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ajuda com agua!!!!

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ajuda com agua!!!! Empty ajuda com agua!!!!

Mensagem por Benjamim_M Dom 18 Mar 2012, 20:32

Oi, eu estou criando um jogo de plataforma aí eu criei uma agua... até ai tudo bem, o boneco até flutua e talz, mas eu quero fazer um negocio e num to conseguindo... na verdade duas coisas, 1° quando ele apertar seta pra baixo na agua ele descer e 2° quando ele estiver dentro d´agua ele poder pular.

e se souber responda blz?! flw!!
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Mensagem por henriquebr Dom 18 Mar 2012, 20:38

nao sei se esta certo, mas fassa isso:

Create (player):
Código:
na_agua=false

Step (player):
Código:
if na_agua=false{
na_agua=true
if keyboard_check(vk_down){y+=velocidade; sprite_index=nadando pra baixo //se nao tiver sprite nadando pra baixo retire esse trecho}}

Pular (ainda no step):
Código:
if na_agua=true{
if keyboard_check(vk_up){if !place_free(x,y+1){
vspeed=-14
}}
if place_free(x,y+1){
vspeed+=1
}}

Colisao com agua (no player):
Código:
na_agua=true
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Mensagem por Benjamim_M Dom 18 Mar 2012, 21:14

não deu certo :'/ eu não sei porque não deu certo! eu fiz tudo isso aí mas interferiu foi no pulo do personagem e não só quando ele estava na agua.
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Mensagem por saim Seg 19 Mar 2012, 10:36

henriquebr escreveu:Step (player):
Código:
if na_agua=false{
na_agua=true
...
Ehm... a variável sempre será true!

Olha, Benjamim_M, pra te ajudar sem interferir no resto do seu jogo, a gente precisa saber o que você já fez.
Você diz que o boneco até flutua, mas não sei como você está lidando com a água. Se é objeto, se é variável, como ele fica flutuando, se afunda ao entrar, como faz pra pular... mostre alguma coisa pra gente!
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Mensagem por Benjamim_M Seg 19 Mar 2012, 13:49

SAIM
eu coloquei no step do player pra ele ficar flutuando assim:

Código:
if place_meeting(x,y-4,agua){vspeed=-3}

aí ele flutua direitinho, mas o codigo que o HenriqueBr não fucionou...

e a agua é objeto mesmo, ela ta estilo minecraft porque eu não sei fazer de outro jeito.

e só falta isso no meu jogo! please! help-me!!!!


Última edição por Benjamim_M em Seg 19 Mar 2012, 13:58, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : faltou coisas :/)
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Mensagem por saim Seg 19 Mar 2012, 14:33

Olha, duvido de verdade que só falte isso, mas vamos lá.Isso soou ofensivo. Quero dizer que acredito que ainda falte um monte de polimentos (gráficos, menus, sons, etc), porque essa pergunta se refere à engine principal, que normalmente é acertada antes do resto dos recursos.
O que você fez foi definir uma velocidade ao entrar em contato com a água. Isso só deveria funcionar se você quisesse que ele ficasse pulando de fora da água pra dentro dela e vice-versa.
Assim: ele entra na água e a velocidade dele inverte, jogando ele pra fora, aí ele sai e a gravidade faz a velocidade inverter de novo. E isso eu estou considerando que existe gravidade em algum lugar não mencionado.

Bom, pra ele descer ao apertar pra baixo, basta definir a velocidade como positiva ao apertar a tecla. Assim: você está verificando se ele está em contato com a água, certo? Mantenha isso e, daí, antes de definir a velocidade como negativa, olha se a tecla está apertada. Se estiver, vai pra baixo, senão, vai pra cima.

Pra pular, se entendi direito, você quer que ele pule ao sair da água, não é?
Fácil, basta usar o mesmo código que você usa pra pular normalmente, só que SE ele estiver em contato com a água.
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Mensagem por Benjamim_M Seg 19 Mar 2012, 14:38

kra, não intendi muito bem.. você poderia colocar os codigos ensinando oque cada um faz não?! por que fica mais facil de aprender (pra mim almenos).

até que intendi alguma coisa, vou tentar, mas coloque os codigos mesmo pra ficar mais facil e eu trancar o topico de uma vez!

flw e obrigado pela ajuda!!

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Mensagem por saim Seg 19 Mar 2012, 15:15

Eu entendo que pra muita gente fica mais simples entender com um exemplo, mas eu sou radicalmente contra fornecer os códigos assim, de mão beijada. Por mais que eu acredite em você, fica aquele mosquitinho me perturbando, dizendo que eu fiz um trabalho pra você copiar e colar, sem ter entendido lhufas.
Vamos fazer o seguinte: eu vou repetir a explicação em forma de código e você vai traduzir pra linguagem do programa, ok?
Você está fazendo isso aqui:
Código:
SE está na água{
a velocidade é negativa
}
Eu estou te sugerindo o seguinte:
Código:
SE está na água{
SE está apertando pra baixo{
a velocidade é positiva
}
senão {
a velocidade é negativa
}
se apertou pra cima{
usa o mesmo código de pular que fora da água
}
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Mensagem por Benjamim_M Seg 19 Mar 2012, 15:29

Código:
if na_agua = true{
if keyboard_check_pressed(vk_down)
{velocidade=+4}
}
else{
velocidade=-4
}
// esse daqui debaixo eu ja sei//
if keyboard_check_pressed(vk_up)

acho que é assim, se eu errei me informe o erro ok?!
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