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Desenhar barra de força pelo Draw?
4 participantes
Página 1 de 1
Desenhar barra de força pelo Draw?
Como desenho uma barra de força no draw?
ex: no ddtank quando vc vai arremessar algo a barra começa do verde e vai até o vermelho, que é o máximo, depois ela começa a voltar para verde, assim sucessivamente. Eu já sei como fazer a barra, mas não faço a minima ideia de como desenhá-la pelo draw, obvio que terá codigos, então explique por favor, ok? Agradeço a ajuda.
ex: no ddtank quando vc vai arremessar algo a barra começa do verde e vai até o vermelho, que é o máximo, depois ela começa a voltar para verde, assim sucessivamente. Eu já sei como fazer a barra, mas não faço a minima ideia de como desenhá-la pelo draw, obvio que terá codigos, então explique por favor, ok? Agradeço a ajuda.
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
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Re: Desenhar barra de força pelo Draw?
- Spoiler:
- Você precisa checar se a barra não chegou ao total, então aumentar.
Se chegou ao final, diminuir.
Você precisa de alguns valores:
Tamanho vertical máximo
Valor máximo
Valor atual
Tamanho horizontal
- Spoiler:
- Variável bool (true ou false) para ver se aumenta ou diminui
Agora você vai dar um nome para cada uma no Create e seu valor.
Exemplo:
- Código:
Tam_vert_max=150
Val_max=100
Val_atual=0
Tam_hor=20
- Spoiler:
- Código:
aumenta=true
Agora, no evento Draw.
- Spoiler:
- Você precisa checar se está aumentando e então aumentar, ou o contrário.
- Spoiler:
- Código:
se aumenta é true
{
se o valor atual é menor que o valor maximo
{aumentar o valor atual}
else
{aumenta é false}
}
else
{
se o valor atual é maior que 0
{diminuir valor atual}
else
{aumenta é true}
}
Para desenhar você pode usar um retângulo:
- Código:
altura = val_atual * Tam_max_vert / val_max
draw_rectangle(20, 10+Tam_max_vert, 20+Tam_hor, 10+Tam_max_vert-altura)
Sendo que você pode alterar: 20, 10, 20, 10. Só isso.
Até mais!
Última edição por Pedrø em Sáb 11 Fev 2012, 12:15, editado 2 vez(es)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
aaaaaaa
deixa so parte do code pra desenhar resto ja sei.
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
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Re: Desenhar barra de força pelo Draw?
God_of_war425 escreveu:deixa so parte do code pra desenhar resto ja sei.
No Create:
- Código:
poder=100
No Draw:
- Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
draw_healthbar(x-50,y-15,x+50,y-5,poder,c_black,c_green,c_yellow,0,1,1)
Era isso?
Última edição por Super Games em Sáb 11 Fev 2012, 15:41, editado 1 vez(es)
Re: Desenhar barra de força pelo Draw?
A variável deve ser poder, não health.
Você colocou poder no Create, mas health no Draw.
Arruma ai Super Games.
GoW, eu coloquei o que você não queria em spoiler.
Deu certo?
Você colocou poder no Create, mas health no Draw.
Arruma ai Super Games.
GoW, eu coloquei o que você não queria em spoiler.
Deu certo?
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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problema
eu fis barra de fossa mais ela sai minuscula n da nem pra ver porque ocorre iso?
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
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Re: Desenhar barra de força pelo Draw?
Eu faço isso com healthbar, usei no meu joguinho de catapulta. Assim:
Cria um obj_draw
event create
Se quiser que a barra aumente e diminua mais rapidamente e só la no step mudar a parte global.forca+1 e global.forca-=1 botando o numero que quiser em vez de 1. Aí bota o obj_draw na room, onde quiser que a barra fique.
Eu testei e funciona direitinho. Note que a variavel forca é global porque deduzo q tu vai precisar usar ela em outro objeto.
Cria um obj_draw
event create
- Código:
global.forca=0
aumenta=true
- Código:
if global.forca<=0 aumenta=true
if global.forca>=100 aumenta=false
if aumenta=true global.forca+=1 else global.forca-=1
- Código:
draw_healthbar(x,y,x+100,y+16,global.forca,c_black,c_lime,c_red,90,1,1)
Se quiser que a barra aumente e diminua mais rapidamente e só la no step mudar a parte global.forca+1 e global.forca-=1 botando o numero que quiser em vez de 1. Aí bota o obj_draw na room, onde quiser que a barra fique.
Eu testei e funciona direitinho. Note que a variavel forca é global porque deduzo q tu vai precisar usar ela em outro objeto.
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