GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.

5 participantes

Ir para baixo

TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.

Mensagem por luiz_eldorado Qui 13 Out 2011, 14:52

TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.

Olá pessoal, estou aqui com um tutorial de como fazer um jogo usando os loads externos. (o saim disse que) Isso se chama Game Genérico. Ou quase...

Nome: Fazendo um jogo de loads externos
Descrição: Este tutorial ensina a usar arquivos externos para fazer um projeto.
Dificuldade: Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 PRO e ser intermediário no GM.
Desenvolvimento:

Vamos lá. Crie um objeto chamado central (ou qualquer outro nome que você não vai usar no projeto) e adicione o evento CREATE. Na aba control, clique com o botão direito na folhinha, chamada Execute code. Vai abrir nossa bela janela de edição de scripts. Digite nela o seguinte (não coloque, digite):

Código:
globalvar spr_jogador,obj_jogador,obj_jogador_create,obj_jogador_step;
spr_jogador=sprite_add(working_directory + '\jogador.png',1,0,0,0,0);
obj_jogador=object_add();
/**/
obj_jogador_create=working_directory + '\jogador_create.obj';
obj_jogador_step=working_directory + '\jogador_step.obj';
object_event_add(obj_jogador,ev_create,0,'execute_file(obj_jogador_create)');
object_event_add(obj_jogador,ev_step,ev_step_normal,'execute_file(obj_jogador_step)');
instance_create(200,200,obj_jogador);

Traduzindo Explicando...
Bem, primeiramente nós declaramos como globalvar todas as variáveis (ou seja, nós podemos escrevê-las sem o uso de global.. Depois adicionamos uma sprite do jogador, e colocamo-la numa variável spr_jogador, assim quando queremos usar a sprite, chamamos a variável e não o nome da sprite (ela não tem nome). Depois adicionamos um obj_jogador, logo em seguida criamos as variáveis obj_jogador_create e obj_jogador_step, que serão os eventos. Depois adicionamos os eventos, usando o caminho dado nas variáveis. E, finalmente, colocamos o jogador na room.

Agora crie uma pasta e salve seu projeto lá. Lá mesmo, coloque uma sprite qualquer (de preferência de um jogador) chamada jogador (com extensão PNG). Também crie dois arquivos de texto (pode esquecer o formato doc, mas crie como txt primeiro) chamados jogador_create e jogador_step. No jogador_create, coloque:

Código:
sprite_index=spr_jogador

E no jogador_step:

Código:
if keyboard_check(vk_left)
{hspeed=-3 image_xscale=-1}
if keyboard_check(vk_right)
{hspeed=+3 image_xscale=+1}

Somente isso. Pronto! Você já tem um jogo com loads externos! Agora é só mudar os recursos para os seus e adicionar mais deles. Siga este modelo:

Código:
globalvar spr,obj,obj_create,obj_step;
spr=sprite_add(working_directory + '\spr.png',1,0,0,0,0);
obj= object_add();
obj_create=working_directory + '\obj_create.obj';

obj_create=working_directory + '\obj_create.obj';
obj_step=working_directory + '\obj_step.obj';

object_event_add(obj,ev_create,0,'execute_file(obj_create)');
object_event_add(obj,ev_step,ev_step_normal,'execute_file(obj_step)');

instance_create(x,y,obj);

Fim do tuto! Espero que gostem. Comentem!
Até mais!


luiz_eldorado
luiz_eldorado
luiz_eldorado

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 30/07/2011
Reputação : 47
Número de Mensagens : 928
Prêmios : TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizpontes.tk/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty Re: TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.

Mensagem por Pit Bull Qui 13 Out 2011, 15:07

Eu estava pensando em colocar esse sistema no meu jogo online, mais ficaria complexo demais porque alem de substituir ou adicionar eu ainda teria que mudar o executável, então no meu caso colocar tudo no executável é a melhor coisa a fazer Happy

Parabéns pelo tutorial Cool
Pit Bull
Pit Bull

Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 646
Prêmios : TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • C#
  • Outros


https://discord.gg/ZPM2d6q

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty Re: TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.

Mensagem por luiz_eldorado Qui 13 Out 2011, 15:23

Pit Bull escreveu:Eu estava pensando em colocar esse sistema no meu jogo online, mais ficaria complexo demais porque alem de substituir ou adicionar eu ainda teria que mudar o executável, então no meu caso colocar tudo no executável é a melhor coisa a fazer Happy

Parabéns pelo tutorial Cool

É claro...
mas fazer isso depois de "quase pronto e dificil.. tem que fazer no começa XD
luiz_eldorado
luiz_eldorado

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 30/07/2011
Reputação : 47
Número de Mensagens : 928
Prêmios : TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizpontes.tk/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty Re: TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.

Mensagem por saim Qui 13 Out 2011, 17:08

Ô, luiz_eldorado, o meu jogo genérico já faz isso, só que ele é bem mais flexível, porque você adiciona os objetos a partir do arquivo de texto, então pode mudar o nome dos recursos (no seu, o programador fica preso aos nomes definidos no create).
Deu pra ver que você entendeu bem a idéia, mas assim como eu, na época que escrevi aquele tutorial, falta amadurecer ainda, as possibilidades.

Mas aguarde. Já amadureci bastante e pretendo editar o meu tuto de jogo genérico de cabo a rabo, com formas de organização bem bacanas, um menu pra selecionar QUAL JOGO será rodado, possibilidade de criar e alterar templates, o diabo. Está ficando bem bacana, você vai gostar.

PS: O nome, "jogo genérico", fui eu que inventei. Não sei se existe um nome certo pra isso. Foi uma piadinha (sem-graça) com a possibilidade de criar um único executável que rode diversos jogos diferentes.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty Re: TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.

Mensagem por PedroX Dom 23 Out 2011, 11:48

O tutorial ficou legal. Desconsiderando que é um tanto dificultoso ficar criando arquivos para cada coisa, ficou interessante. Seria legal poder criar vários objetos, carregar um jogo inteiro, xD. Acho que vou tentar aprimorar essa ideia, para ficar melhor ainda. Aprovado.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty Re: TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.

Mensagem por luiz_eldorado Dom 23 Out 2011, 16:28

Pedro Henrique, obrigado por aprovar meu tutorial, é sim um pouco dificultoso (já que não se tem a função de autocompletar do GM...).
Bem, eu tenho um exemplo de que isso é possível, o Secomp 2 é totalmente feito com loads...
Obrigado

EDIT
O link do Secomp 2
https://gmbr.forumeiros.com/t19080-secomp-2-vl-se-compromisse
luiz_eldorado
luiz_eldorado

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 30/07/2011
Reputação : 47
Número de Mensagens : 928
Prêmios : TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizpontes.tk/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty Re: TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.

Mensagem por Isaque Onix Sáb 24 Mar 2012, 18:02

não consegui fazer Sad
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos. Empty Re: TUTORIAL – Fazendo um jogo de loads externos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos