Jogos casuais e hardcore

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Jogos casuais e hardcore

Mensagem por nanos233 em Sab 24 Mar 2012, 23:00

Olá, pessoas deste querido fórum (no qual posto raramente)! Como vão? Vou bem também, obrigado.
Enfim, vamos ao tópico!

O Game Maker serve apenas para criadores de jogos casuais? Ou também podemos fazer jogos hardcore?
Vejo pouquíssimos jogos independentes (de qualquer engine) hardcores, e mesmo que eu nao seja um gamer assíduo, sempre achei que esse tipo de jogo é muito mais interessante que um simples passa-tempo virtual, no qual será esquecido em pouco tempo! A maior questão é: No Game Maker é possível fazer jogos "grandes"? Ou acham que o perfil deste maker é apenas para jogos casuais?

Tenho essa dúvida a tempos, e pensei que seria um bom assunto a se discutir na GMBR! Smile
Flw abs.

nanos233

Número de Mensagens : 383
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

http://myspace.com/rusty_bolts

Re: Jogos casuais e hardcore

Mensagem por Neutral em Sab 24 Mar 2012, 23:32

Velho, o Game Maker serve para qualquer estilo de jogo, e se você tiver experiência/capacidade pode fazer simplesmente qualquer coisa. É só ver os jogos do Locomalito, talvez minha principal referência da área indie. Todos os jogos do site dele são feitos com GM, e são de gigantesca qualidade.

Eu não entendi direito sua relação entre hardcore e jogos "grandes", jogos hardcore não precisam ser necessariamente grandes. Se for ver no NES por exemplo, tinham muitos hardcores de duração bem curta. Tinha-se a impressão que eram mais longos pq normalmente quando se perdiam todas as vidas o jogador voltava direto para o início do jogo (frustrante, mas divertido XD).

Neutral

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 268
Notas recebidas : A
Reputação : 7
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios

Mensagem por nanos233 em Sab 24 Mar 2012, 23:52

por isso as aspas na palavra "grandes", amigo Neutral hehehe
Game maker não se sobrecarrega quando tem muito conteúdo interno, tendo assim um loading longo?

nanos233

Prêmios

Mensagem por Black Studio em Dom 25 Mar 2012, 15:01

Eu acho que sim, por isso, é recomendado usar recursos externos, pois se tiver muita coisa interna, vai ter muita coisa carregada na memória RAM, o que pode deixar o desempenho do jogo meio lento sabe? Então para jogos grandes assim, se deve usar recursos externos, pois eu acho que ninguém vai ver o Battlefield 3 em um executável né, então os recursos externos, servem para isso, para não sobrecarregar a memória RAM, e o processador também

Até!flw

Black Studio

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 337
Notas recebidas : C + C
Reputação : 9
Prêmios
   : 1

Mensagem por kaique_lucas em Dom 25 Mar 2012, 15:06

Meu amigo, no gamemaker dá pra criar qualquer tipo de jogo. dá pra criar tanto um "jogo da cobrinha" quanto um god of war 4 ! É claro q tudo depende da capacidade de quem cria, e quantas pessoas criam. Meu sonho é criar um grande jogo pro gamemaker, cara, e eu sei q dá pra criar. O negócio e estudar bastante no gamemaker.Estudar é chato pra caramba bicho, mas estude então criando jogos simples e tal... Eu estou aprendendo criando jogos.

kaique_lucas

Número de Mensagens : 52
Reputação : 1

Mensagem por nanos233 em Dom 25 Mar 2012, 18:19

Um RPG com gráficos 2d, com diversas horas de jogo (umas 12 horas, por exemplo), seria possível usando os recursos externos, para que não sobrecarregue a RAM, né? Hmm

nanos233

Prêmios

Mensagem por Neutral em Dom 25 Mar 2012, 18:23

Um RPG com gráficos 2d, com diversas horas de jogo (umas 12 horas, por exemplo), seria possível usando os recursos externos, para que não sobrecarregue a RAM, né? Hmm

Claro que é possível, é só ser cuidadoso. =)

Neutral

Prêmios

Mensagem por Golpe Baixo em Dom 25 Mar 2012, 18:45

Jogos hardcore :

"Na cultura dos videogames, hardcore é o termo usado para descrever, jogadores ou jogos com conteúdo considerado mais profissional e difícil e com público alvo voltado para jogadores mais experientes e entusiastas." - Wikipedia

Jogos grandes :

Jogo de longa duração de gameplay.

