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MRPG 2D duvidas

em Sab 25 Fev 2012, 01:45
Ola a todos, sou novo aqui no Game Maker Brasil.
Parabens a todos pela otima comunidade!
Sem mais enrolar, vamos la...
Eu estou com algumas ideias na cabeça, para criar um mrpg(2D), e gostaria que vocês me ajudassem...
Primeiramente, estou pensando em fazer algo pequeno, "um beta", para ter um conhecimento melhor com esse genero de jogo.
Mas eu gostaria de saber se eu estou no lugar certo, isto é, o game maker suportaria um jogo de "grandes estruturas" ? (Com o conhecimento adequado, seria possivel eu criar um jogo como... "Terraria", por exemplo, com o multiplayer e todas sua jogabilidade funcionando sem nenhum* lag ?)
Seria melhor eu usar uma engine pronta para um mrpg ?
Por é isso, Razz
Um bejo do gordo pra todos! Very Happy


Última edição por lucazn1 em Seg 27 Fev 2012, 22:41, editado 1 vez(es)
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Re: MRPG 2D duvidas

em Sab 25 Fev 2012, 08:56
Esse é o problema dos iniciantes querrem começar com um super jogasso. Meu amigo, começe por isso: http://gmbr.forumeiros.com/t18692-indice-de-tutoriais e entre nas aulas do reddragon, vai aprender e basico e entao vai fazer um joguinho super podre, e ai você vai se aprofundando, ai vc cria um joguinho bom, ai com 5 anos mechendo no GM vc faz um troço desses:


OBS: Aff ele exclui os videos da parte de fora, na guerra com granadas armas, indios... XD

Ai vc fica Like a boss e pode vender um jogo. Mas lembresses, nunca fassa antes da hora o que vc ainda n aprendeu.
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Re: MRPG 2D duvidas

em Sab 25 Fev 2012, 09:10
Esse é o problema dos iniciantes querrem começar com um super jogasso. Meu amigo, começe por isso: http://gmbr.forumeiros.com/t18692-indice-de-tutoriais e entre nas aulas do reddragon, vai aprender e basico e entao vai fazer um joguinho super podre, e ai você vai se aprofundando, ai vc cria um joguinho bom, ai com 5 anos mechendo no GM vc faz um troço desses...

O iniciante também tem capacidade.Se ele se aprofundar para valer,com menos de um ano ele faz um jogaço.Basta ter capacidade e força de vontade.Mas concordo plenamente que temos que começar do início,ou seja,do básico.
Seria melhor eu usar uma engine pronta para um mrpg ?
Depende da situação e depende também de quem vai providenciar esta engine.Neste caso sugiro que estude um pouco sobre os conceitos necessários para criação deste MRPG 2D .
Estude um pouco e logo logo você vai conseguir.
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Re: MRPG 2D duvidas

em Sab 25 Fev 2012, 09:15
Sim eu tenho 1 ano de GM e tenho um jogo com nota A, nem por isso considero um jogaço, acho uma coisa media, um jogaço e troço desses que eu mostrei ai em cima. Mais a dica é leia tutos e depois aplique o que aprendeu na pratica.
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Re: MRPG 2D duvidas

em Sab 25 Fev 2012, 11:33
Obrigado pelas respostas, desculpa pela perguntas de "iniciante", mas se agente tiver medo de tirar as nossas duvidas, nunca conseguiremos fazer nada.
Eu tenho uma experiencia intermediaria com python e agora estou querendo me começar com C++ ou GML (ou talvez os 2 Razz)...
Sobre fazer jogos basicos, bom... Honestamente hoje é o meu "terceiro" dia com o game maker e eu ja consegui criar 2 joguinhos simples (shoters), acho que minha experiencia com python esta me ajudando bastante Very Happy
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Re: MRPG 2D duvidas

em Sab 25 Fev 2012, 11:36
Bem,aos poucos você pega o jeito.
Uma certa experiencia com programação ajuda muito na hora de programar em GML,pois o GML e bem similar as linguagens de programação comuns.

Vai aprofundando e alcance seus objetivos.E não se esqueça de ler bastante para conseguir obter um bom conhecimento.
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Re: MRPG 2D duvidas

em Sab 25 Fev 2012, 11:40
Olha, eu estou pensando criar um tutorial sobre como criar jogos RPG no Game Maker, e para isso estou montando uma engine básica que lembre o esquema do RPG Maker VX.
Primeira pergunta escreveu:Mas eu gostaria de saber se eu estou no lugar certo, isto é, o game maker suportaria um jogo de "grandes estruturas" ? (Com o conhecimento adequado, seria possivel eu criar um jogo como... "Terraria", por exemplo, com o multiplayer e todas sua jogabilidade funcionando sem nenhum* lag ?)
Talvez, o Game Maker foi criado com o proposito principal para criar jogos básicos porém bons, mas se você quer mesmo fazer um jogo ao nível de Terraria, o Game Maker pode ajudar fazer, até porque é até básico o jogo, mas jogos ao nível do PS3 por exemplo, recomendo programas mais avançados.
Segunda pergunta escreveu:Seria melhor eu usar uma engine pronta para um mrpg ?
Bom, sugiro que não use, e sim estude bastante tutorias, comece por algo básico, tipo eu, um labirinto e depois poderá fazer tudo isso ser usar se quer uma engine pronta, e eu digo, até hoje não usei se quer uma engine para meus projetos.
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Re: MRPG 2D duvidas

em Dom 26 Fev 2012, 15:29
Poh galera, valeu mesmo pelas respostas Very Happy
Eu ja começei alguns tutoriais e ja estou desenvolvendo meu rpg, e estou achando bem facil, pois pelo que aprendi, um rpg funciona basicamente por variaveis, e como eu usava bastante no python, então ta bem facil =]
So mais uma coisa... Se alguem poder me passar o link de um -bom- tutorial sobre saves (basico/avancado, whatever) eu agradeço. : )
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Re: MRPG 2D duvidas

em Dom 26 Fev 2012, 16:14
Qualquer jogo funciona por variáveis, filho. Happy E quanto ao save, tem dois modos: o basicão elevado com básico, e o universal (que é simples, prático e funcional).

O basicão é usando as funções game_load() e game_save() do Game Maker. O game_save() salva um arquivo com a extensão que você quiser, contendo o estado do jogo que estava na hora que você salvou (variáveis, posição dos objetos etc)
Código:
game_save("arquivo.sav");
O game_load vai ler este arquivo e mostrar o jogo no estado que foi salvo. É a mesma sintaxe do outro: o argumento é o arquivo e sua extensão
Código:
game_load("arquivo.sav");
O universal você já sabe (ou não). Cria-se um arquivo com os dados numa ordem pre-definida pelo programador, e o jogo os lê nesta mesma ordem e coloca-os nas respectivas variáveis. Como em qualquer jogo feito em C, Python, Java e afins. Prefiro este último, pois sabe como é, é mais profissional.
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Re: MRPG 2D duvidas

em Dom 26 Fev 2012, 17:07
hm, em meus programas com python eu -acho que- usava o segundo tipo... Não sei se era a mesma coisa, mas era mais ou menos assim que as informações ficavam salvas no arquivo (.ini):

Código:
players
{
        nome= fulano
        conectado
        {
        dia= 1
        mes= 1
        ano= 2012
        }
        cor_favorita= vermelho
}
e dps usava o codigo, "if fulano in players/get cor_favorita players/fulano"

éee, mais ou menos isso... Razz
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