Linguagem Lua.

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Linguagem Lua.

Mensagem por Meokor em Qui 01 Mar 2012, 12:30

Ola a todos!

Pessoal estou com uma dúvida. Andei fazendo algumas pesquisas sobre a linguagem LUA (que é bastante utilizada em jogos), mas não vi nenhuma utilidade, uma vez que ela é uma linguagem de script que vem junto com o executável, sendo assim o usuário final pode modificá-la se tiver algum conhecimento em programação.

Já li em alguns artigos que há jogos que o pessoal escreve a IA usando LUA. Ai eu penso: Seria a mesma coisa de disponibilizar o código do projeto para o usuário, pior se ele não sabe editar corretamente e dar algum bug, mesmo que tenha feito o tratamento de erro no programa host, dependendo do erro o programa nem será aberto. Estou certo?

Se sim, terei que mudar alguns planejamentos aqui...

Obrigado pela atenção,
Forte Abraço!

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Re: Linguagem Lua.

Mensagem por Mr.Brum em Qui 01 Mar 2012, 13:44

tava lendo um pouco sobre ela hoje...
Mais específicamente alguns minutos antes desse tópico!
Pelo que eu entendi, ela é uma linguagem de complemento, construída para trabalhar com outras linguagens.
Ela é rápida e produtiva,e tem um sistema próprio chamado de tabelas que funciona semelhante a um banco de dados.
já o caso dela ser aberta, quer dizer que vc pode modificá-la para uso !
(eu axo)

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Re: Linguagem Lua.

Mensagem por Meokor em Qui 01 Mar 2012, 14:57

Valeu pela resposta parceiro!

Mas tipo, se eu criar um jogo usando lua, meus scripts ficarão disponíveis dentro de alguma pasta, sendo assim o usuário (jogador) poderá modificá-lo.

Já tive a oportunidade de trabalhar com lua uma vez em um MMORPG, mas aí os usuários não tinham acesso ao script lua, uma vez que ele se residia no servidor. Agora se estamos a desenvolver um jogo "single player", não consigo ver muita utilidade.

Ela seria uma mão na roda se tivesse como compilar os scripts, dai o programa (jogo) carregaria os scripts e se alguma hora for necessário fazer algum update em algum código, só seria necessário modificar o código do script específico sem a necessidade de compilar o jogo e repassar todo o executável para o jogador.

Bom, é isso ai, espero que tenha entendido meu ponto de vista.
Abraços.

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Re: Linguagem Lua.

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