É bom saber a diferença entre os dois. Um jogo hardcore pode ser um jogo pequeno mas difícil, que exija mais habilidade do jogador; um jogo grande pode ser por exemplo, um RPG com um enredo longo, e que possui muitas fases, mas que não exija muita habilidade do jogador.

O Game Maker serve apenas para criadores de jogos casuais?

Na minha opinião, acho que a maioria (senão todos) dos desenvolvedores utilizam o Game Maker para essa mesma finalidade por ser bastante prático. Aqui no fórum por exemplo, muitos jogos são destinados ao público casual, são poucos que exigem um tempo maior para jogar.

Ou também podemos fazer jogos hardcore?

Podemos desenvolver jogos hardcore no GM sim, isso depende da capacidade e vontade do desenvolvedor. A ideia de criar jogos desse tipo parece ser compreendida como capacidade da ferramenta, e não da pessoa que vai idealizar o jogo em si.

Até!

Golpe Baixo

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 284
Reputação : 4
Prêmios

http://caiqueluzsilva.wordpress.com/

Mensagem por nanos233 em Dom 25 Mar 2012, 20:31

Bom, pelo que percebi, então é possível sim fazer um belo jogo no GM, mas não são feitos por falta de equipes pra isso...
Entendi, vlw galera Very Happy

nanos233

Prêmios

Mensagem por shatterhand2 em Qua 28 Mar 2012, 15:54

Eu acho que o usuário Golpe Baixo pegou uma questão bastante delicada sobre esse assunto.

Os termos "Hardcore" e "Casual" perderam completamente o sentido há muito tempo, e as pessoas utilizam esses termos querendo dizer coisas diferentes.

Antes de perguntar qualquer coisa que envolva esses dois termos, é necessário antes ter uma definição precisa do que significa "Hardcore" e "Casual" pra você.

shatterhand2

Número de Mensagens : 645
Reputação : 11
Prêmios

http://shatterhand.beatthegame.net

Mensagem por nanos233 em Qua 28 Mar 2012, 19:07

Se usei as expressões incorretas, perdão! Mas expliquei o que é pra mim, e creio que deu pra fazer uma pequena discussão aqui, então tá tudo de boa hehehe :p

nanos233

Prêmios

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qua 28 Mar 2012, 19:47

Eu falo "hardcore" quando é um jogo difícil ao extremo. Por exemplo: Ninja Gaiden do Xbox 360 é, pra mim, tão hardcore quanto o Ninja Gaiden do Nintendinho. Eu acho os dois difíceis, e pra mim, são hardcore.

Não importa o estilo ou a época do jogo. Por exemplo, R-Type. Se você pegar qualquer um, são tão difíceis quanto o primeiro, e pra mim são hardcore. Isso é relativo? Totalmente. Nunca zerei um R-Type sem salvar no emulador. Já zerei Ninja Gaiden suando sangue e no Youtube tem um cara que zerou Shadow Dancer do Mega Drive com uma mão só.

O termo que talvez caia melhor nesse caso é jogo "old school". Aí sim eu concordo que jogos "old school" eram mais difíceis que os de hoje. Não que não haja jogo difícil hoje, mas os antigos eram mais.

Numa boa, o Game Maker faz qualquer tipo de jogo 2D. Esses jogos de Mega Drive e Super Nintendo todos, podem ser feitos no Game Maker tranquilamente. O que vai mandar muito aí é a sua experiência. O Game Maker facilita demais, não é necessário ter experiência de fato, mas se tiver ajuda muito.

GameMakerTutoriais

Número de Mensagens : 800
Reputação : 26
Prêmios

Mensagem por shatterhand2 em Qua 28 Mar 2012, 23:34

R-Type Final é MUUUUUUUUUUUUUUITO mais fácil que R-Type 2, não tem comparação Smile

shatterhand2

Prêmios

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qui 29 Mar 2012, 01:28

Eu acho eles difíceis, o Delta também é fogo cruzado. Black Tiger, Rygar, Ghost 'n Ghosts, Contra... esses classicões são todos assim. Esses eu acho hardcore.

Agora, "old school" mesmo, eu considero os da década de 80 pra trás, pegando desde aquela época do MSX, que você mesmo comentou, até a última época de vida do MS-DOS. Isso é a minha opinião, porque até essa época, ainda tava nascendo muito estilo de jogo. FPS é um exemplo. Doom, Pagan: Ultima 8, Alone In The Dark, todos nasceram nessa época e criaram estilos. O equivalente hoje seria: Call Of Duty, Diablo e Resident Evil.

Mas não cheguei a mexer no MSX, nem conhecia computador essa época. Meu primeiro contato com um PC foi num 286, mas meu primeiro PC foi um Pentium MMX. Pra mim, até a época do Play 1 ainda tinha jogo "hardcore". De lá pra cá, os três únicos jogos que eu diria que são realmente hardcore são: Shadow Of Rome e Shinobi do Play 2 e Ninja Gaiden do XBox360.

GameMakerTutoriais

Prêmios

Mensagem por shatterhand2 em Qui 29 Mar 2012, 07:47

Se você tem um Playstation 2, pegue Ibara, Dodonpachi Dai-Ou-Jou, Alien Hominid e Contra Shattered Soldier, como exemplos de jogos Hardcore relativamente modernos.

Se você tem um XBOX 360, pegue Dodonpachi Resurrection e Espgaluda 2 Very Happy

shatterhand2

Prêmios

Mensagem por saim em Qui 29 Mar 2012, 11:11

Eu diria que não se vê muitos jogos hardcore feitos no GM porque dificlmente um jogo indie tem a proposta de ser hardcore. Normalmente, jogos indie tentam passar uma mensagem, passar uma impressão ou inovar em algum aspecto.
Jogos hardcore visam atingir um público cativo, aquele pessoal que já gosta de jogar mesmo, que não precisa ser convencido. Esse público costuma procurar jogos de desenvolvedores já renomados, pra não perder tempo com experimentação. Se o jogo é muito famoso, ou melhor ainda, se o jogo é muito esperado, os hardcore gamers dão atenção ao jogo. De outra forma, melhor esperar pra ver o que diz a crítica.
Assim, os jogos de desenvolvedores indie ficam excluídos desse público até serem descobertos pela mídia. Ora, a probabilidade disso acontecer é mínima, então não é interessante investir no desenvolvimento desse tipo de jogo.

Restam os demais públicos, principalmente o jogador casual. Para o casual gamer, um jogo leve é mais atraente. Se ele for bonito, rápido e inovador, tanto melhor.
Nota: Não digo que o jogador casual não goste de jogos sombrios, não confunda "bonito" com "de espírito leve". Jogos sangrentos, com membros voando podem ser considerados bonitos, também, desde que a arte seja bem trabalhada.
Continuando, o público casual deve ser conquistado nos primeiros minutos de jogo. Se após passado o tempo de experimentação ele ainda estiver entediado, vai procurar outra coisa na prateleira. Não adianta dizer que o jogo tem uma curva de aprendizado lenta, o jogador casual não tem compromisso com seu jogo.
Isso faz parecer que a arte é essencial para atingir o jogador casual, mas isso não é 100% verdade (sempre é bom ter um jogo bonito, mas nem sempre é necessário). Pode-se atingir o jogador casual com efeitos, sons, e até com a história, desde que ela seja apresentada da forma correta.

Há, ainda, outros públicos. Até alguns nichos não explorados no mercado.

É nesses nichos que eu pretendo, um dia, ganhar dinheiro. Portanto, não vou alimentar meus concorrentes com mais informação...

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios
   : 3

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qui 29 Mar 2012, 15:36

Totalmente de acordo contigo, saim. E essa questão do jogo "bonito" é muito relevante hoje em dia. Hoje, a grande maioria do pessoal que se diz jogador, normalmente é mais atraído pela beleza do jogo do que pela proposta. Não que um jogo bonito não seja importante, mas não é o que diverte de fato.

Esses dias eu parei um tempo pra jogar um tal de "Enslaved". Os gráficos do jogo são de cair o queixo, o enredo é espetacular, os diálogos engraçados, os personagens são carismáticos demais, mas o jogo é um lixo. Se eu tiver levado 8 horas pra zerar o jogo, 6 horas eu garanto que foi apertando botão de pulo. Só isso: pulo.

Tem graça? Me divirto muito mais jogando Zombie vs Plants mil vezes. Ele é simples e divertido, pena que é enjoativo.

@shatterhand2

Legal demais! Não sabia que tinha esse Contra pra Play2!

GameMakerTutoriais

Prêmios

Mensagem por shatterhand2 em Qui 29 Mar 2012, 18:06

Questão (Só pra gente aprofundar o tema)

Definam os seguintes jogos com "Hardcore" ou "Casual":

Tetris
The Sims
God of War
Worms
Call of Duty
Dodonpachi Resurrection

Muito curioso pra saber o que vai ser dito.

shatterhand2

Prêmios

Mensagem por Golpe Baixo em Qui 29 Mar 2012, 18:45

shatterhand2 escreveu:Questão (Só pra gente aprofundar o tema)

Definam os seguintes jogos com "Hardcore" ou "Casual":

Tetris
The Sims
God of War
Worms
Call of Duty
Dodonpachi Resurrection

Muito curioso pra saber o que vai ser dito.

Tetris - Hardcore - por ser difícil depois de um certo nível

The Sims - Casual - por não haver um objetivo que necessite de um "compromisso" por parte do jogador

God of War - Hardcore - por ser bastante difícil em algumas partes

Worms - Não sei se pode ser chamado de Hardcore nem Casual, então esse é neutro.

Call of Duty - Hardcore - por haver muitos jogadores e muitos tiros, que podem te acertar a qualquer instante

Dodonpachi Resurrection - Nunca joguei

Bom, essas são minhas opiniões.

Até!

Golpe Baixo

Prêmios

Mensagem por shatterhand2 em Qui 29 Mar 2012, 20:16

Call of Duty é um jogo que qualquer zé-bunda termina, é só ter um pouquinho de tempo livre. Mesma coisa God of War, que no nível Default se resume a ficar apertando quadrado até todos morrerem.

Eu conheço uma pessoa que joga The Sims há pelo menos 5 anos, quase todos os dias. Isso é "casual" ?

E Tetris, um joguinho bobo e sem objetivo, que fica se repetindo toda hora, como que é hardcore?

-

Eu não to discordando de você, só to tentando mostrar como essa definição varia muito. A coisa é tão complicada que um dos jogos você nem conseguiu definir.
Na verdade, creio *jogadores* podem ser "Hardcores" ou "Casuais", não os jogos em si. O que muda é a sua postura em relação ao jogo, e não a mecânica do jogo.

shatterhand2

Prêmios

Mensagem por Neutral em Qui 29 Mar 2012, 20:30

Na verdade, creio *jogadores* podem ser "Hardcores" ou "Casuais", não os jogos em si. O que muda é a sua postura em relação ao jogo, e não a mecânica do jogo.

Eu acho que o termo pode ser usado tanto pra definir jogadores quanto um estilo de jogo. Há algumas características que acho que definem o jogo como hardcore, por exemplo escassez de vida, baixa quantidade de checkpoints, curva bem acentuada de dificuldade...

Por isso eu não classificaria nem God of War nem Call of Duty como hardcore, afinal, há zilhoes de checkpoints em ambos.

Eu classificaria como hardcore jogos como Castlevania (os primeiros), Contra, Ninja Gaiden ... (Quem já jogou vai entender)

Última edição por Neutral em Qui 29 Mar 2012, 20:37, editado 1 vez(es)

Neutral

Prêmios

Mensagem por shatterhand2 em Qui 29 Mar 2012, 20:32

Mas essa é a definição antiga, que não se "opõe" a casual.

shatterhand2

Prêmios

Mensagem por raphalbuquerque em Qui 29 Mar 2012, 20:48

Concordo, o conceito de Hardcore e Casual varia de pessoa para pessoa.

