Curso GM Online - 3º Lição - Comunicação entre Clients -> Chat

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Qualidade Curso GM Online - 3º Lição - Comunicação entre Clients -> Chat

Mensagem por joaoneto em Seg 02 Fev 2009, 14:12

Na aula passada iniciamos nosso aprendizado sobre o uso da SOC – Simple Online Communication, uma das melhores Dlls de TCP já feitas para o GM.

Hoje iremos fazer um sistema simples de comunicação, um Chat. Com poucas linhas de código, e usando o DirectServer (usado na aula passada como servidor) poderemos fazer um chat simples.
Vamos usar o exemplo que foi construído na aula passada. Ele já possui a soc.dll, os scripts, e um objeto de inicialização. Nesta aula, para poder “escrever” na tela, estaremos trabalhando com o Evento Draw. Vamos lá.

Abra o projeto Client, aquele que foi construído na aula passada. No objeto objStart, no evento Create, abra o Execute Code. Adicionaremos a ele algum código.Antes do código existente, adicione as variáveis nome e texto, Assim:
Código:
nome = "";
texto = "";
Logo após, preencheremos a variável texto com um array de objetos vazios. Esta variável será nossa “caixa de texto” que armazenará e exibirá os textos que os usuários conectados escreverão e enviarão.
Código:
for(i=0; i<28; i+=1) {
  texto[i]="";
}
Estou colocando 27 itens visíveis, mas este valor pode ser mudado. Não entrarei em muitos detalhes de como embelezar o chat, pois a nossa intenção aqui é aprender a usar a soc.
Para que pelo menos os usuários possam se “identificar” no chat, vamos colocar um get_string, que recuperará o nome do usuário para ser usado depois nas mensagens.
Código:
nome=get_string("Qual o seu nome?", "Maker "+string(floor(random(1000))));
A partir de agora, sempre me referirei ao usuário conectado como player.
Vamos falar sobre comunicação. Para se comunicar, usamos os seguintes comandos da SOC:

message_send( id, player, valor);
Envia uma mensagem a um player específico, com ID e valor. Se player for 0(zero) a mensagem é enviada a todos os que estiverem conectados(pensou na possibilidade de uma sala privada??)
message_receive();
Checa se chegou alguma mensagem.
message_id();
retorna o ID da ultima mensagem recebida.
message_player();
retorna o ID do player que enviou a ultima mensagem.
message_value();
retorna o valor da ultima mensagem recebida.

Usando os comandos acima, é que vamos fazer toda a comunicação entre o Listener e o Client, e de Client para Client.

Não pense que, usando 0 no player, você não precisa do Listener, muito pelo contrário, é ele que, ao receber uma mensagem com player = 0 é que redireciona a mensagem para todos os players online.

Voltemos ao Código. A primeira coisa a fazer é “avisar” a todos os players online que você entrou. Para isso, coloque o seguinte código logo após o código já existente:
Código:
message_send(1, 0, nome+" entrou na sala.");
A esta altura, o código do seu Evento Create deve estar assim:
Código:
nome = "";
texto = "";
for(i=0; i<28; i+=1) {
  texto[i]="";
}
nome=get_string("Qual o seu nome?", "Maker "+string(floor(random(1000))));
//Iniciando o Socket
soc_init();
//Conectando ao servidor
if (!player_connect(8040, "localhost")) {
    show_message("Falha ao Conectar no servidor.")
    soc_free();
    game_end();
}
message_send(1, 0, nome+" entrou na sala.");

Então vejamos, passo a passo o código acima:

  • Ao iniciar, declaramos as variáveis que serão usadas nos textos.
  • Recuperamos o nome do player.
  • Iniciamos a Dll.
  • Tentamos conectar(o qual se não conseguir encerra a aplicação).
  • Enviamos uma mensagem que entramos na sala.


Agora a parte importante. Não basta apenas dizer que chegamos, precisamos averiguar a todo momento se chegou alguma mensagem, e poder digitar textos e envia-los. Vamos então.

