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Como gravar o valor de uma variavel em um arquivo e ao abrir o jogo carregar o valor

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Como gravar o valor de uma variavel em um arquivo e ao abrir o jogo carregar o valor

Mensagem por GALAXY GAMES em Qui 22 Mar 2012, 19:58

Gente, olha só, eu gostaria de sabercomo eu faço para o valor de uma var ser gravado em um arquivo,e quando o jogo abrir novamente, o jogo carregar o valor atraveis desse arquivo. Como faço isso?
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Re: Como gravar o valor de uma variavel em um arquivo e ao abrir o jogo carregar o valor

Mensagem por gustavo ferreira em Qui 22 Mar 2012, 20:30

é possivel fazer isso através do sistema de arquivos ini tem um tutorialdo willy que explica bem isso da uma procurada flow !!
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Re: Como gravar o valor de uma variavel em um arquivo e ao abrir o jogo carregar o valor

Mensagem por saim em Qui 22 Mar 2012, 23:55

aula1, aula 2, aula 3. São curtinhas, fáceis de digerir, você domina tudo em poucas horas.

Tem a opção de usar arquivos de texto, também, ou data structures, mas acho que os ini são mesmo a melhor opção pra uma gravação rápida.

Edit: rápida no sentido de entender e programar. Em termos de processamento, acho que é tudo muito rápido, não tenho parâmetros pra comparar uma coisa com a outra.
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Re: Como gravar o valor de uma variavel em um arquivo e ao abrir o jogo carregar o valor

Mensagem por GALAXY GAMES em Sex 23 Mar 2012, 16:31

Realmente os arquivos INI são faceis, mas só por mera curiosidade, como é essa maneira de salvar em txt?
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Re: Como gravar o valor de uma variavel em um arquivo e ao abrir o jogo carregar o valor

Mensagem por saim em Sex 23 Mar 2012, 17:31

Você grava tudo em strings, mas numa estrutura definida. Pode ser a mesma estrutura usada pelos .inis, mas VOCÊ é quem vai definir essa estrutura. Daí, usando as funções de leitura de texto e de string, você chega naquela string com o valor que você gravou. Isola o valor dessa string e converte pra dados, usando a função real(x) e pronto, você puxou um número de dentro de um arquivo de texto.

Deve estar complicado entender sem saber como definir a estrutura, né? Bom, suponhamos que você grave um arquivo de um RPG. Você quer salvar a última room, o nível do jogador, a health dele, a magia e a força, NESSA ORDEM. Daí, você grava o arquivo só com essas linhas:
room_caverna3
3
100
50
Aí, ao reiniciar o jogo, pode abrir o arquivo usando file_text_open_read (e, diferente dos .ini, os arquivos de texto não precisam estar na mesma pasta que o jogo) você re-importa esses dados:
Código:
room_que_estava = file_text_read_string(arquivo);
file_text_read_ln();
nível = file_text_read_real(arquivo)
file_text_read_ln();
health = file_text_read_real(arquivo)
file_text_read_ln();
magia = file_text_read_real(arquivo)
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