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rafaelviodres1, Vikintor

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tiro na direção do sprie

em Dom 01 Fev 2009, 05:02
Olá pessoal!
Eu gostaria de saber como fazer o tiro ir na direção que o sprite está?
Exemplo: Em um jogo de plataforma; o player segue para a direita, quando eu atiro, o tiro vai para a direita e quando o player segue para a esquerda o tiro também tem que ir pra esquerda.

Por favor galera como fasso isso?

Ficarei muito agradecido bounce
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Re: tiro na direção do sprie

em Dom 01 Fev 2009, 08:26
você provavelmente deve ter uma var para identificar se o char esta virado para o lado direito ou esquerdo certo emta vamos supor q ela se chame direita e q quando seu valor for true o char esta virado para direita e se for false o char esta virado para esquerda.

e vc deve ter também um script que diz o seguinte aperto tal botão e cria um obj_bala em uma determinada velocidade se for é só vc fazer a seguinte modificação.

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space){// espaso como exemplo
    ID = instance_create(x,y,obj_bala)//cria a bala
    if direita == true{//identifica seu lado
        ID.speed = 25 //se direita velocidade positiva
    }else{
        ID.speed = -25//se esquerda velocidade negativa
    }
}
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Re: tiro na direção do sprie

em Dom 01 Fev 2009, 12:00
como eu fasso a variavel?
Eu queria saber como fazer para o joystick tambem?
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Re: tiro na direção do sprie

em Dom 01 Fev 2009, 12:40
Bom, complementando o que o Reddragon disse, vamos por etapas:
Primeiro no evento CREATE vamos "criar" essa variável.
Evento CREATE:
Código:

DIREITA=1; //valor para "direita"
ESQUERDA=2; //valor para "esquerda"
direcao = DIREITA; //direção atual
Agora vamos determinar a direção no evento STEP
Evento STEP:
Código:

if (keyboard_check(vk_left) or joystick_direction(1) == vk_numpad4)
{
  x = x - 4; direcao = ESQUERDA;
}
if (keyboard_check(vk_right) or joystick_direction(1) == vk_numpad6)
{
  x = x + 4; direcao = DIREITA;
}
Pronto, agora vc sabe pra que lado esta virado o seu Char. Atenção aqui estou supondo que vc tenha um joystick conectado no seu micro. Vc pode testar isso com a função joystick_exists(1), isso fica a seu critério.
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Re: tiro na direção do sprie

em Dom 01 Fev 2009, 15:19
Obrigado caras!
valew!!!
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