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Mario deslizando, e velocidade.
em Sab 24 Mar 2012, 00:25
Muitos já devem ter se perguntado quantos jogos eu estou fazendo, devito a numero de perguntas sobre jogos de diferentes tipos. E que quando eu não faço um, eu faço outro.
É o seguinte, eu estou fazendo um jogo do mario, que nem o Super mario bros(mais conhecido como Super mario bros 1) do super maio all-stars, é já que eu conheço muito este jogo(acho que já terminei uns 26 jogos dele
) eu queria saber umas coisas.
1º: Como fazer os efeitos de hspeed dele, de um jeito que ele não vá para tal direção no momento que a tecla é pressionada, quero que quando a tal tecla seja pressionada, tal direção comece devagar.Eu sei fazer isso aqui já.
É também, como faço que quando a tecla ctrl seja pressionada, o mario corra mais rapido.
2º:Como fazer ele escorregar
Muitos já sabem que quando o mario esta andando rápido e se a direção contraria seja pressionada ele dá um escorregãozinho e vai para a tal direção. Isso que eu quero saber.
É so isso por enquanto. Mas se vocês quizerem ensinar mais alguma coisa, fiquem a vontade(ex:mario crescer, diminuir, puxar flagpole, etc).
É o seguinte, eu estou fazendo um jogo do mario, que nem o Super mario bros(mais conhecido como Super mario bros 1) do super maio all-stars, é já que eu conheço muito este jogo(acho que já terminei uns 26 jogos dele

1º: Como fazer os efeitos de hspeed dele, de um jeito que ele não vá para tal direção no momento que a tecla é pressionada, quero que quando a tal tecla seja pressionada, tal direção comece devagar.Eu sei fazer isso aqui já.
- Código:
Create:
Bla, bla bla.
Aceleração:0.10
Step:
if (keyboard_check_pressed...)bla,bla,bla
hspeed+=aceleração
if hspeed>3
hspeed=3
É também, como faço que quando a tecla ctrl seja pressionada, o mario corra mais rapido.
2º:Como fazer ele escorregar
Muitos já sabem que quando o mario esta andando rápido e se a direção contraria seja pressionada ele dá um escorregãozinho e vai para a tal direção. Isso que eu quero saber.
É so isso por enquanto. Mas se vocês quizerem ensinar mais alguma coisa, fiquem a vontade(ex:mario crescer, diminuir, puxar flagpole, etc).
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Re: Mario deslizando, e velocidade.
em Sab 24 Mar 2012, 02:10
Pergunta 1:
Pergunta 2:
Por via das dúvidas, queira consultar a Hello Engine. Ideal para quem quer fazer jogos do Mário
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=346423
- Deste jeito está bom. Mas existe uma variável local pré-definida chamada friction, que serve como aceleração. Dê uma olhadinha nela
- Quanto ao Control, é simples: define uma variavel que declare a velocidade do mário, e defina a velocidade padrão (3, pelo visto). E então no Keyboard Control (o normal, não é o pressed), coloque a variável igual um valor maior que o andando. No Release Control, coloque agora o valor normal. Aí é só trocar o 3 do "if hspeed" pela variável da velocidade.
Pergunta 2:
- Friction também seria útil nesse caso. Já que seu propósito é meio que limitar a velocidade, sendo de fato uma fricção com o solo. Mais aí se ele estiver correndo, aumente um pouquinho a friction, ficando mais realista.
Por via das dúvidas, queira consultar a Hello Engine. Ideal para quem quer fazer jogos do Mário

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Re: Mario deslizando, e velocidade.
em Dom 25 Mar 2012, 01:20
Você poderia me ensinar?
Eu tentei mas não consegui.
É outra, como fás a velocidade do sprite dele ser de acordo com sua velocidade?
edit:
resposta incompleta e demorando, se demorar criarei outro tópico
.
Eu tentei mas não consegui.

É outra, como fás a velocidade do sprite dele ser de acordo com sua velocidade?
edit:
resposta incompleta e demorando, se demorar criarei outro tópico

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Re: Mario deslizando, e velocidade.
em Qua 18 Jul 2012, 22:24
Pergunta 1:
se pressionar ctrl ele correr mais rápido:
Eu uso isso para fazer o personaem escorregar:
se pressionar ctrl ele correr mais rápido:
- Código:
if hspeed>3
{
if keyboard_check(vk_ctrl)
{if hspeed>6{hspeed=6}}
else{hspeed=3}
}
Eu uso isso para fazer o personaem escorregar:
- Código:
step:
if hspeed=0{}
else
{
if hspeed>0{if ! keyboard_check(vk_right){hspeed-=0.2}}
else{if ! keybord_check(vk_left){hspeed+=0.2}}
}
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