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[Resolvido]Duvida com munição
3 participantes
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[Resolvido]Duvida com munição
gente eu ja vi um jogo de Game Maker no youtuby tipo com munisão assim
50/50
dai cara metralha dai ese tiros aqui vão diminuindo 35/50 dai quando chega a zero ele recarrega dai fica assim 50/0 como faso iso fazer carinha recarregar eu sei so quero saber pra desenhar iso no draw = valo na munisão exemplo arma aguanta 100 tiros ele tem 200 de reserva queria que ficase assim 100/200 e quando for acabando vai ficando assim, 50/150 assim por diante alguem sabe como fazer iso?agradeso ajuda.
50/50
dai cara metralha dai ese tiros aqui vão diminuindo 35/50 dai quando chega a zero ele recarrega dai fica assim 50/0 como faso iso fazer carinha recarregar eu sei so quero saber pra desenhar iso no draw = valo na munisão exemplo arma aguanta 100 tiros ele tem 200 de reserva queria que ficase assim 100/200 e quando for acabando vai ficando assim, 50/150 assim por diante alguem sabe como fazer iso?agradeso ajuda.
Última edição por God_of_war425 em Seg 13 Fev 2012, 07:47, editado 1 vez(es)
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
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Re: [Resolvido]Duvida com munição
Bem, primeiro existirão 2 variáveis para a mesma munição:
-A primeira são os tiros carregados
-A segunda são os tiros utilizados na recarga.
Daí o código de gasto de munição e recarga é com você.
Agora, para desenhar existe algo a ser lembrado. Existem 2 tipos de variáveis no game maker:
*número ( variavel=12 )
*texto ( variavel="Olá!" )
Números só podem ser somados a números, texto só pode ser "somado" com texto, seguindo a regra:
* 13 + 2 = 15
* "Poke" + "Mon" = "PokeMon"
Mas então como fazer para transformar um número em texto para poder desenhá-lo?
R: Existem funções de conversão
*string(número) converte um numero em texto. Portanto string(15) será "15"
*real(texto) faz o inverso: converte um texto em número, se for possivel (caso não seja possivel, uma mensagem de erro aparecerá)
Com esses comandos, você pode montar o seu texto de "munição / recarga" e desenhá-lo na tela usando draw_text(x,y,texto).
OBS: Para desenhar o texto de uma variável, basta fazer isso:
draw_text( x qualquer , y qualquer ,NOME_DA_VARIAVEL)
E não:
draw_text( x qualquer , y qualquer , "NOME_DA_VARIAVEL" )
Se não ele vai desenhar "NOME_DA_VARIAVEL" na tela, e não o conteúdo da variável de mesmo nome.
Espero ter ajudado. o/
-A primeira são os tiros carregados
-A segunda são os tiros utilizados na recarga.
Daí o código de gasto de munição e recarga é com você.
Agora, para desenhar existe algo a ser lembrado. Existem 2 tipos de variáveis no game maker:
*número ( variavel=12 )
*texto ( variavel="Olá!" )
Números só podem ser somados a números, texto só pode ser "somado" com texto, seguindo a regra:
* 13 + 2 = 15
* "Poke" + "Mon" = "PokeMon"
Mas então como fazer para transformar um número em texto para poder desenhá-lo?
R: Existem funções de conversão
*string(número) converte um numero em texto. Portanto string(15) será "15"
*real(texto) faz o inverso: converte um texto em número, se for possivel (caso não seja possivel, uma mensagem de erro aparecerá)
Com esses comandos, você pode montar o seu texto de "munição / recarga" e desenhá-lo na tela usando draw_text(x,y,texto).
OBS: Para desenhar o texto de uma variável, basta fazer isso:
draw_text( x qualquer , y qualquer ,NOME_DA_VARIAVEL)
E não:
draw_text( x qualquer , y qualquer , "NOME_DA_VARIAVEL" )
Se não ele vai desenhar "NOME_DA_VARIAVEL" na tela, e não o conteúdo da variável de mesmo nome.
Espero ter ajudado. o/
Re: [Resolvido]Duvida com munição
Eu acho que ficará mais fácil, e mais realista se você fazer da seguinte maneira, usar 2 variáveis :
Então por exemplo, no step quando apertar "R"
Lembrando que você deve fazer variáveis para o Player não ter vários Pentes, ou ter Balas negativas :S
Agora eu vou te explicar por quê é mais real, por quê quando uma pessoa vai recarregar uma arma (nas guerras inclusive), normalmente, ela descarta o pente que está na arma, joga fora literalmente, e não pega o pente, e vai colocando, bala por bala, no pente, e depois colocar na arma de novo, entendeu?
Agora pra desenhar, você faz o seguinte, coloca isso no draw :
Espero ter ajudado
- Código:
bullets=30//balas
magazines=3//pentes, pentes, pentes
Então por exemplo, no step quando apertar "R"
- Código:
if keyboard_check(ord('R'))//se apertar R
if bullets<30//Se tiver menos de 30 balas
if magazines>0//se tiver pelo menos um Pente
{
bullets=30//O player terá 30 balas denovo
magazines-=1//e perderá um Pente.
}
Lembrando que você deve fazer variáveis para o Player não ter vários Pentes, ou ter Balas negativas :S
Agora eu vou te explicar por quê é mais real, por quê quando uma pessoa vai recarregar uma arma (nas guerras inclusive), normalmente, ela descarta o pente que está na arma, joga fora literalmente, e não pega o pente, e vai colocando, bala por bala, no pente, e depois colocar na arma de novo, entendeu?
Agora pra desenhar, você faz o seguinte, coloca isso no draw :
- Código:
draw_text(view_xview[0]+10, view_yview[0]+10, "Ammo: "+string(bullets)+"/"+string(magazines));
Espero ter ajudado
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Re: [Resolvido]Duvida com munição
Ai ai ai... adeus política de não dar codes prontos...
Existe um motivo pra eu ter dado 'aula', e não o code KKKKK.
É claro que ficará mais fácil do seu jeito, o colega vai copiar e colar mesmo.
Existe um motivo pra eu ter dado 'aula', e não o code KKKKK.
É claro que ficará mais fácil do seu jeito, o colega vai copiar e colar mesmo.
lol
não vo copiar colar so queria saber que codigo coloco pra desenhar numero
so iso,resto de trocar recarregar munisão já sabia fais tempo so não sabia cmo desenha-los,
não julgue sem saber não copio.
draw_text(view_xview[0]+10, view_yview[0]+10, "Ammo: "+string(bullets)+"/"+string(magazines));
era so que queria saber.resolvido
so iso,resto de trocar recarregar munisão já sabia fais tempo so não sabia cmo desenha-los,
não julgue sem saber não copio.
draw_text(view_xview[0]+10, view_yview[0]+10, "Ammo: "+string(bullets)+"/"+string(magazines));
era so que queria saber.resolvido
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
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Re: [Resolvido]Duvida com munição
Calma colega, não estou julgando, mas é o que tende a acontecer num geral, além de ser o que "so queria saber que codigo" deixa a entender, mas faça como quizer =D
EDIT
Resolvido > Trancado.
EDIT
Resolvido > Trancado.
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