Adicione um Evento Step e nele um Execute Code. Agora adicione este código:
Código:
// Checamos se alguma mensagem chegou
if(message_receive()) {
  switch(message_id())
  {
  case 1:
    // Se sim, colocaremos ela no array de strings
    // Primeiro movemos todos para cima
    for(i=0; i<27; i+=1) {
      texto[i]=texto[i+1];
    }
    // Finalmente adicionamos a string que chegou
    texto[27]=message_value();
    break;
  }
}
Foi fácil. Agora, toda mensagem que chegar, será colocada na “fila” de mensagens.

Vamos analizar o que foi feito ali em cima:

  • Validamos se chegou alguma mensagem. Se sim:
  • Usamos um case para saber se é o ID de mensagem que esperávamos. Da forma como foi feito no case, podemos enviar mensagens diferentes, com propósitos diferentes.
  • Subimos os textos na fila do array.
  • Colocamos o texto que chegou no Array.


Agora, vamos exibir as mensagens que chegarem.

Adicione um evento Draw, nele um execute Code e adicione o Código:
Código:
// Desenharemos todas as linhas do array
for(i=0; i<28; i+=1) {
  draw_text(10, 10+i*16, texto[i]);
}
// finalmente desenhamos o que se está digitando
draw_text(10, 454, ">> "+keyboard_string);
Estamos indo bem, configuramos a inicialização, a validação e a execução do nosso Chat. Mas ainda falta algo principal... Como vamos escrever?? Essa vem agora:

Adicione um Evento Press, Nele um Execute code e coloque o seguinte código:
Código:
//Primeiro subimos as strings
for(i=0; i<27; i+=1) {
  texto[i]=texto[i+1];
}
// finalmente colocamos a string escrita, mais o nome.
texto[27]=nome+": "+keyboard_string;
// agora a enviamos
message_send(1, 0, nome+": "+keyboard_string);
keyboard_string = "";
Observe que fizemos o mesmo passo de subir a string e adicioná-la ao final do array, como no evento Step.
Fizemos isso por uma simples razão:

“A string enviada para o Listener, mesmo estando com player = 0, não retorna para quem a enviou”.

Ou seja, devemos fazer do Lado Client aquilo que será feito do Lado Listener, para que vejamos o que aconteceu. Se o passo acima não for feito, todos os outros players verão a sua mensagem, menos você. Ao final, usamos o message_send, para enviar o que digitamos.

A esta altura, podemos testar nosso Chat. Mas antes, para evitar erros, objetos instanciados na memória entre outras coisas, vamos adicionar um evento de saída.

Adicione um Evento Press, coloque um Execute code e nele o código:
Código:
// Dizemos aos outros players que estamos saindo.
message_send(1, 0, nome+" saiu.");
// Desconectamos do Server.
player_disconnect();
// desalocamos a DLL.
soc_free();
// e finalizamos o jogo.
game_end();
Examinando o código acima, é bem fácil ver o que acontece. Enviamos uma mensagem, dizendo que estamos saindo, desconectamos do Listener, liberamos a dll e finalizamos o jogo.

Para podermos testar, precisamos compilar o executável, pois vamos abrir duas instancias do Client.
Para compilar, vá no menu File -> Create Executable, como na figura abaixo:


Após compilar, execute o Directserver(os passos de execução foram explicados na aula anterior) e execute duas instancias do Client.exe. Ao clicar em OK em uma delas, na outra aparecerá o texto que “o fulano entrou na sala.”. experimente digitar textos nas duas janelas, apertar enter e, para sair, não feche no X da janela, aperte ESC(nosso comando de saída, lembra??)


Acabamos de entrar no que eu chamo de “esqueleto” de um jogo Online. Pense, você consegue se conectar a um servidor (Listener), dizer quem você é, enviar uma mensagem para que todos os que estiverem conectados possam ler, e ler as mensagens que todos enviarem.