Última edição por raphalbuquerque em Qui 29 Mar 2012, 21:52, editado 1 vez(es)

raphalbuquerque

Número de Mensagens : 1

Mensagem por Golpe Baixo em Qui 29 Mar 2012, 21:33

shatterhand2 :

Call of Duty é um jogo que qualquer zé-bunda termina, é só ter um pouquinho de tempo livre.

Já joguei alguns CoDs, mas os atuais não. Mas creio que estes atuais sejam mais difíceis, já vi vários vídeos sobre e realmente a dificuldade não era pequena, foi dai que veio minha opinião dele ser hardcore.

Mesma coisa God of War, que no nível Default se resume a ficar apertando quadrado até todos morrerem.

Mesmo no primeiro nível, há algumas partes difíceis, pelo menos para mim. Agora difícil mesmo são dos níveis seguintes.

Eu conheço uma pessoa que joga The Sims há pelo menos 5 anos, quase todos os dias. Isso é "casual" ?

Não sei, mas creio que o The Sims é destinado a público Casual sim.

E Tetris, um joguinho bobo e sem objetivo, que fica se repetindo toda hora, como que é hardcore?

Ah, tem alguns remakes que são realmente difíceis. Sei que não é muito certo comparar uma versão original com uma versão remake, mas só foi o último tipo que eu joguei.

Eu não to discordando de você, só to tentando mostrar como essa definição varia muito. A coisa é tão complicada que um dos jogos você nem conseguiu definir.

Hehehe, verdade. Eu não consigo muito bem definir os estilos/tipos de jogos. Acho que isso varia de pessoa para pessoa. Smile

É, como eu disse bem acima, é bom saber a diferença entre os dois termos.

Golpe Baixo

Prêmios

Mensagem por shatterhand2 em Sex 30 Mar 2012, 00:10

O problema que até o conceito de "difícil" e "fácil" é relativo.

Quem começou a jogar direito do Playstation pra frente, quando a média da dificuldade dos jogos caiu absurdamente costuma ter bem menos habilidade com um joystick do que quem joga há mais tempo que isso.

Quem viveu a época que cada partida sua custava direto do seu bolso, e que você tinha que repetir a primeira fase cada vez que perdia (e fazia com gosto), e que jogar bem significava ficar mais tempo na máquina sabe bem do que eu estou falando.

God of War é ridiculamente fácil. Todos os CoDs são imbecilmente fáceis.

É essa questão "Jogar a sério" ou "Jogar casualmente" varia de jogador pra jogador, não de jogo pra jogo.

Puyo Puyo é um jogo de puzzle extremamente denso, em que você pode desenvolver uma enorme série de estratégias diferentes, e ir cada vez mais e mais melhorando o seu jogo. Isso se você se dedicar direito ao jogo.

Minha esposa *adora* Puyo Puyo... mas ela nem tenta aprender as nuances do jogo, ela sai encaixando as peças da mesma cor junto e pronto. É assim que ela se diverte, porque ela não é uma pessoa que tem o costume de jogar, ela joga muito casualmente mesmo (no sentido "aureliano" da palavra)

Eu por outro lado adoro Puyo Puyo também, mas jogo o game de uma forma mais "séria", aprendendo as diferentes estratégias e tentando enxergar o jogo cada vez mais rápido. Eu até venci um torneio do Flobopuyo do Linux (Uma versão de Puyo Puyo) quando eu estava na faculdade Very Happy

Alguém está jogando da maneira errada? Não, são apenas posturas diferentes em relação ao hábito de jogar. Puyo Puyo é "Casual" ou "Hardcore" ? Depende de como você encara o jogo.

Assim como tem gente que joga The Sims pra passar o tempo e ver o bonequinho fazendo coisas divertidas, e tem gente que conhece o jogo pelo avesso, entendendo precisamente como cada estatística do jogo é alterada.

Ou tem gente que joga Call of Duty pela campanha, zera e espera o próximo jogo, e tem gente que dedica horas e horas da sua vida subindo rankings e testando as melhores combinações de perks no multiplayer.

Tem gente que jogar Super Meat Boy pra passar das fases e só, e até pula as que são mais dificeis, e tem gente que quer bater o recorde de tempo de TODAS as fases.

