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Drops - Editor de script do GM.

em Seg 02 Fev 2009, 18:25
O editor de texto do GM é direcionado a GML e tem funções e edição automática para ajudar quem esta editando seu script.

Vamos começar falando sobre suas funções que são:



OK salva e fecha seu script

Imprimir(provavelmente nunca vai ser usado)

voltar / avançar

recortar / copiar / colar

pesquisa por palavra

pesquisa e substitui palavras*

localizar linha

testa seu script

help

aplica-se a**

*localiza a palavra digitada no primeiro campo e substitui por a palavra no segundo campo. Você pode substituir tudo de uma só vês ou localizado e substituindo 1 por 1



**Referisse ao script digitado, marcado Self executa no obj onde se localiza o script, Other executa no obj que a esta localizado na var other, Object executa no obj e você selecionar no campo que aparecera a frente.

Edição colorida

Essa edição com cores que você vê auxilia na criação de seus scrpts se você não a quiser é só apertar F12 que ele some, mas é preferível usar para te auxiliar.

Você vê 7 edições diferentes em negrito, em azul escuro, em azul claro, em vermelho, em verde, em roxo e sem edição. Vou explicar cada um separadamente.

Em negrito é quando se tem palavras que fazem parte da estrutura do script, como o: if { }.

Em azul escuro são comandos que você realiza como a leitura de um botão ou a criação de um novo obj, por exemplo: keyboard_check

Em azul claro são variáveis predefinidas que te auxiliam na hora de fazer seus scripts por guardar informações importantes sobre os obj como as coordenadas dele. Por exemplo: x e y

Em vermelho são as palavras com valores porque essas palavras em vermelho geralmente representam um valor como por exemplo para você colocar em seu jogo quer usar o espaço não vai adiantar você escrever "espaço" porque na verdade o espaço é um numero e se você não sabe qual é esse numero existe uma alternativa que é o vk_spase. E também existem, mas três valores para script que são os: true (verdadeiro), false (falso) e o pi (o PI da matemática que é 3,1416) servem para usar na comparação e para calculo, e no Global Game Settings na aba Constants você consegue criar novos.

Em verde é comentários que são feitos de duas formas // comenta se uma linha e se for assim: /* comenta se o testo
ate o próximo */


Em roxo sao os nomes de seu bamco de dados os nomes por exemplo de seus objs e de seus sprite.

E sem edição não tem uma definição e o texto que pode ser muitas coisas variáveis, valores, testos, sinais.

Espero que tenha ajudo a compreender mais o GM que é uma ferramenta poderosa, mas tem seus segredinhos.

Espere que venham mais drops sopre o programa que é o GM.

obs: para os mais exigentes os tons exatos das cores:

azul escuro#000080
azul claro#0000ff
vermelho#800000
verde#008000
roxo#800080


Última edição por reddragon em Ter 03 Fev 2009, 18:03, editado 3 vez(es)
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Re: Drops - Editor de script do GM.

em Seg 02 Fev 2009, 19:34
e verde e um comentario mas esse n interessa mt
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Re: Drops - Editor de script do GM.

em Seg 02 Fev 2009, 19:45
bem lembrado esqueci desse detalhe irei colocar também obrigado patoki
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Re: Drops - Editor de script do GM.

em Seg 02 Fev 2009, 22:38
Tem também os roxos dos nomes de objetos, scripts, etc...
E o azul das funções é esse e o das variáveis é esse ;)

Fora isso (que na verdade não é nada) tá ótimo Very Happy
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Re: Drops - Editor de script do GM.

em Ter 03 Fev 2009, 17:56
galera obrigado.

eu assumo eu errei porque esqueci de tudo isso.

nem um detalhe é pequeno se eu falo uma coisa aqui e no GM é de outro jeito então vão acabar se confundido.

se houver mais algum detalhe que me passou e eu não percebi me avisem que eu corrijo.

obrigado galera porque essas aulas são criadas por min mas eu não sou o dono da verdade.
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Re: Drops - Editor de script do GM.

em Qua 04 Fev 2009, 19:03
E também tem um jeito de trocar todas as cores nas preferencias assim como a fonte usada nos scripts.

PS: Tb tem o branco, q qr dizer q vc num fez nada.
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Re: Drops - Editor de script do GM.

em Qua 04 Fev 2009, 23:55
hahaha

Happy
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