GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Draw usando variavel local de outro obj

4 participantes

Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por Zero. Seg 19 Mar 2012, 17:34

Eu quero fazer um barra de vida do inimigo em cima da cabeça dele, mas o valor da vida dele é uma variavel local, como coloca-la neste codigo abaixo ?
draw_rectangle(global.enemy.x-16,global.enemy.y-16,global.enemy.x+32,global.enemy.y-12,0)

Grato desde ja !
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por JonathanMatemático Seg 19 Mar 2012, 17:42

Como assim uma variável local? Se essa for declarada em outro objeto, imagino duas soluções: primeira, defini-la como global; e segunda, declarar o nome do objeto a qual pertence a variável.

A segunda resolução, se entendi a pergunta, baseia-se no seguinte: foi declarada a variável x no objeto a, então para acessar o valor em um objeto b:
Código:
v = b.x;

Entendeu? Qualquer dúvida que persista, basta avisar que tentarei explicar melhor.
JonathanMatemático
JonathanMatemático

Data de inscrição : 17/03/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 33
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por gustavo ferreira Seg 19 Mar 2012, 17:47

se é uma variavel local é só você substituir o global pelo nome do objeto tipo
Código:
objeto.variavel
e pronto espero ter ajudado!
gustavo ferreira
gustavo ferreira

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C+C+C+C
Data de inscrição : 03/12/2010
Reputação : 28
Número de Mensagens : 470
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por Zero. Seg 19 Mar 2012, 18:08

blz agora to tendo outro problema :

Código:

no draw do obj_draw:
if object_exists(global.enemy){
draw_rectangle_color(global.enemy.x-16,global.enemy.y-16,global.enemy.x+6+global.enemy.hp/10,global.enemy.y-12,c_green,c_green,c_green,c_green,0)
draw_rectangle(global.enemy.x-16,global.enemy.y-16,global.enemy.x+6+global.enemy.hp/10,global.enemy.y-12,1)

mas eu não posso checar global.enemy como uma var global pq terão mais de um inimigo no mapa, como fazer uma barra de vida do inimigo T-T

HELP !
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por JonathanMatemático Seg 19 Mar 2012, 18:20

Por variáveis locais seria possível. Cada objeto referente a inimigo criado declararia variáveis particulares que poderiam ter como referência variáveis globais.

Se você declarar no evento create algumas variáveis como vida e velocidade, por exemplo, e depois usá-las na barra de vida do objeto que as declarou, ou seja, cada inimigo, funcionaria.

Qualquer dúvida basta informar.
JonathanMatemático
JonathanMatemático

Data de inscrição : 17/03/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 33
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por Zero. Seg 19 Mar 2012, 18:28

Desculpe, entendi muito pouco, pode por um exemplo por código ?

Grato desde já !
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por JonathanMatemático Seg 19 Mar 2012, 18:36

Se você deseja que cada inimigo tenha sua barra particular de vida, logo cada inimigo deverá ter uma variável diferente para isso. Mas, para facilitar o trabalho, existem variáveis locais.

Imagine que, na barra de um inimigo, você use as seguintes variáveis:
Código:
vida = x;
defesa = y;
Imagine isso em um objeto a. A partir dessas variáveis você desenha a barra. Nesse processo você poderia fazer infinitos inimigos pois variáveis locais são particulares de cada objeto (entendeu?).

Agora, se a vida deles é definida a partir de uma outra variável, ou seja, todos as criaturas z devem ter energia k, então bastaria criar uma variável w com o valor k e usar nos objetos z. Exemplo:
Código:
vida = global.w;
Nesse código seria considerado que a vida inicial de cada criatura deveria ser w, sendo que o padrão é universal, ou seja, é uma variável global.

Espero que tenha entendido agora, se não, basta questionar novamente, Estamos aqui para isso. Cool
JonathanMatemático
JonathanMatemático

Data de inscrição : 17/03/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 33
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por Zero. Seg 19 Mar 2012, 18:42

olha assim:
Cada inimigo te essa variavel em seu create :
hp=100

então eu quero usar o draw em um obj_draw com essa variavel desse objeto (pode haver mais de um obj igual na room):
independente das dimensões do retangulo que irei desenhar, quero saber como ler esta variavel em outro obj (como o obj_draw).

Explica fazendo um code por favor.
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por JonathanMatemático Seg 19 Mar 2012, 18:51

Entendo sua dúvida agora, você usa um terceiro objeto para os eventos draw.

Sendo todos essas instâncias iguais, ou seja, cópias de um único objeto, o que os diferencia é a ID. Então, para resolver seu problema, você teria que usar as ID de cada inimigo para assim identificar a variável hp e outras necessárias. Imagino a resolução disso por meio de array e uma estrutura for, o que demandaria uma memória enorme.

De todas as formas não posso te exemplificar o código agora (falta de tempo), mas talvez outro possa. Tente por si só, pesquise o que é ID e array, são temas importantíssimos no GML.
JonathanMatemático
JonathanMatemático

Data de inscrição : 17/03/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 33
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por Zero. Seg 19 Mar 2012, 18:56

Ta vou dar uma olhada e esperar alguma resposta tb Happy

VLw !
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por JonathanMatemático Seg 19 Mar 2012, 20:28

Bem, arrumei um tempo aqui, e, como ninguém respondeu, vou tentar solucionar seu problema.

