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Como deixar um jogo mais rápido?
4 participantes
Página 1 de 1
Como deixar um jogo mais rápido?
Olá a todos!
Pessoal estou desenvolvendo um projeto de jogo com meu irmão, mas pelo que estamos pensando em fazer, pode ser que o o jogo fique um pouco pesado. Então, que tipo de dicas vocês podem me dar para que possamos "otimizar" bem o jogo e ele não fique tão pesado?
( Ex: Sei que menos códigos no evento "Step" é melhor. Acredito que quando desabilitamos os objetos que estão fora do "View" também aumente a performance.)
Acredito que deva ter muitas outras dicas para um jogo mais rápido...
Agradeço a atenção de todos, aguardo respostas.
Forte Abraço!
Pessoal estou desenvolvendo um projeto de jogo com meu irmão, mas pelo que estamos pensando em fazer, pode ser que o o jogo fique um pouco pesado. Então, que tipo de dicas vocês podem me dar para que possamos "otimizar" bem o jogo e ele não fique tão pesado?
( Ex: Sei que menos códigos no evento "Step" é melhor. Acredito que quando desabilitamos os objetos que estão fora do "View" também aumente a performance.)
Acredito que deva ter muitas outras dicas para um jogo mais rápido...
Agradeço a atenção de todos, aguardo respostas.
Forte Abraço!
Re: Como deixar um jogo mais rápido?
Dê uma olhada neste tópico do Pedro:
https://gmbr.forumeiros.com/t19480-melhorando-o-desempenho-dos-jogos
ele ensina várias formas de deixar o jogo mais leve.
https://gmbr.forumeiros.com/t19480-melhorando-o-desempenho-dos-jogos
ele ensina várias formas de deixar o jogo mais leve.
Re: Como deixar um jogo mais rápido?
Valeu ae mrbrum22!
Era exatamente isso que eu estava precisando!
Bom, se alguém souber de mais algumas dicas estou sempre no aguardo.
Abraços...
Era exatamente isso que eu estava precisando!
Bom, se alguém souber de mais algumas dicas estou sempre no aguardo.
Abraços...
Re: Como deixar um jogo mais rápido?
Usar ds_grid ou outras datas estruturadas é muito mais rápida do que muitas variáveis ou uma array. Elas são muito mais fáceis de se manipular.
Se você precisa usar a função execute_string com um código grande muitas vezes em um evento como o Step, seu jogo vai perder drasticamente a velocidade, é mais rápido você criar um novo objeto (em tempo de execução usando a função object_add) e usando object_event_add e coloque o código que seria usada na execute_string nele. O ganho de performance é enorme.
Background menores são desenhados mais rápido que os maiores. Se você precisa usar um background muito grande, divida-o em pedaços e desenhe-os juntos no jogo normalmente.
Embora não pareça, surfaces e draw_primitive são funções bem convenientes e rápidas se usadas corretamente, é possível criar diversos efeitos interessantes enquanto o jogo executa. Se você não sabe usar procure aprender porque são um dos melhores recursos gráficos do GM.
Usar o sistema de partículas é muito mais rápido que usar muitos objetos como partículas.
Evite processos desnecessários, veja como exemplo as páginas da internet, elas só executam algo quando a entrado do usuário, por exemplo: um menu deslizante só se abre quando o mouse esta posicionada encima dele, se não estiver o menu não tem nada o que executar então não o faço ficar processando códigos nesse momento.
Um exemplo disso no GM:
Além de performance você também precisa se preocupar com praticidade. O melhor exemplo de praticidade que me vem a cabeça agora é a boa e velha matemática sendo usada de forma inteligente. Um exemplo é o movimento do jogador, se ele pode andar livremente então checar teclas pressionadas a todo momento é algo inevitável, então use esse problema para tornar as coisas mais práticas para você.
with é definitivamente um recurso poderoso. Você pode usa-lo não só com um objeto mas com todos do mesmo tipo, todos os parentes de um certo objeto ou até mesmo todos de uma vez usando o "all" com apenas algumas linhas de código.
Um simples
Um
Isso são boas práticas de programação, não são exatamente um meio de aumentar a performance do jogo mas são um meio de otimizar o código o que aumenta a performance do próprio programador no projeto.
Se você precisa usar a função execute_string com um código grande muitas vezes em um evento como o Step, seu jogo vai perder drasticamente a velocidade, é mais rápido você criar um novo objeto (em tempo de execução usando a função object_add) e usando object_event_add e coloque o código que seria usada na execute_string nele. O ganho de performance é enorme.
Background menores são desenhados mais rápido que os maiores. Se você precisa usar um background muito grande, divida-o em pedaços e desenhe-os juntos no jogo normalmente.
Embora não pareça, surfaces e draw_primitive são funções bem convenientes e rápidas se usadas corretamente, é possível criar diversos efeitos interessantes enquanto o jogo executa. Se você não sabe usar procure aprender porque são um dos melhores recursos gráficos do GM.
Usar o sistema de partículas é muito mais rápido que usar muitos objetos como partículas.
Evite processos desnecessários, veja como exemplo as páginas da internet, elas só executam algo quando a entrado do usuário, por exemplo: um menu deslizante só se abre quando o mouse esta posicionada encima dele, se não estiver o menu não tem nada o que executar então não o faço ficar processando códigos nesse momento.
Um exemplo disso no GM:
- Código:
// Inimigo
// Event Step
mira = point_direction(x,y,player.x,player.y);
preparar ataque(arma2);
sortear_item_que_vai_cair();
// .......
- Código:
// Inimigo
// Event Step
if distance_to_object(objPlayer) <= 50 {
mira = point_direction(x,y,player.x,player.y);
preparar ataque(arma2);
// .......
}
if player_me_matou sortear_item_que_vai_cair();
Além de performance você também precisa se preocupar com praticidade. O melhor exemplo de praticidade que me vem a cabeça agora é a boa e velha matemática sendo usada de forma inteligente. Um exemplo é o movimento do jogador, se ele pode andar livremente então checar teclas pressionadas a todo momento é algo inevitável, então use esse problema para tornar as coisas mais práticas para você.
- Código:
if keyboard_check(vk_left) x -= 4;
if keyboard_check(vk_right) x += 4;
if keyboard_check(vk_up) y -= 4;
if keyboard_check(vk_down) y += 4;
- Código:
x += (keyboard_check(vk_right)-keyboard_check(vk_left))*velocidade;
y += (keyboard_check(vk_down)-keyboard_check(vk_up))*velocidade;
- Código:
// x += (keyboard_check(vk_right)-keyboard_check(vk_left))*velocidade;
// Tecla vk_left foi pressionada então
x += (0-1)*4;
// x += -4;
// Tecla vk_right foi pressionada então
x += (1-0)*4;
// x += 4;
// As duas foram pressionadas
x += (1-1)*4;
// x += 0; não há movimento
- Código:
x += (keyboard_check(vk_right)-keyboard_check(vk_left))*velocidade*livre
- Código:
x += (0-1)*4*0; // livre é false, então 0
// x += 0; não há movimento, todo multiplicado por 0 retorna 0
x += (0-1)*4*1 // livre é true, então 1
// x += -4; se está livre, então o resultado é multiplicado por 1 e todo vezes 1 é ele mesmo
with é definitivamente um recurso poderoso. Você pode usa-lo não só com um objeto mas com todos do mesmo tipo, todos os parentes de um certo objeto ou até mesmo todos de uma vez usando o "all" com apenas algumas linhas de código.
Um simples
- Código:
with (all) instance_destroy()
Um
- Código:
valor = max(0,min(10,valor));
- Código:
if valor < 0 valor = 0;
if valor > 10 valor = 10;
Isso são boas práticas de programação, não são exatamente um meio de aumentar a performance do jogo mas são um meio de otimizar o código o que aumenta a performance do próprio programador no projeto.
Re: Como deixar um jogo mais rápido?
Você poderia usar o Room Speed.
Última edição por Gustavo Gamer em Ter 21 Fev 2012, 13:24, editado 1 vez(es)
Re: Como deixar um jogo mais rápido?
Você poderia usar o Room Speed, se o propósito for deixar ele com mais velocidade.
Editado por Joton
Cuidado com o post duplo, sugiro que leias as regras para entender como funciona o fórum.
Editado por Joton
Cuidado com o post duplo, sugiro que leias as regras para entender como funciona o fórum.
Re: Como deixar um jogo mais rápido?
Parceiros, muito obrigado pelas dicas!!
Kabeção: Obrigado pelo tutorial postado ae, vai ser de grande proveito pra mim durante toda a criação do meu jogo!
Forte Abraço!
Kabeção: Obrigado pelo tutorial postado ae, vai ser de grande proveito pra mim durante toda a criação do meu jogo!
Forte Abraço!
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