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Avaliação do level design

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Avaliação do level design Empty Avaliação do level design

Mensagem por Neutral Seg 20 Fev 2012, 19:56

Eu vejo que nas avaliações aqui no fórum, normalmente se leva em conta a Jogabilidade, os Gráficos, etc, etc. Mas não se leva em conta o Level Design do jogo. As vezes isso é até avaliado junto com a jogabilidade, mas é do mesmo modo errado, pois são coisas completamente diferentes.

Eu digo por experiência própria, o jogo pode ter uma jogabilidade perfeita e gráficos extraordinários, mas sem um Level Design descente vai ser uma experiência chata e monótona.

E quando falo em Level Design,falo posicionamento estratégico de obstáculos e inimigos na fase, do incremento gradual da dificuldade no decorrer do jogo, etc. Isso é extremamente necessário para que o jogo se torne uma experiência divertida e desafiadora.

Enfim, acho que é necessário que seja incluído esse quesito nas avaliações, pq eu vejo muitos jogos aqui que pecam bastante nessa parte e mesmo assim recebem uma nota altíssima.

Material interessante sobre o assunto:

http://playertwo.com.br/conteudo/super-mario-bros-d-aula-de-level-design/
http://essesgamesviolentos.blogspot.com/2011/09/introducao-ao-projeto-de-fases.html
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Mensagem por Licht Seg 20 Fev 2012, 20:11

Hmm... No meu jogo mais recente "Mupher Tower", o The King tinha avaliado os cenários (Level Design) junto com os gráficos, e também já tive várias outras avaliações onde também foi avaliado o Level Design.

Mesmo o Level Design sendo avaliado de alguma forma, seria muito bacana uma parte específica da avaliação falando sobre ele.

Level Design é realmente algo muito importante, e é uma das maiores chaves para proporcionar diversão no jogo. Isso é fato.

E obrigado pelos links o/ Viva os links! Action Web Page
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Mensagem por Carlos Mahnke Seg 20 Fev 2012, 20:54

Sugestão muito relevante, tomara que não acabe caindo no esquecimento.
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Avaliação do level design Empty Re: Avaliação do level design

Mensagem por Neutral Qui 23 Fev 2012, 13:15

Hmm... No meu jogo mais recente "Mupher Tower", o The King tinha avaliado os cenários (Level Design) junto com os gráficos, e também já tive várias outras avaliações onde também foi avaliado o Level Design.

Mesmo o Level Design sendo avaliado de alguma forma, seria muito bacana uma parte específica da avaliação falando sobre ele.

Level Design é realmente algo muito importante, e é uma das maiores chaves para proporcionar diversão no jogo. Isso é fato.

Então, é justamente isso, manter o level design numa categoria separada para a avaliação, pra não misturar com outras como está acontecendo.
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Mensagem por saim Qui 23 Fev 2012, 13:51

Há jogos em que o level design não existe. E isso acontece por causa do estilo do jogo, não porque o desenvolvedor seja falho.
Exemplos:
Asteroids, onde entra o level design? No máximo, no script de criação dos asteróides, mas isso pode perfeitamente se encaixar na categoria de programação.
Arkanoid e seus derivados. A mera colocação de tijolos especiais não pode ser comparada com o level design de um mário.
Jogos de esportes (acho que só o golfe pode ter algum level design).

Enfim, há jogos demais em que o level design é secundário ou inexistente. Nesses jogos, não tem sentido a avaliação. Então criar a obrigatoriedade de se avaliar o level design é contraproducente.

Particularmente, acho que o level design é parte importantíssima da jogabilidade. Ao ponto de um design porco arruinar um jogo que, de outra forma, seria primoroso. Ou de salvar um jogo irritantemente simples, como é o caso de inúmeros joguinhos em flash.
Quer dizer, não dá pra separar muito bem um do outro. Ou ambos funcionam bem, como um conjunto, ou o jogo é ruim.
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Mensagem por SIGILOSO Qui 23 Fev 2012, 14:33

Level design não é apenas a posição das plataformas na fase, e sim, o posicionamento, maneira de aparição, velocidade, dos obstáculos e objetos de interação com o jogador. Os blocos de um arkanoid compõe perfeitamente um level design, visto que eles influenciam diretamente na partida. Até mesmo a ordem em que os inimigos surgem na tela durante um scrolling shooter.

Eu não acho que seria necessário colocar o level design como um tópico exclusivo nas avaliações, pois é algo referente à jogabilidade, embora uma atenção maior a este quesito seria muito interessante, e faria o pessoal do forum focar mais nessa área.
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Mensagem por shatterhand2 Qua 21 Mar 2012, 23:14

"Level Design" só existe quando o jogo tem "Levels".

É parte do gameplay, então é ai que ele deve ser avaliado.
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