Curso GM Online - 5º Lição - 2º parte - Banco de dados

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Qualidade Curso GM Online - 5º Lição - 2º parte - Banco de dados

Mensagem por joaoneto em Seg 02 Fev 2009, 14:19

Na lição passada eu mostrei um pedacinho de como será o uso de banco de dados em nosso projeto de jogo online. Muito ainda está por vir e, para aqueles que se interessarem, eu tentarei responder a todas as dúvidas.
Nesta lição eu vou mostrar como construir uma tela básica de Login, usando alguns scripts e Objetos e validando se o usuário digitou mesmo o usuário e a senha. Vamos lá.

Se quiser montar este exemplo a parte, faça isso, ou agregue ao projeto da Aula 4. Tanto faz já que ainda não haverá comunicação com o banco.
Antes de mais nada baixe Este Script.
Após importá-lo para seu projeto, ele deve mostrar os seguintes Scripts:


Vou Explicar: O GM por padrão não possui controles de formulário, como campos de texto e botões. Há várias engines, Dlls e outros complementos que adicionam estes controles ao GM. Eu optei pelos scripts, que já possuem uma modificação feita por mim, por serem mais leves e não dispensar mais Dlls para o projeto Online.
Como metade do que precisa ser feito já foi, vamos agora construir os Objetos. Crie 3 objetos com os nomes abaixo:


No objLogin e no ObjSenha, Adicione um evento Draw, um Execute Code e nele coloque os scripts abaixo:

objLogin:
Código:

draw_text(x,y+5,"Login:");
global.login=input_box(x+60,y,256,"",true,false);

ObjSenha:
Código:

draw_text(x,y+5,"Senha:");
global.senha=input_box(x+60,y,256,"",false,true);

Observe que estamos usando variáveis globais.
Essas Globais serão instanciadas na criação do próximo objeto.

No ObjButton, adicione um evento Create e um Draw. Nos Dois um Execute Code e em cada um os scripts Abaixo:

ObjButton - Evento Create:
Código:

global.login = "";
global.senha = "";

ObjButton - Evento Draw:
Código:

if(button(x,y,"Login")){
    if global.login == "" {
        show_message("Preencha seu Login.");
        exit;
    }
    if global.senha == "" {
        show_message("Preencha sua Senha.");
        exit;
    }
    show_message("Logou !");
}
Observando os código acima, fica bem fácil entender o que ele faz.
Nos objetos de Login e senha, declaramos o script de inputBox(Caixa de texto) e passamos o valor retornado para as variáveis globais. No objeto Botão, declaramos o botão e validamos se ele foi clicado. Se sim, validamos se as variáveis globais possuem valor e caso não, abortamos o processo e devolvemos uma mensagem, caso sim apenas devolvemos uma mensagem de "Logou.".

De início, apenas a construção dos campos e uma forma de validação do preenchimento dos mesmos. Bem simples. Agora, crie uma room, e adicione os objetos, como na imagem abaixo:


E sua tela ao rodar o projeto ficará assim:


A construção da tela de Login foi bem simples. Agora teste. Tente Clicar em login sem escrever nada em algum dos campos. foi bem fácil.

Na próxima lição, faremos a inclusão do GMSQL, conectaremos ao banco e validaremos o usuário.

Até lá.

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Qualidade Re: Curso GM Online - 5º Lição - 2º parte - Banco de dados

Mensagem por Metal_X em Qua 11 Mar 2009, 03:55

Impressionante seus tutorias, vlw mesmo cara, vai ajudar muita gente inclusive eu que quero me dedicar nesse ramo de games... Até antes de ontem eu não sabia nada de programação, ainda num sei mas to começando a entender como ele funciona e o quanto pode ser complexa e variar tanto e mesmo assim obter um mesmo resultado, ou não...
Programação eh realmente desafiador, num eh atoa que os profissionais ganham tão bem...
Acho que vou me especializar mais em enredo e jogabilidade que eu me saiu melhor =D

De novo, obrigado pelos tutoriais!

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Qualidade Re: Curso GM Online - 5º Lição - 2º parte - Banco de dados

Mensagem por Mannoroth em Qui 14 Abr 2011, 21:12

Faz mais q 2 anos da última resposta, mas não vale a regra de não reviver topico aqui na seção de tutoriais.

Segui todas as partes do tutorial, mas aparece esse erro:

Código:
of Draw Event
for object objButton:

Error in code at line 10:
      if scr_login(global.login,global.senha){
          ^
at position 9: Expression expected

Se nao digitar login ou senha aparece msg avisando pra vc digitar login, ou senha, até aí tudo bem. Mas se digitar login ou senha(compativel ou nãocom o cod_user e cod_nivel do sqlyog), aparece esse erro ae.
Como solucionar?
Estou fazendo meu jogo mplay online e preciso fazer isso funcionar.
Se há alguem q entenda disso ativo no forum, favor me responder.
aqui tá o gmk pronto como o tutorial manda fazer:
http://www.2shared.com/file/IaTidPVq/online_abril-2011.html

e esse é o link das dll pra serem colocadas na mesma pasta do projeto:
http://www.4shared.com/file/83834960/ceed70be/GMSQL.html?dirPwdVerified=ad880d56

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