Nosso chat ficou meia-boca, dava pra fazer bem melhor. Mas a intenção da aula foi concluída, dar os primeiros passos na comunicação entre Clients, através do Listener, enviando e recebendo informações.

Isto que foi mostrado aqui é a ponta da ponta do Iceberg. O GM é capaz de muito mais, mas muito mesmo, bastando saber como desenvolver. Alguns dirão:
“Mas pra quê que eu vou perder tempo com isso, se o Netplay me dá isso pronto??”
Eu sou um profissional. Me tornei profissional por querer sempre mais, aprender mais, inovar mais, e melhorar mais. Usar GM pra fazer jogo é coisa de quem já sabe o que quer, não apenas tenta. E eu estou aqui por estes, que sabem o que querem, e conseguirão.

Por hoje é só. Na próxima aula, veremos como é simples fazer um “Pong” usando o SOC.

Até lá.


Última edição por joaoneto em Qua 04 Fev 2009, 14:14, editado 1 vez(es)

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Mensagem por vinians em Seg 02 Fev 2009, 17:03

Minha nossa, ótimo tutorial, não só pelo conteúdo, mais pela forma como você explica. Espero fazer meu RPG On Line rapidamente com suas explicações. Parabéns!!!!!!

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Mensagem por Hélio em Seg 02 Fev 2009, 21:21

Realmente Muito boM!

quando eu começei no GM free eu usava seu tutorial SEMPRE

mas quando baixei o GM pro, eu aprendi a me virar um pouco...

sem querer ofender mas preferia suas aulas antigas xD

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Mensagem por joaoneto em Seg 02 Fev 2009, 21:59

smeraudo escreveu:Realmente Muito boM!

quando eu começei no GM free eu usava seu tutorial SEMPRE

mas quando baixei o GM pro, eu aprendi a me virar um pouco...

sem querer ofender mas preferia suas aulas antigas xD
Eu fico feliz em saber que você leu minhas aulas quando eu começei com o GM, a muito tempo atrás. Realmente elas poderiam parecer mais interessantes mesmo pois eu tratava dos detalhes do GM, como contruir cenários, falei muito sobre colisão e até comecei o esqueleto de um simples jogo de Plataforma 2D.
Mas os tempos mudam. Fazer um game Online com certeza é uma curiosidade grande de muitos, e estou aqui pra tentar facilitar a coisa.
Mesmo assim obirgado, tentarei encontrar nos meus arquivos as primeiras aulas e quem sabe eu não as posto também. Twisted Evil

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Mensagem por valfogo em Ter 03 Fev 2009, 02:23

FIko Simplesmente... MARA!

Happy

dahora, lets continue

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Mensagem por ETraud em Sex 17 Abr 2009, 18:16

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object objStart:

Error defining an external function.


????

ETraud

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Mensagem por joaoneto em Seg 04 Maio 2009, 09:00

ETraud escreveu:___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object objStart:

Error defining an external function.


????
A dll SOC deve estar na pasta do seu projeto, junto com ele.

joaoneto

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Mensagem por Natch em Qua 02 Set 2009, 01:21

mais uma óptima aula...

*não sei se estou a fazer algo de errado em reviver esses tópicos, mas é que eu estou a ler essas aulas agora...
E ler um tópico, aprender com ele, e depois não agradecer dizendo que leu, isso é mau...
ao menos do meu ponto de vista

Natch

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Mensagem por André Gustavo em Qua 02 Set 2009, 10:28

@REVIVEU TOPICO
LEIA AS REGRAS DO FORUM ;)

André Gustavo

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Mensagem por CPinheiro em Qua 02 Set 2009, 10:51

Não sei se isso conta como reviver um tópico (por se tratar de um tutorial), mas se você quer evitar esse tipo de coisa, você pode agradecê-lo nos créditos de seu jogo. (=

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Mensagem por patofu3.0 em Qui 17 Set 2009, 22:31

cara nao ta

patofu3.0

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Mensagem por patofu3.0 em Qui 17 Set 2009, 22:36

cara nao da o meu da erro sera que alguem pode me ajudar da isso:
daisso me ajudem

patofu3.0

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Mensagem por patofu3.0 em Qui 17 Set 2009, 22:38

da um erro gigantesco depois do erro eu o apago e da uma telinha perguntando qual seu nome tem la maker (numero) quandoaperto em ok da outro erro

patofu3.0

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Mensagem por doidobr em Qui 17 Set 2009, 22:39

patofu3.0 escreveu:cara nao ta

Oque você quis dizer?
Se não foi sobre o tópico foi um tremendo flood...

Edit: Cuidado,post duplo!

doidobr

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Mensagem por tavares199551 em Dom 14 Mar 2010, 23:14

o meu quando eu entro sem decopilar ele entra normal mas quando eu decopilo ele pra .exe eu escrevo o nome e depois aparese essa mnsagem... que isso?? porque ta dando isso??

Spoiler:

__________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object objStart:

Error defining an external function.
ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aeeeee se mi puderem ajudar aiii o mais rapido pusivel

tavares199551

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Mensagem por jpaulo em Sab 14 Ago 2010, 18:05

muito bom mesmo

jpaulo

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Mensagem por shaedol em Sex 24 Set 2010, 22:23

como assim eveno press?

shaedol

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Mensagem por Furious God em Ter 12 Out 2010, 16:47

msm coisa de shaedol
n tem evento press

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Mensagem por Denis Lemos em Ter 12 Out 2010, 16:55

shaedol escreveu:como assim eveno press?

Furious God escreveu:msm coisa de shaedol
n tem evento press

Evento Keyboard, Key Press ou Key Release

Quando ele diz evento Press, siginifica no evento de apertar uma tecla a sua escolha, que no caso seria o Key Press !

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Mensagem por Furious God em Ter 12 Out 2010, 18:12

Key press >any key?
msm assim dah isso

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object objstart:

Error defining an external function.


e o programa tah na msm pasta do meu executable

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Mensagem por Gabreel em Ter 12 Out 2010, 18:21

A DLL tem que estar na mesma pasta.

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Mensagem por Furious God em Ter 12 Out 2010, 18:29

mas ela esta :/
oq pode ser?
eh assim?:
Key press >any key?

Edit 12/10/2010 às 10:17:

e????
ninguém respondeu

Edit 12/10/2010 às 11:14:

ninguémmmmmmmmm??
Editado por Alex FC: Usuário alertado por flood e Post triplo.

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Mensagem por Furious God em Qui 14 Out 2010, 16:45

OK, desculpe pelo post triplo,mas ninguém respondeu, estou desesperado

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Qualidade Re: Curso GM Online - 3º Lição - Comunicação entre Clients -> Chat

Mensagem por Mr. Kaleb em Qui 14 Out 2010, 17:02

VocÊ pode ter esquecido de extrair alguma Dll

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Mensagem por Henrique_GJ em Sex 29 Out 2010, 20:41

Ola galera, sei que revivi um topico mas acho que foi por uma boa causa geek to zoando, é que eu queria muito aprender a fazer um multiplayer (sei que não começamos da noite para o dia mas temos que tentar pra conseguir) e quando eu tava fazendo a .GMK que o cara ali em cima mandou deu erro :B ou melhor, centenas se não milhares deles

apareceu (tenho certeza de que fiz TUDINHO certo sem tirar nem por Happy) a janelinha de erro

fui concertando 1 por 1 até não conseguir mais

alguém pode me ajudar? falar se deu erro aí tbm mas vc resolveu e não falou nada, se tem mais alguma coisa qualquer que tem que fazer que não tenha no tutorial... etc...

nem da pra falar que erro que é porque alguns eu consegui resolver e porque tbm são muitos logo não é um bugzinho qualquer

peço MIL DESCULPAS por ter revivido o topico mas espero que me compreendam... :oops: e não leia isso sem responder pois o topico pode morrer e eu não vou poder fazer post duplo :cry:


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Qualidade Re: Curso GM Online - 3º Lição - Comunicação entre Clients -> Chat

Mensagem por Lauro em Qua 10 Nov 2010, 23:39

no meu ta escrito falha ao conctar faço td direitinho dos tutus anteriores e desse.Estranho né?

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Mensagem por jaws em Dom 28 Nov 2010, 00:29

Ele esqueceu de mencionar uma coisinha:

O evento é: Key press > ENTER

(para enviar mensagem)

E o outro é: Key press > Esc

(para sair do chat)

só isso se fizer tudo certo na mesma pasta do soc da certo.

jaws

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Qualidade Duvida

Mensagem por Joker em Qua 01 Dez 2010, 21:28

Cara sei eu fazer do jeito ke ta aki vai da certo ou eu tenho que ver a liçao 2 e 1 ..si tiver que ver onde elas estâo..?????????

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Mensagem por dudu1997 em Sab 17 Dez 2011, 09:26

No meu chat é só eu escrever um letra q ele envia sozinho me ajudem eu quero escrever mais.

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Mensagem por superrafao em Qua 20 Jun 2012, 21:41

O link da aula 2 esta quebrada =(
Postei aqui porque la esta trancado.

superrafao

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Mensagem por ekuhnen em Sex 26 Out 2012, 14:50

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object objStart:

In script message_send:
In script buffer_create:
Error in code at line 5:
/* buffer_create();Creates a new buffer, and returns its id.*/return external_call(global.___SOC_BUFFER_CREATE);
^
at position 29: Unknown variable ___SOC_BUFFER_CREATE




Oque pode ser??

ekuhnen

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Qualidade Re: Curso GM Online - 3º Lição - Comunicação entre Clients -> Chat

Mensagem por ekuhnen em Sex 26 Out 2012, 15:03

a duvida acima já foi resolvida. Coloquei dois eventos create separados. Um para a conexao e o outro pro chat e deu tudo certo

ekuhnen

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Qualidade Re: Curso GM Online - 3º Lição - Comunicação entre Clients -> Chat

Mensagem por !!Game Play!! em Seg 17 Dez 2012, 20:04

ERROR in
action number 1
of Key Press Event for Key
for object objStart:

Illegal argument count calling script "message_send".
Script requires 4 arguments, 3 have been supplied.


me ajudem pf

!!Game Play!!

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Qualidade erro

Mensagem por oliota em Qua 14 Ago 2013, 04:06

quando inicio o chat com 2 clients
se eu sair com o cliente 2 antes do 1 trava tudo e fechar o servidor

oliota

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Mensagem por DevMinuzzo em Seg 13 Out 2014, 20:35


___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_Start:

In script message_send:
Error in code at line 14:
/* message_send( id, player, value);Sends a message.id - The message id.player - The player.value - The string to send.*/var buf, cur, size, i;// Create a buffer.buf=buffer_create();// Fills it.buffer_add(buf, global.SOC_BYTE, argument0);if(global.___SOC_PLAYER_HOST) { if(argument3==0) { buffer_add(buf, global.SOC_SHORT, 1); } else { buffer_add(buf, global.SOC_SHORT, argument3); }} else { buffer_add(buf, global.SOC_SHORT, argument1);}buffer_add(buf, global.SOC_BYTE, min(255, string_length(argument2)));buffer_add(buf, global.SOC_STRING, min(255, string_length(argument2)), argument2);// If we are hosting...if(global.___SOC_PLAYER_HOST) { // If the message is for all players... if(argument1==0) { size=ds_map_size(global.___SOC_PLAYER_MAP); cur=ds_map_find_first(global.___SOC_PLAYER_MAP); // Loop through all players and send the message to them. for(i=0; i ^
at position 11: Unknown variable ___SOC_PLAYER_HOST

O que eu faço?

DevMinuzzo

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