Tutorial - Linguagem GML

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Tutorial - Linguagem GML

Mensagem por The Wizard em Seg 13 Fev 2012, 17:44

Tutorial - Linguagem GML


a linguagem GML é bem simples e serve para simplificar o drag and drop(se não sabe oque é isso confira a proxima aula)

Onde usa essa coisa aí?

ao clicar irá aparecer uma janelinha amigável

1- clique para sair do code e continuar o projeto

2- abrir um code

3- salvar o code

4-imprimir

5- desfazer,fazer

6-recortar

7-copiar

8- colar

9- vai para linha de código que vc quer.

11- proucura codes e funçoes até palavras

12- Mostra o arquivo de ajudado GM.

13-Apllies Ta (aplicar em:

self: próprio objeto
other: objeto que esta encostando nesse
Object: escolhe um objeto existente.

14-mostra onde aplicar cada função

Cores
mas que diabos cores tem a ver com isso? Suspect
vejamos:
Texto normal
Valores
Comentário
Constante
Variáveis
Funções
Nome de script
Nome de resource

variavéis

variaveis são qualquer grandeza que recebe um nome,e ela pode ser declarada em uma ação,contanto sempre vai ter que ser declarada também no create,exemplos:
Código:
vida=1
municao=50
locais:
vida=1
bala=1
globais:
as globais serão "ouvidas" por todos os objetos da room,digamos você quer que quando você estiver com a vida=1(baixa) ele te ATAQUE ,você tera que usar global:
global.vida=1
todas as variaveis terão que ser declaradas no evento create ou no room start/game start
If e while

if=se
toda vez que for utilizar essa função lembre-se que ela significa "se",onde usala?
Código:
se eu estiver com vida=0 eu morro
traduzindo em GML
Código:
if vida=0 {instance_destroy}//instance_destroy é uma função que destroi o objeto
está na vez do while
while é quase igual a if só que quando para a ação ele para também...não entendeu?
while=enquanto
if=se
o jogo vai checando tudo a cada segundo
ao chegar no if vai fazer a ação idependente se ela já parou de ser iniciada,já com while não.
onde usar?
Código:
enquanto o zumbi estiver pulando o player vai atirar
GML:
Código:
while obj_zumbi.jump=true
{player.atirando=true}
Else

else=senão
onde usar?
Código:
o player vai ficar no chão
senão
vai voar
GML:
Código:
player.gravity=1//essa é a variavel da gravidade,quanto mais alto mais forte.
else
gravity=0
P.S:são só exemplos Happy
agora oque matematica tem a ver com isso?
TUDO
bala=1
agora vamos aprender esses simbolos=><*/
acho que já estudou isso.não é?
Código:
if bala<=0//sea bala for abaixo de zero
{atirar=false}//não vai dar para atirar
Código:
if moeda>=100//se a moeda for acima de 100
{vida+=1}//vai aumentar uma vida
Espero que Gostem


Última edição por The Wizard em Dom 21 Out 2012, 13:17, editado 2 vez(es)

The Wizard

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Re: Tutorial - Linguagem GML

Mensagem por Mundo Game Maker em Seg 13 Fev 2012, 19:21

O_O
O Conteúdo da sua aula é muito bom, me ajudou bastante na parte do While, eu tinha dúvida sobre sua função xD

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Re: Tutorial - Linguagem GML

Mensagem por Guisão em Seg 13 Fev 2012, 19:23

realmente, o conteudo ta bom e ta muito bem explicado, ando acompanhando todas as aulas, nao desista no meio, ta ficando bom, tambem me tirou algumas duvida do while ;)

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Re: Tutorial - Linguagem GML

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