GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Mario deslizando, e velocidade.

3 participantes

Ir para baixo

Mario deslizando, e velocidade. Empty Mario deslizando, e velocidade.

Mensagem por Ralphed Sáb 24 Mar 2012, 00:25

Muitos já devem ter se perguntado quantos jogos eu estou fazendo, devito a numero de perguntas sobre jogos de diferentes tipos. E que quando eu não faço um, eu faço outro.
É o seguinte, eu estou fazendo um jogo do mario, que nem o Super mario bros(mais conhecido como Super mario bros 1) do super maio all-stars, é já que eu conheço muito este jogo(acho que já terminei uns 26 jogos dele Rolling Eyes ) eu queria saber umas coisas.
1º: Como fazer os efeitos de hspeed dele, de um jeito que ele não vá para tal direção no momento que a tecla é pressionada, quero que quando a tal tecla seja pressionada, tal direção comece devagar.Eu sei fazer isso aqui já.
Código:
Create:
Bla, bla bla.
Aceleração:0.10
Step:
if (keyboard_check_pressed...)bla,bla,bla
hspeed+=aceleração
if hspeed>3
hspeed=3
Só quero que vocês me digam algo que seja melhor.
É também, como faço que quando a tecla ctrl seja pressionada, o mario corra mais rapido.

2º:Como fazer ele escorregar
Muitos já sabem que quando o mario esta andando rápido e se a direção contraria seja pressionada ele dá um escorregãozinho e vai para a tal direção. Isso que eu quero saber.

É so isso por enquanto. Mas se vocês quizerem ensinar mais alguma coisa, fiquem a vontade(ex:mario crescer, diminuir, puxar flagpole, etc).
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 458
Prêmios : Mario deslizando, e velocidade. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Mario deslizando, e velocidade. Empty Re: Mario deslizando, e velocidade.

Mensagem por Markituh Sáb 24 Mar 2012, 02:10

Pergunta 1:
    Deste jeito está bom. Mas existe uma variável local pré-definida chamada friction, que serve como aceleração. Dê uma olhadinha nela

  • Quanto ao Control, é simples: define uma variavel que declare a velocidade do mário, e defina a velocidade padrão (3, pelo visto). E então no Keyboard Control (o normal, não é o pressed), coloque a variável igual um valor maior que o andando. No Release Control, coloque agora o valor normal. Aí é só trocar o 3 do "if hspeed" pela variável da velocidade.

Pergunta 2:
    Friction também seria útil nesse caso. Já que seu propósito é meio que limitar a velocidade, sendo de fato uma fricção com o solo. Mais aí se ele estiver correndo, aumente um pouquinho a friction, ficando mais realista.


Por via das dúvidas, queira consultar a Hello Engine. Ideal para quem quer fazer jogos do Mário Smile http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=346423
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Mario deslizando, e velocidade. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mario deslizando, e velocidade. Empty Re: Mario deslizando, e velocidade.

Mensagem por Ralphed Dom 25 Mar 2012, 01:20

Você poderia me ensinar?
Eu tentei mas não consegui. Mad
É outra, como fás a velocidade do sprite dele ser de acordo com sua velocidade?
edit:
resposta incompleta e demorando, se demorar criarei outro tópico u.u .
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 458
Prêmios : Mario deslizando, e velocidade. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Mario deslizando, e velocidade. Empty Re: Mario deslizando, e velocidade.

Mensagem por Camin Qua 18 Jul 2012, 22:24

Pergunta 1:
se pressionar ctrl ele correr mais rápido:
Código:
if hspeed>3
{
 if keyboard_check(vk_ctrl)
 {if hspeed>6{hspeed=6}}
  else{hspeed=3}
}
pergunta 2:
Eu uso isso para fazer o personaem escorregar:
Código:

step:

  if hspeed=0{}
  else
  {
    if hspeed>0{if ! keyboard_check(vk_right){hspeed-=0.2}}
    else{if ! keybord_check(vk_left){hspeed+=0.2}}
  }
Espero que isso ajude, o ! é a mesma coisa que not
Camin
Camin

Data de inscrição : 26/03/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 101
Prêmios : Mario deslizando, e velocidade. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mario deslizando, e velocidade. Empty Re: Mario deslizando, e velocidade.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos