Aula 4 - drag and drop - main1 e GML part 2

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Aula 4 - drag and drop - main1 e GML part 2

Mensagem por The Wizard em Qui 16 Fev 2012, 16:43

Aula 4


Drag and Drop - Main1

Create Instance: Action Create

Essa função serve para criar um objeto(instancia) na room.

GML:

Código:
instance_create(x,y,objeto)

Exemplo:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_enter) //Se a tecla ENTER for pressionada
{
instance_create(x,y,obj) //Cria o objeto obj
}

Create Moving: Action Create Speed

Essa função serve para criar uma instância e ao mesmo tempo fazê-la se mover em uma direção e velocidade.

Código:
var obj;
obj=instance_create(x,y,objeto)
with(obj)motion_set(direção,velocidade)

Exemplo:

Código:
if keyboard_check(vk_space)
{
var obj;
obj=instance_create(x,y,obj_tiro)
with(obj)motion_set(global.direcao,10)
}

Create Random: Action Create Random

Essa função serve para criar vários objetos de uma vez. Esses objetos são escolhidos pela pessoa.

O.B.S.: No choose você só poderá escolher 16 objetos existentes.

Código:

Código:
instance_create(x,y,choose(obj1,obj2,obj3,obj4))

Exemplo:

Código:
if score =1500
{
instance_create(10,10,choose(obj_bonus1,obj_bonus2,obj_bonus3,obj_bonus4))
}

Change Instance: Action Change

Essa função serve para fazer uma troca entre objetos. Você poderá por exemplo fazer uma troca de personagem.

Código:

Código:
instance_change(objeto,habilitar as funções do outro objeto)

Exemplo:

Código:
instance_change(obj_player2,true)

Destroy Instance: Action Destroy

Basicamente essa função serve para destruir a instância do objeto.

Código:

Código:
instance_destroy()

exemplo:

Código:
if lives <=0
{
instance_destroy()
}

Destroy at Position: Action Kill Position

Essa função serve para destruir todos os objetos que estiverem na posição determinada.

Código:

Código:
position_destroy(x,y)

Exemplo:

Código:
if global.chave = 1
{
positon_destroy(25,477)
}

Change Sprite: Action Sprite

Essa função serve para trocar o sprite atual do objeto por outro.

Código:

Código:
sprite_index = nome do novo sprite

Exemplo:

Código:
if keyboard_check(vk_up)
{
sprite_index = spr_player_cima
}

Transform Sprite: Action Sprite Transf

Essa função serve para transformar o sprite do objeto.

Código:

Código:
image_angle = ângulo
image_xscale = xscale

image_yscale = yscale

Exemplo:

|Indisponível.

Color Sprite: Action Sprite Color

Essa função serve para alterar a cor e a transparência do sprite.

Código:

Código:
image_blend = nova cor
image_alpha= valor da trasparência

Exemplo:

Código:
image_blend = c_red
image_alpha = 1

Play Sound: Action Sound

Essa função serve para tocar um som.

Código:
sound_play(nome do som)

Exemplo: (Evento: Collision with: obj_score)

Código:
sound_play(snd_score)

Stop Sound: Action Sound End

Essa função serve para parar um som que está tocando no momento.

Código:

Código:
sound_stop(nome do som)

Exemplo: (Evento: Mouse Left Button: obj_mudo)

Código:
sound_stop(snd_musica)

Check Sound: Action If Sound

Essa função serve para checar se um som está tocando. Se essa expressão for verdadeira acontece algo determinado pela pessoa.

Código:

Código:
if sound_isplaying(nome do som)
{
Ações
}

Exemplo:

Código:
if sound_isplaying(snd_musica1)
{
sound_play(snd_musica2)
}

Previous Room: Action Room Previous

Essa função serve para voltar à room anterior.

Código:

Código:
room_goto_previous()

Exemplo:

Código:
if room = rm_final and lives = 9
{
room_goto_previous()
}

Next Room: Action Room Next

Essa função serve para ir à room seguinte.

Código:

Código:
room_goto_next()

Exemplo:

Código:
if !instance_exists(obj_inimigo)
{
room_goto_next()
}

Restart Room: Action Room Current

Essa função serve para reiniciar a room.

Código:

Código:
room_restart()

Exemplo: (Evento: Collision with: obj_inimigo)

Código:
room_restart()

Different Room: Action Room Other

Essa função serve para ir à uma room determinada.

Código:

Código:
room_goto(número da room)

Exemplo:

Código:
if room = rm_gameover
{
room_goto(7)
}

Check Previous: Action If Room Previ

Essa função serve para checar se há uma room anterior a atual.

Código:

Código:
if (room_next(nome da room)<>-1)
{
Ações
}

Exemplo:

Código:
if (room_next(room2)<>-1)
{
room_goto_previous()
}

Check Next: Action If Room Next

Essa função serve para checar se há uma room depois da atual.

Código:

if (room_previous(room)<>-1)
{
Ações
}


Exemplo:

Código:
if (room_previous(room)<>-1)
{
room_goto_next()
}

GML part2
Funçoes?como funciona
Código:
//nome_da_função(argumento 1, argumento 2, argumento 3)

//destruindo_objeto(posição x(horizontal), posição y(vertical), nome do obj)

instance_destroy(x,y,obj)
uma boa dica é você digitar instance...ele vai dar sugestões tipo instance_destroy,instance_create e etc..
é bom dizer isso,pq se você esquecer como se escreve crate ou destroy ou qualquer outro,voce lembra
para aprender mais ,traduza os codes para o portugues:

criar_instancia
se o zumbi estiver com a vida=0
indicar_sprite
viu como ajuda?

previsão da proxima aula:explicaremos main2
proxima aula:drag and drop - Main2


Última edição por Guga games em Dom 26 Fev 2012, 19:39, editado 5 vez(es)

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Re: Aula 4 - drag and drop - main1 e GML part 2

Mensagem por Need 90 em Qui 16 Fev 2012, 17:51

Totalmente desnecessário.
O tutorial não explicou nada, se vai mostrar os ícones D&D, explique tudo e todos.

A cada tutorial vai ensinar 1 código?
você vai criar centenas de tutoriais, 1 para cada código?

Acho que devia fazer mais corretamente, algumas sugestões :

Fazer algo realmente importante;
EXPLICAR TUDO QUE ESTIVER NO TUTORIAL;
Uma formatação de texto descente.

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Re: Aula 4 - drag and drop - main1 e GML part 2

Mensagem por The Wizard em Qui 16 Fev 2012, 22:39

Need valeu a sugestão,modifiquei bastante

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Re: Aula 4 - drag and drop - main1 e GML part 2

Mensagem por saim em Sex 17 Fev 2012, 10:00

Você não entendeu muito bem a sugestão do Need 90. O que ele quis dizer é que seu tutorial apenas apresenta os conceitos, sem explicar o que é cada um nem como usá-los. Tem muitos erros gramaticais (excesso deles, na verdade) e alguns erros conceituais. Não vou ficar citando um a um, mas uma releitura atenciosa ou pelo menos uma passada do texto num corretor ortográfico já vai mostrar muita coisa.

A dica de traduzir para o português é boa e merece um tutorial à parte, mas você não explicou o mais importante, que é como raciocinar antes de escrever o código. Acho que a única forma de explicar isso é com exemplos, mas num passo-a-passo, porque dessa forma que você explicou, só quem já sabe fazer vai entender. Além do mais, existe um nome pra isso, é "pseudocode" (ou "pseudocódigo", já que estamos falando de português).

Uma forma de salvar esse tutorial seria mostrar a versão em código de cada um dos ícones drag'n'drop. Mostre o ícone e, logo abaixo, o código que faz a mesma coisa que ele. Ainda não temos nada desse estilo aqui no fórum, você pode ser o pioneiro.

Estou movendo o tópico para tutoriais reprovados, mas isso pode ser revertido.

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Re: Aula 4 - drag and drop - main1 e GML part 2

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