GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[GM 4.0 ou 4.3] Funções extendidas para manipulação de cores.

Ir para baixo

[GM 4.0 ou 4.3] Funções extendidas para manipulação de cores. Empty [GM 4.0 ou 4.3] Funções extendidas para manipulação de cores.

Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 01 Fev 2012, 23:30


Eu fiz uns scripts pra poder manipular cada componente RGB ou HLS de cores no Game Maker 4.3. Não usam operadores lógicos porque o GM 4 não oferece esse recurso.

Abaixo tem uns artigos bem legais sobre isso. Achei bem interessante! Tem muita informação legal aí e recomendo a leitura pra quem gosta e quer aprender mais sobre espectro luminoso, saturação, matiz e outras matemáticas de cor:

http://www6.ufrgs.br/engcart/PDASR/formcor.html#1
http://www6.ufrgs.br/engcart/PDASR/formulario1.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/HSV#Transformando_RGB_para_HSV

Os scripts e os cálculos:

Coloquei o início de cada variável com underline pra tentar evitar algum conflito de nome porque o GM4 não permite usar variáveis temporárias (a menos que sejam atribuídas a um objeto e este seja destruído em seguida).

color_get_r
Código:
return (argument0 mod 256);

color_get_g
Código:
return ((argument0 div 256) mod 256);

color_get_b
Código:
_cgb := argument0 - argument0 mod sqr(256);
return (_cgb mod 257);

color_get_v
Código:
_cglr := color_get_r(argument0);
_cglg := color_get_g(argument0);
_cglb := color_get_b(argument0);
return (max3(_cglr, _cglg, _cglb));

color_get_s
Código:
_cgsr := color_get_r(argument0);
_cgsg := color_get_g(argument0);
_cgsb := color_get_b(argument0);
_cgsu := max3(_cgsr, _cgsg, _cgsb);
_cgsd := min3(_cgsr, _cgsg, _cgsb);
_cgs := floor(((_cgsu - _cgsd)/_cgsu) * 255)
return (_cgs);

color_get_h
Código:
_cghr := color_get_r(argument0);
_cghg := color_get_g(argument0);
_cghb := color_get_b(argument0);;
_cghs := color_get_s(argument0);
_cgh := 0;
if _cghs = 0 then return (0);
_cghu := max3(_cghr, _cghg, _cghb);
_cghd := min3(_cghr, _cghg, _cghb);
if _cghr = _cghu then
begin
   _cgh := (_cghg - _cghb)/(_cghu - _cghd);
   if _cghg < _cghb then _cgh += 6;
end;
if _cghg = _cghu then _cgh := (_cghb - _cghr)/(_cghu - _cghd) + 2;
if _cghb = _cghu then _cgh := (_cghr - _cghg)/(_cghu - _cghd) + 4;
_cgh := _cgh mod 6;
_cgh *= 42.5;
return (round(_cgh));
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : [GM 4.0 ou 4.3] Funções extendidas para manipulação de cores. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos