Dom 01 Abr 2012, 18:40
Tenta simplificar e acrecentar image_speed:
Código:
if keyboard_check(vk_up){sprite_index=spr_up;y-=5;}//cima
if keyboard_check(vk_down){sprite_index=spr_down;y+=5;}//baixo
if keyboard_check(vk_left){sprite_index=spr_left;x-=5;}//esquerda
if keyboard_check(vk_right){sprite_index=spr_right;x+=5;}//direita
if keyboard_check(vk_nokey){image_index=0;image_speed=0;}else{image_speed=0.3;}//parar
Falou!


Última edição por Super Maker em Dom 22 Abr 2012, 22:12, editado 1 vez(es)
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Re: Movimento do personagem

em Dom 01 Abr 2012, 18:56
Olá Nanos..
Vc tem msn?
é importante!
se tem me add mandei um mp com o msn
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