Então na verdade essa ideia de "Jogar a sério" ou "Casual" não tem relação com o jogo, e sim com a POSTURA DO JOGADOR. Não existe jogo casual e jogo hardcore, existe jogador casual e jogador hardcore... no sentido novo e idiota da palavra.

Mas eu sou old-school, e pra mim o significado real de hardcore no mundo dos games é : "DIFICIL PRA BURRO". Quando você jogar um Rayxanber 3, um Dodonpachi Dai-ou-Jou, um Jim Power, um Gauntlet, um Undeadline da vida, depois volta aqui e fala que Call of Duty ou God of War é dificil Very Happy

shatterhand2

Prêmios

Mensagem por Ninteam em Sex 30 Mar 2012, 01:22

os jogos que mais me quebraram a cabeça foi"soul reaver,Metroid ate mesmo super mario no mundo da estrelinha na fase que o mario vira um balão!nossa velho na epoca eu morri mil veses lá

Ninteam

Número de Mensagens : 31
Prêmios

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sex 30 Mar 2012, 01:39

Quem começou a jogar direito do Playstation pra frente, quando a média da dificuldade dos jogos caiu absurdamente costuma ter bem menos habilidade com um joystick do que quem joga há mais tempo que isso.

Na minha opinião, esse nível começou a cair mesmo do PS2 em diante. O Play 1 tinha muito jogaço hardcore. Um exemplo disso era Mortal Kombat Mithologies Sub Zero. E tem muitos: Soul Reaver, Guilty Gear X, Soul Edge e até o próprio R-Type Delta, como a gente tinha comentado anteriormente. E são todos de estilos diferentes. Mesmo numa época onde ter um memory card ajudava muito, não eram jogos fáceis não...

O mesmo valia pro Saturn. Mas nesse caso, eu digo isso porque sempre gostei de jogos de luta, e na minha opinião, o Saturn foi o videogame perfeito pra isso. X-Men Children Of The Atom: eu colocaria entre os jogos de luta mais difíceis que já joguei. SSF2 Turbo e Mortal Kombat 2 então... nem comento.

Nintendo 64: Killer Instict Gold e Mace: The Dark Age. A Nintendo sempre teve pinta de jogo pra criança, mas tem muito jogaço da Nintendo que pode ser considerado difícil (não hardcore, mas acima da média): Mario RPG, Mario Sunshine, F-Zero X, e por aí vai... Isso é minha opinião.

Agora, veja por exemplo a época do GOW. Adoro o jogo, pra mim é uma obra-prima, mas é longe de ser hardcore. Nos níveis desbloqueados, o que fica difícil no jogo são os inimigos e não o jogo, mas não influencia em nada já que tem milhões de checkpoints. Eu lembro que a primeira vez que eu joguei Gow, uma coisa que me deixava inquieto era o fato de que você podia andar na beirada de tudo nunca caía. De lá pra cá, todos os jogos dessa geração são assim.

Praticamente qualquer jogo hoje imita alguma característica de God Of War, Prince of Persia ou Shadow Of The Colossus. Agora, desses "old school", uns termos que vão se perder pra sempre são: "ficha", "password" e "continue". Essa molecada de hoje nem tem noção do que é isso.

GameMakerTutoriais

Prêmios

Mensagem por Kabeção em Sex 30 Mar 2012, 14:10

A constante preocupação em atingir maior público realmente tornou os grandes games muito fáceis. São até divertidos (me senti num filme de ação jogando CoD WM 1 pela primeira vez) mas muito fáceis.

Me lembro de ter lido que o próprio diretor de Silent Hill deixou o mundo de jogos de terror de lado porque o público para eles é pequeno e não da grande retorno, provavelmente por isso Resident Evil deixou de ser survival horror.

Kabeção

Número de Mensagens : 2314
Reputação : 100
Prêmios
   : 3

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Mensagem por Dancity em Sex 30 Mar 2012, 17:57

Acho que o nanos quis dizer com hardcore são jogos que envolvem uma programação mais complexa e que consequentemente vão necessitar um computador melhor para rodar.

Como já foi dito aí o GM Faz se for 2D. Agora o 3D não é com o Game Maker.

Dancity

Número de Mensagens : 1339
Reputação : 8
Prêmios
   :
   :

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:10