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gravidade e outros

em Ter 27 Mar 2012, 20:11
Olá pessoal.

Bem, estou fazendo um jogo em plataforma através de alguns tutoriais que eu acho na net.

Dúvida 1
Bem, tentei fazer talvez a "gravidade" de duas maneiras;
1- com script de gravidade
2- utilizando o objects e colocando key press e key release vspeed=5/0 up: hspeed=-10.

Fiz o bloco sólido pra seu o meu piso,parede etc... na verdade um sprite que não da pra ser atravessado.

Porém andei percebendo que nas duas maneiras o personagem "gruda/trava" as vezes quando ta andando ou quando encosta na parede. Ai eu tenho que ficar movimentando o personagem até cosneguir "destrava-lo" do local.
Gostaria de saber como é que arrumar isso, pra a parede/piso realmente ficar "sólida".


Dúvida 2
Eu tentei fazer uma rampa/ladeira, na mesma base que se cria um bloco sólido, porém eu fiz ele cortado pela metade na diagonal, pra parecer com uma rampa/ladeira. Configurei a mask e coloquei em precise.
Até ai tudo bem, quando fui testar, o personagem quando passa na rampa, ele fica meio "brusco" parace que ele ta pisando em cada pixel.
Gostaria de saber como deixa a rampa "suave".
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Re: gravidade e outros

em Ter 27 Mar 2012, 20:14
Crie uma sprite, do tamanho do player e pinte toda ela de preto, vá no player e abaixo de Depth / Solid tem duas opções, sprite mask e Parent, no sprite mask escolha a sprite que você fez.

Da rampa também tenho esse problema D=
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Re: gravidade e outros

em Ter 27 Mar 2012, 23:21
Desculpe ma o máximo que consegui fazer foi isso:
obj_rampa:
step:
if obj_player.hspeed < 0
and place_meeting(x,y-8,obj_player)
obj_player.y+=abs(obj_player.hspeed)/2

obj_player
step: if collision_rectangle(bbox_left,bbox_bottom+1,bbox_right,bbox_bottom+1,obj_rampa,1,0)
{
gravity = 0
vspeed = 0
}
else
gravity = 0.25
if vspeed > 4
vspeed = 4
while collision_rectangle(bbox_left,bbox_top,bbox_right,bbox_bottom,obj_rampa,1,0)
y-=1
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Re: gravidade e outros

em Ter 27 Mar 2012, 23:47
Bem eu tenho um script:
http://gmbr.forumeiros.com/t20853-scriptmovimentacao-em-plataforma
vê se serve, tem um exemplo. não há suporte para rampas.
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