Jogos pesados travam na hora de executar ?

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Resolvido Jogos pesados travam na hora de executar ?

Mensagem por Animarcelo em Sex 24 Fev 2012, 16:01

Eu criei uma versão DEMO de um projeto e ela ficou muito pesada.Depois eu eliminei algumas coisas inúteis e diminuiu para a metade do peso,mas mesmo assim continua pesado.
Talvez haja algum problema na hora de executar a versão completa ?
Já vi aqui no fórum algumas formas de deixá-lo mais leve e ajudaram(mas,como eu disse,ainda está pesado)


Última edição por Animarcelo em Sex 24 Fev 2012, 19:09, editado 1 vez(es)

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Resolvido Re: Jogos pesados travam na hora de executar ?

Mensagem por Need 90 em Sex 24 Fev 2012, 16:18

Tem um programa chamado compresser, ele diminui um monte o peso do jogo, se quiser é só pedir que eu te passo.

Outras formas :
-Usando a DLL Cleanmem
-Convertendo qualquer formato de som para .wav/.mid ou formatos menores
-Usando o instance_deactivate

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Resolvido Re: Jogos pesados travam na hora de executar ?

Mensagem por Animarcelo em Sex 24 Fev 2012, 16:28

Obrigado...vou ver se acho algum tutorial de instance_deactivate.

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Resolvido Re: Jogos pesados travam na hora de executar ?

Mensagem por saim em Sex 24 Fev 2012, 16:35

Não carece de um tutorial. O manual é bem detalhado nesse assunto.
Tem um manual traduzido aqui na comunidade (em algum lugar, eu SEI que tem...).

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Resolvido Re: Jogos pesados travam na hora de executar ?

Mensagem por Animarcelo em Sex 24 Fev 2012, 17:15

Ok eu vou procurar,mas não agora, não estou com pressa.
O que eu quis dizer foi que vou procurar algo ensinando como usar e explicando oque é.

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Resolvido Re: Jogos pesados travam na hora de executar ?

Mensagem por Lauro em Sex 24 Fev 2012, 17:26

Desativando instâncias
Esteja ciente de que a desativação e ativação de instâncias podem levar a
problemas inesperados. Então você é fortemente aconselhado a não usar esse
recurso, exceto para a situação muito simples como os descritos abaixo. O recurso
é principalmente na deixar a versões anteriores compatíveis.
Quando você criar uma room grande, por exemplo, em jogos de plataforma, com uma
vista pequena, muitas instâncias se encontram fora da vista. Tais instâncias ainda estão
ativas e executam os seus eventos. Além disso, ao executar verificações de colisão
dessas instâncias são levadas em conta. Isso pode gastar muito tempo, que muitas vezes
não é necessário. (Por exemplo, muitas vezes não é importante se as instâncias movem
fora da vista.) Para resolver este problema o Game Maker contém algumas funções para
desativar e ativar instâncias. Antes de usá-las você deve se entender claramente como
elas funcionam.
Ao desativar as instâncias elas foram de alguma forma removidas do jogo. Elas não são
mais visíveis, nem todos os eventos são executadas por elas. Portanto, para todas as
ações e funções elas não existem mais. Isso economiza muito tempo, mas você tem que
ter cuidado. Por exemplo, quando você excluir todas as instâncias de um tipo particular,
instâncias desativada não são excluídas (porque elas não existem). Portanto, não acho
que um jogador que pega uma chave pode desbloquear uma porta desativada. Também
instâncias persistentes desativadas não são movidas para a próxima room (mesmo que
sejam persistentes). Certifique-se também que depois que você desativar uma instância
não execute código para ela. Isso pode acontecer em especial quando uma instância
desativa-se. Em geral, é melhor você nunca ter uma instância que se desative.
O erro mais importante que você pode fazer é desativar a instância que é responsável
pela ativação. Para evitar isso algumas das rotinas abaixo permitem que você insista que
a instância chamada não deve se desativar.
Aqui estão as rotinas disponíveis:
instance_deactivate_all (notme) Desativa todas as instâncias na room. Se Notme
está true a chamanda da instância não está desativada (que normalmente é o que
você quiser).
instance_deactivate_object (obj) Desativa todas as instâncias na room de
determinado objeto. Você também pode usar all para indicar que todas as
instâncias devem ser desativadas ou a id de uma instância para desativar uma
instância individual.
instance_deactivate_region (esquerda, topo, largura, altura, dentro, notme)
Desativa todas as instâncias na região indicada (isto é, quando a caixa delimitadora
está parcialmente dentro da região). Se dentro é false as instâncias completamente
fora da região serão desativadas. Se Notme é true a chamada da instância não é
desativada (que normalmente é o que você quer).
instance_activate_all () Ativa todas as instâncias na room.
instance_activate_object (obj) Ativa todas as instâncias na room de um
determinado objeto. Você também pode usar all para indicar que todas as
instâncias devem ser ativadas ou a id de uma instância para ativar uma instância
individual.
instance_activate_region (esquerda, topo, largura, altura, dentro) Ativa todas as
instâncias na região indicada. Se dentro é false as instâncias completamente fora
da região são ativadas.
Por exemplo, para desativar todas as instâncias fora da vista e ativar as dentro da
da vista, você poderia colocar o seguinte código no evento passo do personagem
em movimento:
{
instance_activate_all ();
instance_deactivate_region (view_xview[0], view_yview [0],
view_wview[0], view_hview [0], false, true);
}
Na prática, você pode querer usar uma região um pouco maior que a vista.

fonte: http://gmbr.forumeiros.com/t18696-download-manual-game-maker-8-traduzido

PS: DESCULPA O DOUBLE POST.

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Resolvido Re: Jogos pesados travam na hora de executar ?

Mensagem por Jiraya em Sex 24 Fev 2012, 18:16

Não importa o quanto pesa o jogo, o que importa é como você usa esses recursos.
se vc saber como usar recursos externos, você pode criar um jogo de 4gbs sem dar lag nenhum.
é só saber quando carregar e quando deletar esses recursos do executavel, assim seu jogo só vai carregar o que for usar.

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Resolvido Re: Jogos pesados travam na hora de executar ?

Mensagem por Animarcelo em Sex 24 Fev 2012, 19:08

Obrigado Lauro !Vou dar uma lida mais aprofundada(Nem precisava trazê-lo até mim)
Jiraya,é isso que eu queria fazer.Hoje joguei o Mega Pong do SIGILOSO e na pasta do jogo fica as músicas.Também tem o Crazy Fruit,que exporta a os gráficos.Vou pesquisar sobre isso.

Dúvida resolvida.

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Resolvido Re: Jogos pesados travam na hora de executar ?

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