Objetos desativados

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Objetos desativados

Mensagem por Need 90 em Qui 16 Fev 2012, 12:52

Bom, estou o seguinte código no step de um objeto para desativar os objetos que estão fora da View, e quando eles entram na View eles são reativados :
Código:
if view_enabled=true{

//Objetos a serem desativados
instance_deactivate_object(obj_solido)
instance_deactivate_object(obj_inimigo)

//Reativar objetos dentro da View
instance_activate_region(view_xview[0]-16, view_yview[0]-16,view_wview[0]+16,view_hview[0]+16, true);
}

Mas ele desativa outros objetos. E as vezes objetos no meio da View são desativados.
O certo é ele desativar o solido e inimigo, mas ele desativa a plataforma móvel, mas não reativa a mesma.

Aguardo respostas !

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Re: Objetos desativados

Mensagem por Kabeção em Qui 16 Fev 2012, 13:04

Você não esta calculando a posição do retangulo que vai ativar os objeto relativamente.
Você deve somar a posição atual da view com o tamanho para achar os pontos certos.

Código:
view_xview,view_yview,view_xview+view_wview,view_yview+view_hview

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Re: Objetos desativados

Mensagem por Need 90 em Qui 16 Fev 2012, 13:09

O código está fazendo com que o player se mova rapidamente até onde o inimigo está, tipo em 1 step ele move até o inimigo.

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Re: Objetos desativados

Mensagem por saim em Qui 16 Fev 2012, 15:26

Você entendeu que o que o kabeção te passou são os argumentos da função instance_activate_region, né? Aliás, nem são os argumentos, são uma orientação de como usar esses argumentos.
Não tem como isso mudar a posição do player.

Quanto ao seu código desativar outros objetos, provavelmente são aqueles que têm os objetos desativados como parents.

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Re: Objetos desativados

Mensagem por The Wizard em Qui 16 Fev 2012, 16:32

bom,não sei oque tem a ver o movimento do player com o code ,mas tenta isso:
Código:
instance_deactivate_region(view_xview[0], view_wview[0], view_hview[0],false,true,0)
instance_deactivate_region (view_xview [0], view_wview [0], view_hview [0], false, true,0);
instance_activate_region(view_xview[0], view_yview[0], view_wview[0], view_hview[0], true)
instance_activate_region (view_xview [0], view_yview [0], view_wview [0], view_hview [0], true)
------------EDIT-------------
ninguem pega esse code,é uma porcaria que eu não testei


Última edição por Guga games em Qui 16 Fev 2012, 17:50, editado 2 vez(es)

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Re: Objetos desativados

Mensagem por Thyago em Qui 16 Fev 2012, 17:48

Guga seu código esta todo errado,compare os argumentos,onde é heigth você marcou false,onde é top você colocou a largura da room...

instance_deactivate_region(left,top,width,height,insid,notme)



Última edição por Thyago em Qui 16 Fev 2012, 18:03, editado 1 vez(es)

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Re: Objetos desativados

Mensagem por Need 90 em Qui 16 Fev 2012, 17:58

não tem nenhum objeto parente no jogo, ele simplesmente move o player.

Guga, não funcionou.

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Re: Objetos desativados

Mensagem por saim em Sex 17 Fev 2012, 09:44

Faz o seguinte... mostra o evento que você implementou a dica do kabeção e como você fez isso.
A dica é boa e não tem absolutamente nada a ver com a posição do player, então você deve ter confundido algum conceito. Se você mostrar o código, isso vai ficar mais fácil de perceber.

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Re: Objetos desativados

Mensagem por Need 90 em Sex 17 Fev 2012, 12:42

Eu criei um script, ele está sendo executado no step do obj_camera, o obj_camera fica no x e y do player, não tem como o player voltar pra trás, é no estilo mario, O código já está no pimeiro post.

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Re: Objetos desativados

Mensagem por saim em Sex 17 Fev 2012, 14:16

Se o código ainda é o do primeiro post, então você não implementou a dica do kabeção e ela não fez o player mudar de lugar, logo são dois assuntos distintos.

Implemente a dica do kabeção, que está no segundo post. Se der erro, mostre pra gente como fez, que a gente tenta ver o que deu errado..

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Re: Objetos desativados

Mensagem por Need 90 em Sex 17 Fev 2012, 14:18

Código:
if view_enabled=true{

//Objetos a serem desativados
instance_deactivate_object(obj_solido)
instance_deactivate_object(obj_inimigo)

//Reativar objetos dentro da View
instance_activate_region(view_xview,view_yview,view_xview+300,view_yview+400,true);
}

Eu tinha usado assim (conforme o tamanho da view).

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Re: Objetos desativados

Mensagem por saim em Sex 17 Fev 2012, 15:13

É isso mesmo. O código está ok pra uma view de 300x400, embora eu acredite que seja necessário especificar a qual view o código se refere.

Esse código não deveria influenciar na posição do seu personagem. Se você elimina o script, o personagem pára de se mover em direção ao inimigo? Existe mais alguma coisa no script?

Talvez exista algum código em outro lugar que faça seu personagem ir direto para o inimigo. Quando os inimigos estão desativados, o código não encontra o que fazer e fica quieto. Quando você reativa os inimigos, aí esse outro código fica animadão e corre contigo.
Experimente eliminar tanto o código de desativação quanto o de reativação de instâncias e veja se o problema continua (talvez numa room à feita só pra debug, pra evitar o lag). Se continuar, é isso mesmo, o problema está em outro lugar e é hora de catar agulhas em palheiros.

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Re: Objetos desativados

Mensagem por Thyago em Sex 17 Fev 2012, 21:38

.Tem que dizer qual view é,tente assim;
Código:

if view_enabled=true{

//Objetos a serem desativados
instance_deactivate_object(obj_solido)
instance_deactivate_object(obj_inimigo)

//Reativar objetos dentro da View
instance_activate_region(view_xview[0],view_yview[0],view_xview[0]+300,view_yview[0]+400,true);
}

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Re: Objetos desativados

Mensagem por Need 90 em Sex 17 Fev 2012, 21:48

áááá, entendi como funciona esse código, vlw thyago, kabeção e saim.

Podem trancar o tópico

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