Todo objeto criado terá seu ID singular e, consequentemente, sua variável "hp" de mesma natureza. Para desenhar todas as barras de vida em um único outro objeto, precisa-se, logicamente, fazer a leitura de todas essas variáveis e posteriormente fazer o desenho um por um.

Para a transição de valores de uma instância a outra existem alguns processos, mas creio que, neste caso, o mais eficiente seria uma variável global. Para armazenar vários valores em uma única variável usa-se uma array (para compreender totalmente os códigos que desenvolverei recomendo-te a busca de um tutorial sobre arrays). E, para condizer com a lógica do processo, vamos instituir no create de todos os objetos o seguinte:

Código:
i = global.n;
global.m[i,0] = id;
global.i += 1;
Precisei usar duas variáveis globais, a m para guardar, em uma array, o ID de todos os objetos, e n, para guardar quantos foram já foram criados. As variáveis n e i devem ser declaradas em um processo qualquer, de preferência, antes de qualquer outro. Agora, para o desenho usaríamos uma estrutura for (novamente, se não conhecer recomendo uma pesquisa a respeito):

Código:
n = global.n;

for(i=0; i<n; i+=1){
t = global.m[i,0];
if(instance_exists(t)){
hp = t.hp;
<aqui o desenho>}}
Isso deve resolver seu problema. Qualquer dúvida é só falar.

Obs.: Não sei como estão programados seus objetos referente a inimigos, mas o sistema que desenvolvi encherá uma array até infinito se você não declarar um reinício. Recomendo que, a cada mudança de fase ou período x, você limpe o número de inimigos e declare isso na array da seguinte forma:

Código:
global.n=0;
Digo isso por conta dos inimigos destruídos não terem seus ID apagados da array (por isso meu if no script do desenho).
JonathanMatemático
JonathanMatemático

Data de inscrição : 17/03/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 33
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por Kabeção Seg 19 Mar 2012, 22:19

No GM é muito fácil executar algo para cadeias de objetos apenas usando uma função.
Na verdade uma boa parte das funções usam loops automático para lidar com vários objetos do mesmo tipo de uma vez.

Se você que um terceiro objeto desenhe coisas para multiplos outros do mesmo tipo você pode usar with:
Código:
// No Draw do obj_draw
with objInimigo {
    draw_rectangle(x,y,....)
}
Só isso faz com que o mesmo código execute para todos os objeto do "tipo" objInimigo.

O with move a execução do código para o outro objeto, é como se ele esteve sendo executo no objInimigo e não no obj_draw então você pode usar variaveis locais do inimigo normalmente.


Última edição por Kabeção em Seg 19 Mar 2012, 22:24, editado 2 vez(es)
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por JonathanMatemático Seg 19 Mar 2012, 22:23

Toda a lógica que desenvolvi tornou-se obsoleta. Mas um dos lemas de um programador é sempre simplificar seus códigos ao máximo não é mesmo? Gostei da resolução, não imaginei que o with teria esse poder.
JonathanMatemático
JonathanMatemático

Data de inscrição : 17/03/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 33
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por Kabeção Seg 19 Mar 2012, 22:31

Eu diria até que o GM foi feito pensando na questão de trabalhar com diversos objetos.

Veja só o sistemas de parents por exemplo.
Se você tem 10 tipos diferentes de inimigo, objInimgo1, objInimgo2, objInimgo3 .... e assim centenas de inimigos desses 10 tipos, bastaria definir um objeto parent (parInimigo) em todos os tipo e um simples "with (parInimigo)" executaria um código em todos de uma só vez. Happy

É um recursos muito poderoso e extremamente útil se usado bem em diversas situações, e um bom exemplo de uma delas é a questão desde tópico.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por Zero. Ter 20 Mar 2012, 13:12

Puxa usar o with eu sei mas array ainda não, nem pensei nesse modo, to ficando cada vez mais lerdo - -' .

mas agora não desenha. Olha como eu coloquei o código:

Código:

with (e_beast)
{draw_rectangle_color(x,y-16,x+hp/10,y-12,c_green,c_green,c_green,c_green,0)
draw_rectangle(x,y-16,x+hp/10,y-12,1)
}

e agora?
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por JonathanMatemático Ter 20 Mar 2012, 13:23

Você declarou esse código no evento draw?
JonathanMatemático
JonathanMatemático

Data de inscrição : 17/03/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 33
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por Zero. Ter 20 Mar 2012, 13:25

Sim.
To tentando descifrar oq eu errei Happy ...

(draw do obj_draw)
o inimigo e_beast esta no mapa e o obj_draw tb.

EDIT >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Ai ja consegui ! é que eu tinha outro obj com o msm nome e foi criado antes, entao o obj e_beast que estava checando não estava na room.

Mas agora com o with(e_beast) fica a barra de vida apenas em cima do primeiro inimigo que foi colocado na room e qndo eu mato ele ai vai para o proximo que foi criado. T-T Tenso .

Help !!
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por Kabeção Ter 20 Mar 2012, 15:03

Que versão do GM que você esta usando?
Esse "e_beast" é o nome do objeto ou é outra variável?
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por Zero. Ter 20 Mar 2012, 15:40

é o nome do obj. GM 8 pro .
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Draw usando variavel local de outro obj Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw usando variavel local de outro obj Empty Re: Draw usando variavel local de outro obj

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos