Efeito "Plasma" usando surfaces.

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Efeito "Plasma" usando surfaces.

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qui 23 Fev 2012, 19:19



Efeito de Plasma customizável


Download: http://bit.ly/yHDe1j

Pessoal, esse "algoritmo" de plasma eu fiz baseado no que eu pude observar, portanto, não é nem de longe um algoritmo "profissional". É até bem simples mesmo, mas o efeito é bem legal. Assim que eu arrumar um tempinho, eu vou tentar remodelar esse engine e tentar acelerá-lo um pouco mais... O exemplo é do Game Maker 6.1. Falou!

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Re: Efeito "Plasma" usando surfaces.

Mensagem por Denis Lemos em Sex 24 Fev 2012, 21:21

Cara, muito legal !!! Vou dar uma estudada nessa sua engine !

Acho que me será útil para fazer aquele efeito de nuven que falei em outro tópico !

A minha intenção é fazer esse mapa de nuvem em preto e branco, para mesclar duas texturas diferentes fazendo uma nova, por exemplo pegar uma textura de terra e outra de grama, e formar uma nova textura em que tenha a terra e grama misturada, usando aquela função sprite_set_alpha_from_sprite(ind,spr) !
Eu já vi isso em outros programas, mas eles são pagos, eu quero fazer para o pessoal usar de graça !


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Re: Efeito "Plasma" usando surfaces.

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sab 25 Fev 2012, 09:39

Bróder, muito legal sua ideia! Dos motores que eu conheço, acho que o GM é o mais "maleável" pra criar efeitos... Dá pra fazer muita coisa doida com surfaces + primitives + blends.

O exemplo que eu postei não é rápido, nem um pouco, rs. Eu tentei otimizar ele dentro do que eu pude, por isso usei uma ds_grid e guardei os valores de cada "pixel" nela. Se eu tivesse usado draw_get_pixel() eu tava aposentado quando o efeito aparecesse.

Mas, isso não impede de ir criando ele aos poucos durante o andamento do jogo, e quando ele estiver "pronto" daí é só usar. Eu pensei em pegar esse efeito e usar como textura de um primitive, sei lá. Daí dava pra ficar distorcendo ele, criando algum efeito legal até a próxima textura ficar "pronta".

Mas a parte legal é que meu exemplo ainda tá "meio" errado, rss. Como ele vai aplicando o efeito de uma extremidade à outra na surface, ele fica mais intenso nas bordas do que no centro. Por isso eu quero criar outro código, esse aí ainda tá meio bugado. Funcionar ele funciona, exceto por esse detalhe.

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Re: Efeito "Plasma" usando surfaces.

Mensagem por TRFN em Sab 25 Fev 2012, 10:04

Gostei muito dessa engine.
Apesar de nunca ter trabalhado com surfaces (ou ao menos ter aprendido) apreciei bastante a engine,principalmente por ser algo que não se vê todo dia.
Vou dar uma estudada nessa sua engine também !

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Re: Efeito "Plasma" usando surfaces.

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sab 25 Fev 2012, 10:18


Surfaces? É simplesmente uma das coisas mais legais do GM Very Happy

http://gmbr.forumeiros.com/t16419-tutorial-surfaces

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Re: Efeito "Plasma" usando surfaces.

Mensagem por TRFN em Sab 25 Fev 2012, 10:38

Concordo com você Ninja8086,realmente é fascinante.
E como desenhar por códigos Razz

Agora compreendi melhor sua engine.

Obrigado Happy

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Re: Efeito "Plasma" usando surfaces.

Mensagem por Kabeção em Sab 25 Fev 2012, 11:20

Legal mesmo.
Dava pra fazer um efeito de neblina venenosa, se o processo fosse mais rápido daria pra fazer uma animação em tempo real também.

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Re: Efeito "Plasma" usando surfaces.

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sab 25 Fev 2012, 15:31

Tem razão. Até que não ia dar trabalho nenhum colocar num jogo (apesar da lentidão), mas pra ser sincero, é um engine bem "inútil", rss. Só postei porque é legal de "ver o efeito" mesmo. Bacana é o efeito em si. Talvez ficasse legal como textura, mas como vc mesmo tinha dito, é bem melhor ter uma textura pronta, além do quê ficaria mais bem feito. Very Happy

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Re: Efeito "Plasma" usando surfaces.

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