GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Tutorial] Jogo de labirinto 3D em 15 passos sem script

Ir para baixo

 [Tutorial] Jogo de labirinto 3D em 15 passos sem script Empty [Tutorial] Jogo de labirinto 3D em 15 passos sem script

Mensagem por ViniciusAssis Qui 14 Abr 2011, 16:46

Quem nunca jogou eu jogo de fps(Tiro em primeira pessoa)?
Nesse tuto, eu vou ensinar a fazer um jogo de fps 3D no game maker.

OBS: e necessário Game maker pro.

1) Baixa uma extensão chamada simplesmente de 3D {Link abaixo}:
http://www.yoyogames.com/resources/181/download

2) Estale está extenção no seu game maker {Se não souber como é só procurar em um topico aqui no GameMakerBrasil.}

3)Crie uma sprite simples {Uma bolinha por exemplo}. Crie uma sprite de um retangulo na vertical e horizontal, do mesmo tamanho.

4)Crie um objeto com o nome {player} e coloque a sprite da bolinha, depois Crie um objeto com o nome wall_vertical e outra com o nome wall_horisontal.

5) no create do player coloque a ação 3D start e set friction {se encontra no move} e coloque 0.2 (se quiser colocar a opção "use light" ou "Frog" é só colocar no create para adicionar um efeito melhor no seu jogo)

6) No steep do player coloque o codigo

Código:
direction -= (display_mouse_get_x() -display_get_width()/2)/10;
pitch += (display_mouse_get_y() -display_get_height()/2)/10;
pitch = max(min(pitch,100),-100);
display_mouse_set(display_get_width()/2,display_get_height()/2);

7) Adicione um evento "End Steep" e coloque o codigo:

Código:
{
  global.camsin = sin(direction*pi/180);
  global.camcos = cos(direction*pi/180);
}

Cool Adiciona comandos de movimento {Para frente Para tras} é só colocar no evento "up" e "down" o comando que veio na extenção.

9) Marca os objetos wall_horisontal e vertical como solidos.

10) Crie um objeto chamado obj_wall_basic (importante).

11) no objeto player coloque colisao com o objeto obj_wall_basic e coloque o codigo

Código:
{
  x = xprevious;
  y = yprevious;
  if (abs(hspeed) >= abs(vspeed) && 
      not place_meeting(x+hspeed,y,obj_wall_basic))
    { x += hspeed; exit;}
  if (abs(vspeed) >= abs(hspeed) && 
      not place_meeting(x,y+vspeed,obj_wall_basic))
    { y += vspeed; exit;}
  speed = 0;
}

12) crie 4 background com o tamanho 128x128 com o nome para ser as testuras do seu jogo

13 no draw dos objetos {menos o obj_wall_simple} coloque um comando com o nome: give 32x8 para a parede horizontal e 8x32 para a vertical e coloque as testuras que serao as paredes

14) no player coloque no evento draw, o comando give thigs better look 128x128 com as texturas que serao o piso e o teto

15) coloque os objetos wall como parente do objeto obj_wall_simple

Agore é só criar uma room com os objetos de acordo com a sua fase, e apreciar o seu jogo.
cheers
ViniciusAssis
ViniciusAssis

Data de inscrição : 13/04/2011
Reputação : -3
Número de Mensagens : 103
Prêmios :  [Tutorial] Jogo de labirinto 3D em 15 passos sem script Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos