Conectar-se
Quem está conectado
28 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 27 Visitantes

Willy

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : B-D
Data de inscrição : 06/01/2012
Número de Mensagens : 343
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://equipeevolution.forumeiros.com/

Alarms

em Sab 11 Fev 2012, 15:01
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Nome: Alarms

Autor: CLT

Plataforma: GM PRO/LITE

Nível: Iniciante

Introdução

Alarms como o próprio nome diz, são como relógios, que após um determinado tempo dispara, ocorrendo uma determinada ação.
Esse evento é muito utilizado em jogos de estratégia, como o jogo Roma.

Exemplo:

Crie um objeto e chame de obj_controle.

No Create deste objeto coloque:

Código:
pontos=0
alarm[0]=1*room_speed

Explicando


Toda vez que obj_controle for criado o alarm 0 será ativado e seus pontos serão 0.

No evento Alarm 0 coloque:

Código:
pontos+=1
alarm[0]=1*room_speed

Explicando


A cada 1 segundo os pontos do obj_controle aumentarão em 1 e o alarm 0 será reativado, então a cada 1 segundo os pontos aumentarão em 1.

No evento Draw coloque:

Código:
draw_text(32,32,"Pontos: "+string(pontos))

Explicando


Desenha os pontos em uma altura de 32 pixels e uma largura também de 32 pixels.

Coloque o objeto na room e teste. Se tudo foi feito certo à cada 1 segundo os pontos aumentarão em 1.

Calcular o tempo:

Para calcular o tempo, existem duas formas:



Código:
alarm[n°]=n°*room_speed



Código:
alarm[n°]=n°

Explicando


No 1° jeito, você coloca os segundos desejados, vezes a room_speed.

No 2° jeito, você tem que saber o room_speed para fazer, por exemplo se a room_speed for 60, você faz alarm[n°]=60. Então dará 1 segundo.

Usando mais de um Alarm:

Quando se está programando com Alarms, você pode adicionar até 12 Alarms, que vão de 0 a 11.

Exemplo:

Se você fez a primeira parte do tutorial, já poderá aproveitar para está parte.

Coloque no Create:

Código:
alarm[1]=5*room_speed

Explicando

Após 5 segundos da criação do obj_controle, o Alarm 1 será ativado:

Coloque no evento Alarm 1:

Código:
pontos*=2
alarm[1]=5*room_speed

Explicando

A cada 5 segundos os pontos são multiplicados por 2, e o Alarm 1 é reativado.

Ativando um Alarm através de outro objeto:

No obj_controle (mesmo de sempre) coloque no Alarm 2:

Código:
pontos-=5
alarm[2]=3*room_speed

Explicando

Quando o Alarm 2 for ativado, a cada 3 segundos os pontos diminuíram em 5 pontos, e o Alarm 2 será reativado.

Crie um novo objeto e chame de obj_ativador.

No Step coloque:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space)
{
obj_controle.alarm[2]=3*room_speed
}

Explicando

Quando a tecla "space/espaço" for pressionada, o Alarm 2 do obj_controle será ativado.

Agora coloque os objetos na room e teste.
avatar
Data de inscrição : 11/07/2013
Número de Mensagens : 72
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 4
Ver perfil do usuáriohttp://gmrds.blogspot.com

Re: Alarms

em Sex 12 Jul 2013, 11:59
vlw pelo tuto, agora posso criar um menu, ou algo do gênero.
valeu mesmo.
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/06/2012
Número de Mensagens : 253
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 14

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Alarms

em Sex 12 Jul 2013, 13:03
Cara, colocar 1*x é totalmente inútil, basta colocar x.
Mas bom tutorial, importante para iniciantes.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum