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Randomize.
4 participantes
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Randomize.
Alguem ensina, manda um tuto, ou qualquer coisa do genero sobre a ferramenta randomize do GM???
Estou querendo utilizala para o inimigo escolher ataque aleatoriamente, desde que tenha os requerimentos necessarios para utilizalo!
Estou querendo utilizala para o inimigo escolher ataque aleatoriamente, desde que tenha os requerimentos necessarios para utilizalo!
patoki- Data de inscrição : 19/12/2008
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Re: Randomize.
Primeiro tem de criar uma variavel...vou dar um exemplo
No evento create do inimigo crie uma variavel
aleatorio=true;
depois no evento step escreva isto
aleatorio=round(random(3.14))
o random so funciona com numeros decimais neste caso com duas casas decimais
if aleatorio=1
{
ataque1; //aqui escolhe o primeiro ataque
}
if aleatorio=2
{
ataque2 ; //aqui escolhe o segunto ataque
}
if aleatorio=3
{
ataque3; //aqui escolhe o terceiro ataque
}
espero ter ajudado
No evento create do inimigo crie uma variavel
aleatorio=true;
depois no evento step escreva isto
aleatorio=round(random(3.14))
o random so funciona com numeros decimais neste caso com duas casas decimais
if aleatorio=1
{
ataque1; //aqui escolhe o primeiro ataque
}
if aleatorio=2
{
ataque2 ; //aqui escolhe o segunto ataque
}
if aleatorio=3
{
ataque3; //aqui escolhe o terceiro ataque
}
espero ter ajudado
knuckles- Data de inscrição : 26/03/2008
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Re: Randomize.
ajudou bastante, mas como faço para que um ataque n seja escolhido se o inimigo nao tiver MP suficiente?
patoki- Data de inscrição : 19/12/2008
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Re: Randomize.
coloca checa se o a mp é suficiente assim ó:
if (mp >= 30) {
if aleatorio=1
{
ataque1; //aqui escolhe o primeiro ataque
}
if aleatorio=2
{
ataque2 ; //aqui escolhe o segunto ataque
}
if aleatorio=3
{
ataque3; //aqui escolhe o terceiro ataque
}
}
troque mp pela var q guarda o mp
if (mp >= 30) {
if aleatorio=1
{
ataque1; //aqui escolhe o primeiro ataque
}
if aleatorio=2
{
ataque2 ; //aqui escolhe o segunto ataque
}
if aleatorio=3
{
ataque3; //aqui escolhe o terceiro ataque
}
}
troque mp pela var q guarda o mp
Re: Randomize.
Creio que ele quer que um ataque específico não possa ser escolhido. Nesse caso, acho melhor usar o choose. Funciona desse jeito:
choose(valor1,valor2,valor3,valor4,valor5,...) - Isso escolherá, aleatoriamente, uma das opções que você botou. Exemplo:
Se, por exemplo, o poder 3 precisar de 30 de mana para ser usado, você pode fazer o seguinte:
;)
choose(valor1,valor2,valor3,valor4,valor5,...) - Isso escolherá, aleatoriamente, uma das opções que você botou. Exemplo:
- Código:
poder_usado=choose(1,2,3); //Escolhe aleatoriamente os poderes 1, 2 ou 3.
if (poder_usado==1)
{
//Aqui, vem o código do poder 1
}
if (poder_usado==2)
{
//Aqui, vem o código do poder 2
}
if (poder_usado==3)
{
//Aqui, vem o código do poder 3
}
Se, por exemplo, o poder 3 precisar de 30 de mana para ser usado, você pode fazer o seguinte:
- Código:
if (mana>=30) { poder_usado=choose(1,2,3); } else
{ poder_usado=choose(1,2); //Só serão escolhidos o poder 1 OU o poder 2 }
;)
Re: Randomize.
o melhor jeito seria criar uma tabela array com todos os ataques, porcentagem de dano, porcentagem de defesa, e etc, depois varrer a array e escolher a melhor opção para o momento, e nao randomizando
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