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Array

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Array Empty Array

Mensagem por Zero. Sex 23 Mar 2012, 08:25

Pessoal já 2 tutoriais de array o melhor foi o do saim, mas ainda n consigo entender.
Tipo queria uma explicação de onde declarar oque cada item é e as possibilidades mais comuns de uso.
e teve um tutorial q dizia assim
for(xx=0;xx{
draw_circle(xx,32,32,0)}

mas o meu GM ta lendo como se tivesse algo errado e o cara postou assim no tuto e disse que é necessário declarar o xx no create e ai como faz?
o tuto era pra desenhar varios circulos a cada 32 pixels ate chegar ao fim da room q no exemplo era 640.

Gratoo !

EDITTT --------------------------------------------------------------------------------------------

Aprendiii !!!!! EEEEHHHHH Aleluia eu entendo isso !!!!
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Resolvido ! Happy
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Mensagem por saim Sex 23 Mar 2012, 09:49

Não, o cara escreveu errado. Pra começar, não precisa declarar o xx no create - na verdade, pode até ser uma variável var - e essa não é a estrutura do "for". Já dentro do loop, o código está ok. Dê um toque no criador do tutorial (espero que não seja eu...).

Cara, não tem como dizer o que você pode fazer com arrays. É... tipo assim, a coisa beira o infinito.

Basicamente, eu uso arrays quando eu quero um monte de variáveis pra fazer a mesma coisa, mas cada uma com um valor.
Eu costumo usar muito as arrays pra armazenar POSIÇÕES. Uma array aramzena as posições no eixo x, outra no eixo y e daí eu jogo os objetos ou sprites praquelas posições, como eu fiz naquela engine de efeitos de texto. Mas isso não é nem a ponta do iceberg.

Você pode fazer um sistema de upgrades, onde cada índice da array armazena, as características a serem evoluídas (MaxHealth = 0, strength = 1, speed = 2; característica[índice_da_array(de 0 a 2)] = valor)

Pode fazer um sistema de armas, de forma a circular a arma atual, definido o sprite a ser usado, o tiro a ser criado, a precisão, velocidade, o que quiser em função do índice, que pode ser dado como uma variável
spr_arma[metralhadora] = sprite_do_personagem_segurando_uma_metralhadora
tiro[metralhadora] = tiro_pequeno_rápido_e_fraco
(...)
sprite_index = spr_arma[metralhadora];
instance_create(x, y, tiro[metralhadora];
etc

...

É muita coisa mesmo, que dá pra fazer.
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Mensagem por Zero. Sex 23 Mar 2012, 10:05

Eu editei dizendo que eu já aprendi, eu msm consertei o erro no tuto do cara.

Mas vlw aprendi mais no seu tuto saim, sou seu FAN !
Pq vc naum tem uma barra de fan Happy ?
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