Mario deslizando, e velocidade.

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Mario deslizando, e velocidade.

Mensagem por superrafao em Sab 24 Mar 2012, 00:25

Muitos já devem ter se perguntado quantos jogos eu estou fazendo, devito a numero de perguntas sobre jogos de diferentes tipos. E que quando eu não faço um, eu faço outro.
É o seguinte, eu estou fazendo um jogo do mario, que nem o Super mario bros(mais conhecido como Super mario bros 1) do super maio all-stars, é já que eu conheço muito este jogo(acho que já terminei uns 26 jogos dele Rolling Eyes ) eu queria saber umas coisas.
1º: Como fazer os efeitos de hspeed dele, de um jeito que ele não vá para tal direção no momento que a tecla é pressionada, quero que quando a tal tecla seja pressionada, tal direção comece devagar.Eu sei fazer isso aqui já.
Código:
Create:
Bla, bla bla.
Aceleração:0.10
Step:
if (keyboard_check_pressed...)bla,bla,bla
hspeed+=aceleração
if hspeed>3
hspeed=3
Só quero que vocês me digam algo que seja melhor.
É também, como faço que quando a tecla ctrl seja pressionada, o mario corra mais rapido.

2º:Como fazer ele escorregar
Muitos já sabem que quando o mario esta andando rápido e se a direção contraria seja pressionada ele dá um escorregãozinho e vai para a tal direção. Isso que eu quero saber.

É so isso por enquanto. Mas se vocês quizerem ensinar mais alguma coisa, fiquem a vontade(ex:mario crescer, diminuir, puxar flagpole, etc).

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Re: Mario deslizando, e velocidade.

Mensagem por Markituh em Sab 24 Mar 2012, 02:10

Pergunta 1:
    Deste jeito está bom. Mas existe uma variável local pré-definida chamada friction, que serve como aceleração. Dê uma olhadinha nela

  • Quanto ao Control, é simples: define uma variavel que declare a velocidade do mário, e defina a velocidade padrão (3, pelo visto). E então no Keyboard Control (o normal, não é o pressed), coloque a variável igual um valor maior que o andando. No Release Control, coloque agora o valor normal. Aí é só trocar o 3 do "if hspeed" pela variável da velocidade.

Pergunta 2:
    Friction também seria útil nesse caso. Já que seu propósito é meio que limitar a velocidade, sendo de fato uma fricção com o solo. Mais aí se ele estiver correndo, aumente um pouquinho a friction, ficando mais realista.


Por via das dúvidas, queira consultar a Hello Engine. Ideal para quem quer fazer jogos do Mário Smile http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=346423

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Re: Mario deslizando, e velocidade.

Mensagem por superrafao em Dom 25 Mar 2012, 01:20

Você poderia me ensinar?
Eu tentei mas não consegui. Mad
É outra, como fás a velocidade do sprite dele ser de acordo com sua velocidade?
edit:
resposta incompleta e demorando, se demorar criarei outro tópico u.u .

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Re: Mario deslizando, e velocidade.

Mensagem por Camin em Qua 18 Jul 2012, 22:24

Pergunta 1:
se pressionar ctrl ele correr mais rápido:
Código:
if hspeed>3
{
 if keyboard_check(vk_ctrl)
 {if hspeed>6{hspeed=6}}
  else{hspeed=3}
}
pergunta 2:
Eu uso isso para fazer o personaem escorregar:
Código:

step:

  if hspeed=0{}
  else
  {
    if hspeed>0{if ! keyboard_check(vk_right){hspeed-=0.2}}
    else{if ! keybord_check(vk_left){hspeed+=0.2}}
  }
Espero que isso ajude, o ! é a mesma coisa que not

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Re: Mario deslizando, e velocidade.

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