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[Resolvido]Duvida com munição

em Dom 12 Fev 2012, 11:16
gente eu ja vi um jogo de Game Maker no youtuby tipo com munisão assim


50/50

dai cara metralha dai ese tiros aqui vão diminuindo 35/50 dai quando chega a zero ele recarrega dai fica assim 50/0 como faso iso fazer carinha recarregar eu sei so quero saber pra desenhar iso no draw = valo na munisão exemplo arma aguanta 100 tiros ele tem 200 de reserva queria que ficase assim 100/200 e quando for acabando vai ficando assim, 50/150 assim por diante alguem sabe como fazer iso?agradeso ajuda.


Última edição por God_of_war425 em Seg 13 Fev 2012, 07:47, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]Duvida com munição

em Dom 12 Fev 2012, 11:51
Bem, primeiro existirão 2 variáveis para a mesma munição:

-A primeira são os tiros carregados
-A segunda são os tiros utilizados na recarga.

Daí o código de gasto de munição e recarga é com você.

Agora, para desenhar existe algo a ser lembrado. Existem 2 tipos de variáveis no game maker:

*número ( variavel=12 )
*texto ( variavel="Olá!" )

Números só podem ser somados a números, texto só pode ser "somado" com texto, seguindo a regra:

* 13 + 2 = 15
* "Poke" + "Mon" = "PokeMon"

Mas então como fazer para transformar um número em texto para poder desenhá-lo?
R: Existem funções de conversão

*string(número) converte um numero em texto. Portanto string(15) será "15"
*real(texto) faz o inverso: converte um texto em número, se for possivel (caso não seja possivel, uma mensagem de erro aparecerá)

Com esses comandos, você pode montar o seu texto de "munição / recarga" e desenhá-lo na tela usando draw_text(x,y,texto).

OBS: Para desenhar o texto de uma variável, basta fazer isso:

draw_text( x qualquer , y qualquer ,NOME_DA_VARIAVEL)

E não:

draw_text( x qualquer , y qualquer , "NOME_DA_VARIAVEL" )

Se não ele vai desenhar "NOME_DA_VARIAVEL" na tela, e não o conteúdo da variável de mesmo nome.

Espero ter ajudado. o/
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Re: [Resolvido]Duvida com munição

em Dom 12 Fev 2012, 16:38
Eu acho que ficará mais fácil, e mais realista se você fazer da seguinte maneira, usar 2 variáveis :
Código:
bullets=30//balas
magazines=3//pentes, pentes, pentes

Então por exemplo, no step quando apertar "R"

Código:
if keyboard_check(ord('R'))//se apertar R
if bullets<30//Se tiver menos de 30 balas
if magazines>0//se tiver pelo menos um Pente
{
bullets=30//O player terá 30 balas denovo
magazines-=1//e perderá um Pente.
}

Lembrando que você deve fazer variáveis para o Player não ter vários Pentes, ou ter Balas negativas :S

Agora eu vou te explicar por quê é mais real, por quê quando uma pessoa vai recarregar uma arma (nas guerras inclusive), normalmente, ela descarta o pente que está na arma, joga fora literalmente, e não pega o pente, e vai colocando, bala por bala, no pente, e depois colocar na arma de novo, entendeu?

Agora pra desenhar, você faz o seguinte, coloca isso no draw :
Código:
draw_text(view_xview[0]+10, view_yview[0]+10, "Ammo: "+string(bullets)+"/"+string(magazines));

Espero ter ajudado Happy
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Re: [Resolvido]Duvida com munição

em Dom 12 Fev 2012, 21:06
Ai ai ai... adeus política de não dar codes prontos...
Existe um motivo pra eu ter dado 'aula', e não o code KKKKK.
É claro que ficará mais fácil do seu jeito, o colega vai copiar e colar mesmo.
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lol

em Seg 13 Fev 2012, 07:45
não vo copiar colar so queria saber que codigo coloco pra desenhar numero
so iso,resto de trocar recarregar munisão já sabia fais tempo so não sabia cmo desenha-los,
não julgue sem saber não copio.

draw_text(view_xview[0]+10, view_yview[0]+10, "Ammo: "+string(bullets)+"/"+string(magazines));

era so que queria saber.resolvido
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Re: [Resolvido]Duvida com munição

em Seg 13 Fev 2012, 07:47
Calma colega, não estou julgando, mas é o que tende a acontecer num geral, além de ser o que "so queria saber que codigo" deixa a entender, mas faça como quizer =D

EDIT

Resolvido > Trancado.
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