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B-Wanna Banana

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B-Wanna Banana

Mensagem por Carlos Mahnke em Sab 18 Fev 2012, 17:15

Nome: Wanna Banana

Plataforma: GM 8

Genero: Arcade

Descrição:
Mais um projeto para o Pirate Kart V, trata-se de um arcade ao melhor estilo Atari 2600, onde você controla um macaco raivoso que deseja recuperar suas bananas que estão no topo do edifício. O jogo contém inúmeras referências aos clássicos da época, tanto no audiovisual quanto na jogabilidade, sendo indicado para saudosistas que apreciam um bom desafio.

Controles: Descritos no arquivo "Readme"

Download: Wanna Banana v1.0 (.rar 1,1MB)

Imagens:




Última edição por Carlos Mahnke em Dom 19 Fev 2012, 14:10, editado 3 vez(es)

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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por henriquebr em Sab 18 Fev 2012, 17:18

uhuuul, gosto pakascete de jogos arcade, o meu primeiro video game foi o atari (e hj e o play3, xbox, nintendo 3ds) jogar esse jogo relembra os velhos tempos........
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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por Guisão em Sab 18 Fev 2012, 17:23

Gostei bastante do jogo,os gráficos ficaram inprecionantes em relaçao a quantidade de pixels, a jogabilidade esta inpecavel até onde eu vi e os efeitos de sons estão muito legais tambem, só senti falta de um menu principal, mas o jogo ta bem legal mesmo

fui até o predio com 90 e altura Very Happy
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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por Neutral em Sab 18 Fev 2012, 17:29

Já comentei pelo MSN, mas não tenho como não falar aqui. O jogo está muito fiel ao Atari 2600 (audiovisual, jogabilidade, etc, etc). Não acho que o jogo precise de um menu principal, como o Guisão sugeriu, até pq não tinha isso nos jogos de Atari. O bombeiro ao lado do prédio também foi uma jogada ótima (já morri muito por causa dele xD).

Meu hi-score:

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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por game-art-producer em Sab 18 Fev 2012, 18:34

mt show gostei nao sou mt bom nesses jogos esta mt legal e a qualidade mt boa devido ao numero de pixels..


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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por Carlos Mahnke em Sab 18 Fev 2012, 19:48

Grato pelos comentários e, Guisão, é como o Neutral disse em relação a menu... no Atari é nada mais que a própria tela do jogo com o HUD exibindo alguma outra informação/etc., ou em alguns casos nem isso.


Edit
Meu hiscore atual, chegando ao prédio de 100 andares:


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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por vinians em Sab 18 Fev 2012, 22:01

Parabens pelo jogo, realmente ficou bem fiel ao estilo dos jogos do Atari 2600. Aquele bombeiro é sinistro! Também gosto muito destes jogos, inclusive estou fazendo um River Raid (sou fã da criadora dele Carol Shaw) que espero que esteja pronto em breve, mas estou usando Blitz Basic. Bom é isso, o jogo está ótimo.
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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por Carlos Mahnke em Sab 18 Fev 2012, 22:20

Obrigado por jogar.

@vinians escreveu:Aquele bombeiro é sinistro!
Porém necessário para evitar que o jogador se mantenha sempre em uma posição confortável de esquiva, o que inutiliza todo o desafio do gameplay.

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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por Mundo Game Maker em Dom 19 Fev 2012, 10:22

O Jogo é bastante divertido, a jogabilidade, efeitos sonoros e gráficos são dignos do Atari, eu confesso que eu nunca tive um Atari, meu primeiro console foi um Nintendinho(E hoje tenho só um XBOX360 e um PSP xD), o jogo é desafiador quanto mais você vai em um prédio mais alto, eu fui até o de 90 andares e olha lá xD
Jogabilidade:9
Efeitos Sonoros:9
Gráficos:7
Dificuldade:8
Bugs:0

TOTAL:9
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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por Carlos Mahnke em Dom 19 Fev 2012, 10:29

@Mundo Game Maker escreveu:O Jogo é bastante divertido, a jogabilidade, efeitos sonoros e gráficos são dignos do Atari
@Mundo Game Maker escreveu:Gráficos:7
Se achou o jogo "digno" do Atari, qual a razão de dar nota 7 aos gráficos? Não estou reclamando nem nada do tipo, apenas queria entender qual o critério utilizado pois pra mim é algo totalmente subjetivo avaliar recursos de uma plataforma da década de 70 como "ruins" apenas por sua limitação tecnológica.

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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por SIGILOSO em Dom 19 Fev 2012, 10:36

Muito bom o projeto, eu diria inclusive que você foi mais além, enquanto a "tendência", talvez, dos jogos do forum esteja sendo criações em 8 bits você surpreendeu com um jogo de uma era igualmente saudosa.
A jogabilidade é fácil e confortável, sem haver complicações ou dificuldades referentes à velocidade de locomoção do personagem. Pelo que joguei, enfrentei o desgraçado do bombeiro e alguns inimigos que surgiram das janelas, porém, senti falta de desafios a mais, algum outro tipo de inimigo ou projétil para deter o macaco. Sugiro também uma pequena revisão nas sprites do jogador, que não se assemelham muito a um macaco, e sim a um homem grande, ao meu ver.
A parte sonora, é original? Gostei bastante, de boa qualidade e característica, claro.

Aguardo mais projetos de sua autoria o/
afro
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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por Mundo Game Maker em Dom 19 Fev 2012, 10:42

@Carlos Mahnke escreveu:
@Mundo Game Maker escreveu:O Jogo é bastante divertido, a jogabilidade, efeitos sonoros e gráficos são dignos do Atari
@Mundo Game Maker escreveu:Gráficos:7
Se achou o jogo "digno" do Atari, qual a razão de dar nota 7 aos gráficos? Não estou reclamando nem nada do tipo, apenas queria entender qual o critério utilizado pois pra mim é algo totalmente subjetivo avaliar recursos de uma plataforma da década de 70 como "ruins" apenas por sua limitação tecnológica.
Realmente cara, desculpa, fui digitar 8 digitei 7, vou arrumar.
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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por SIGILOSO em Dom 19 Fev 2012, 10:45

Mundo Game Maker, ele se referia ao critério (motivo) que o levou a dar notas para o gráfico já que foi pedido para que não fosse avaliado o game.
afro
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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por Carlos Mahnke em Dom 19 Fev 2012, 12:11

@SIGILOSO escreveu:Muito bom o projeto, eu diria inclusive que você foi mais além, enquanto a "tendência", talvez, dos jogos do forum esteja sendo criações em 8 bits você surpreendeu com um jogo de uma era igualmente saudosa.
Vlw

@SIGILOSO escreveu:A jogabilidade é fácil e confortável, sem haver complicações ou dificuldades referentes à velocidade de locomoção do personagem. Pelo que joguei, enfrentei o desgraçado do bombeiro e alguns inimigos que surgiram das janelas, porém, senti falta de desafios a mais, algum outro tipo de inimigo ou projétil para deter o macaco.
Sim, uma pessoa na YoYo Games sugeriu vasos de planta caindo (igualmente clássico), e cheguei a cogitar pássaros passando na horizontal, mas de qualquer forma havia um certo receio sobre tornar o gameplay muito irregular.

No caso de algo caindo a esmo, acho que seria um desafio injusto pois diferente dos atiradores não há a possibilidade de bolar uma reação, bem como para algo vindo na horizontal seria inevitável ficar sem saída meramente por uma coincidência de estar na lateral errada do prédio naquele momento.

Acho muito legal um jogo possuir elementos surpresa no decorrer, mas também acho muito importante manter sempre uma coerência na hora de gerar as "situações de risco", do contrário o gameplay se torna muito apelativo e que pune o jogador por erros que ele não cometeu.

@SIGILOSO escreveu:Sugiro também uma pequena revisão nas sprites do jogador, que não se assemelham muito a um macaco, e sim a um homem grande, ao meu ver.
Isso é algo inerente a limitação de resolução. Se eu representar o macaco de forma mais detalhada todo o restante precisará receber o mesmo tratamento, e assim já não teremos mais um Atari 2600.

Há ainda a questão dos pixels "retangulares" que é comum nestas plataformas e que tentei manter ao máximo. Isso dificulta bastante o traçado do contorno e acaba dificultando a representação de certos objetos, mas é algo que ao meu ver dá uma característica muito marcante.

@SIGILOSO escreveu:A parte sonora, é original? Gostei bastante, de boa qualidade e característica, claro.
Todos os jogos da Arcade Troll possuem apenas material de autoria própria ou quando muito contando com a colaboração de alguns amigos meus e do Bruno que também são da área.

@SIGILOSO escreveu:Aguardo mais projetos de sua autoria o/
afro
Não querendo fazer spam, mas deem sempre uma passada lá no blog também pois nem todos jogos nossos serão feitos no GM e consequentemente não serão postados aqui.

@Mundo Game Maker escreveu:Realmente cara, desculpa, fui digitar 8 digitei 7, vou arrumar.
@SIGILOSO escreveu:Mundo Game Maker, ele se referia ao critério (motivo) que o levou a dar notas para o gráfico já que foi pedido para que não fosse avaliado o game.
afro
Só pra ficar mais claro, não é que eu não deseje que vcs avaliem o jogo, eu só não gostaria que um avaliador atribuísse um conceito formal ao projeto (nota A, B, C, etc), pois entendo que para isto seria necessário uma pessoa que tenha vivência na plataforma e como a grande maioria aqui só conheceu consoles a partir do NES ou adiante é complicado.

Neste caso eu questionei o critério pois se ele acha que o jogo está OK para o proposto então a única razão pra considerar os gráficos medianos ou etc. seria comparando a outros jogos do Atari 2600, o que eu imagino não ser o que ele fez.

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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por Mundo Game Maker em Dom 19 Fev 2012, 12:28

@SIGILOSO escreveu:Mundo Game Maker, ele se referia ao critério (motivo) que o levou a dar notas para o gráfico já que foi pedido para que não fosse avaliado o game.
afro
Nossa, não havia entendio o que havia sido dito, malz.
Vou tentar chegar ao prédio de 100 andares.
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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por CLT em Dom 19 Fev 2012, 14:06

Ficou muito legal o jogo. Consegui chegar até o prédio de 90 andares, mas aquele bombeiro desgraçado me acertou.

Vou tentar passar desse prédio (e do bombeiro também).
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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por The King em Dom 19 Fev 2012, 21:55

Se alguem Responder esse post dizendo que o Carlos Disse que não queria avaliação,Pode Ficar Tranquilo que Eu Falei Com Ele.

Avaliação

Jogabilidade

Ótima Jogabilidade! É Muito Fácil de Se Aprender a Jogar.Não é aquele Tipo De Jogo que Tem Um Zilhão de Controles pra memorizar.A Jogabilidade Recria Muito Bem Os Clássicos de Atari.
Tambem Não Achei Nenhum Bug.Tem Uma Dificuldade Agradavel!

Nota: 10

Graficos

Os Graficos Representam Muito Bem a Ideia Do Jogo. Lembram Os Graficos Do Bom e Velho Atari.Os Personagens(O Macaco, Os Policiais que Atiram dos Predios e o Bombeiro) foram Bem Desenhados. Os Cenarios Não Foram Muito Trabalhados, Mas Foram Bem Colocados.

Nota: 9

Sons/Musicas

As musicas Não são Presentes a todo tempo. Apenas Toca Uma No Inicio Da Fase, Outra quando Voce pega as bananas e uma quando Voce Morre. Os Sons São os do Macaco Escalando,Dos tiros e Da Agua do Bombeiro.Mas, Apesar de Serem Poucos, Combinam Muito Bem Com A Era qque Voce Representou no Jogo.

Nota: 9,5

Originalidade

Achei o jogo Muito Original! Pareceu um Donkey kong( O Original) so que Invertido. Como Tudo No Jogo è Original, Se Torna Uma Experiencia bem mais Divertida.A Historia Não é Das Mais Originais, mas Eu Nunca Havia Visto Um Jogo Com Essa Historia.

Nota: 9

Conceito


E Agora, Pela Primeira Vez Na Gmbr uma avaliação em Video. O Conteudo é quase o Mesmo Da escrita, mas Vale apena Conferir Happy
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Re: B-Wanna Banana

Mensagem por Carlos Mahnke em Dom 19 Fev 2012, 22:15

Antes de mais nada, achei interessante a iniciativa do vídeo. Quanto a produção, a princípio foi bem gravado e a narrativa é relativamente fluida (sem aqueles "é... é... então..."), o único probleminha mesmo foi que a tela ficou cortada na parte inferior, mas nada que prejudique.

Sobre a análise, não tenho intenção alguma de contestar o que foi dito, mas tenho alguns adendos a fazer:

Os Cenarios Não Foram Muito Trabalhados, Mas Foram Bem Colocados.
O cenário tem o único propósito de representar um edifício com janelas. Se observarmos referências como o Crazy Climber vemos que há apenas um bloco de cor única, tão pouco há um andar térreo e uma cobertura completando a montagem.

As musicas Não são Presentes a todo tempo.
Poucos jogos de Atari tem o que poderíamos chamar de "música" de fundo, e ainda assim a máquina não é capaz de mixar sons então ao tocar um efeito a música é momentaneamente silenciada.

A Historia Não é Das Mais Originais
Não há enredo no jogo, apenas uma frase que justifica o motivo do macaco tentar escalar o edifício - pegar suas bananas. Além disso, o estilo não requer de forma alguma um roteiro ou mesmo contexto que justifique as ações que se desenrolam.

Carlos Mahnke

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Re: B-Wanna Banana

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