GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar

+2
SuperArthurBros
Lukbebalduke
6 participantes

Ir para baixo

Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar

Mensagem por Lukbebalduke Qua 28 Mar 2012, 15:32

Pessoal to com uma duvida aqui, quero dividir um numero por um numero primo e se for exato ele executa uma açao. Pensei em algo tipo

Código:
if round(numero/i) = numero/i
{//açao}
else
i+=1

Acontece que isso acaba nao limitando somente os numeros primos, como fasso isso ?
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty Re: Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar

Mensagem por SuperArthurBros Qua 28 Mar 2012, 15:38

Eu não sei, não sou Expert em codificações!
SuperArthurBros
SuperArthurBros

Data de inscrição : 28/03/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 24
Prêmios : Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty Re: Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar

Mensagem por shatterhand2 Qua 28 Mar 2012, 15:58

você quer que i tenha valores apenas de números primos?
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty Re: Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar

Mensagem por Lukbebalduke Qua 28 Mar 2012, 16:06

Sim.

E Super Arthur Bros, nao precisa comenta entao hein ! E isso nao me parece expert.Se é que vc chegou a entender o codigo que eu dei de exemplo
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty Re: Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar

Mensagem por PedroX Qua 28 Mar 2012, 16:08

frac é mais curto e rápido.
Ele retorna o número depois da vírgula.
No caso seria 0.
Código:
if frac(numero/i)==0 and primo(i)
{}

Crie um script chamado primo.

Agora você deve testar se o número é primo.
Isso é impossível, mas dá para fazer até certo valor.
Existem infinitos primos (teoricamente).

Até mais!



_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty Re: Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar

Mensagem por Klior Qua 28 Mar 2012, 16:11

Não é tão fácil assim como parece, de uma olhada nesse exemplo e veja se ajuda
http://gamemakernetwork.com/uploads/packages/Prime%20Number%20Generator.gmk
Não é de minha autoria.
Klior
Klior

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios : Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • C#
  • Javascript


Ir para o topo Ir para baixo

Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty Re: Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar

Mensagem por shatterhand2 Qua 28 Mar 2012, 16:39

Verificar se um número é primo não é tão difícil.

Se você quer que i seja sempre primo, ao invés de fazer i+=1, mande rodar um script

muda_primo()

ai o script pode ser algo assim:

Código:


i+=1
primo = true
for (a=2;a<i;a+=1)
{
  if ( i mod a == 0)
  {
    primo = false
  }
}
if primo == false
{
  muda_primo()
}

Não testei, mas acho que deve funcionar.
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty Re: Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar

Mensagem por Klior Qua 28 Mar 2012, 16:48

shatterhand2 escreveu:
Verificar se um número é primo não é tão difícil.

Não testei, mas acho que deve funcionar.

Se você nem testou se funciona, como sabe se não é tão difícil?
Klior
Klior

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios : Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • C#
  • Javascript


Ir para o topo Ir para baixo

Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty Re: Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar

Mensagem por shatterhand2 Qua 28 Mar 2012, 17:05

Eu já fiz isso dezenas de vezes. É exercício básico de algoritmo , independente de que linguagem você esteja usando pra aprender algoritmo.

É igual exercício pra calcular uma fatorial usando função recursiva ou exercício pra calcular a determinante de uma matriz 3x3 a partir de um vetor de duas dimensões. Todo aluno de algoritmo já fez esses exercícios.

Na verdade eu tenho certeza que funciona, só não quis dizer que tinha certeza pra não parecer arrogante, pelo fato de que realmente não testei, e poderia ter errado algo na sintaxe ou na digitação.

Edit - Você ao menos olhou o código? Ele é óbvio na sua execução, não tem mistério ali. Se você fizer um teste de mesa, vai ver que está ok.


Última edição por shatterhand2 em Qua 28 Mar 2012, 17:09, editado 1 vez(es)
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty Re: Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar

Mensagem por saim Qua 28 Mar 2012, 17:08

É verdade, teoricamente, funciona. Só não é muito rápido.
O primo, em questão, é o "i". Essa é a variável que armazena o número primo atual. O script acha o próximo (testando um-por-um dos números, e em cada número, um-por-um dos divisores possíveis).

Não consigo pensar num jeito mais rápido de aumentar o número primo.
Talvez fosse mais rápido testar se você fosse armazenando todos os primos numa ds_list ou array e testasse a divisão apenas com relação aos números primos anteriores.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty Re: Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar

Mensagem por shatterhand2 Qua 28 Mar 2012, 17:11

"Todos os primos" não existe. Existe um número infinito de números primos. Então não daria certo.

Existem maneiras mais rápidas de fazer sim, mas essa é a mais simples de entender.

Edit: Ops, agora que entendi que você sugeriu colocar os números primos que já foram testados e confirmados como primos na lista.

Sim, isso funcionaria e seria mais rápido. O algoritmo seria um pouquinho diferente.. pra economizar você já poderia começar colocando 1, 2 e 3 na lista, e começar a testar apenas a partir de 4. Dai testava com os números da lista e caso nenhum deles desse resto 0 na divisão, o acrescenta na lista.

Você gastaria mais memória, mas gastaria menos ciclos do processador.

Já que a discussão é essa, no algoritmo que eu escrevi acima, o for poderia ser só até a raiz quadrada arredondada pra cima de i, também daria certo e seria mais rápido... mas pra números grandes a sua solução ainda seria mais rápida.

Se i tivesse um valor máximo, seria mais fácil fazer um algoritmo rápido e econômico no gasto de memória também Smile

shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty Re: Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar

Mensagem por Lukbebalduke Qua 28 Mar 2012, 18:22

Nao cheguei a testar , mais bolei um negocio aqui e vou testar se nao der, vejo o seu OK.

Imprecionante o saim nao ter uma resposta XD
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar Empty Re: Dividir pelos numeros primos e se nao der aumentar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos