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por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
obj não sair da view.
3 participantes
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obj não sair da view.
Já tinha visto algo disto mas agora não acho mais.
Então, la vai.
Como muitos jogadores de jogos plataforma (como eu) vimos que jogos como Mario Bros e Sonic são impedidos de sair da View, só que tem mais, eles vão mais acima do que a View chega, Sonic morre antes de sumir abaixo da View, mas o Mario como muitos sabem, se ele ultrapassar a View para baixo, ele morre.
Então, como fazer tudo isso acontecer com meu herói e a View que nem o Mario?
Então, la vai.
Como muitos jogadores de jogos plataforma (como eu) vimos que jogos como Mario Bros e Sonic são impedidos de sair da View, só que tem mais, eles vão mais acima do que a View chega, Sonic morre antes de sumir abaixo da View, mas o Mario como muitos sabem, se ele ultrapassar a View para baixo, ele morre.
Então, como fazer tudo isso acontecer com meu herói e a View que nem o Mario?
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: obj não sair da view.
.a posição de baixo da view é
.Basta verificar se seu y é maior que isso
- Código:
view_yview+view_hview
.Basta verificar se seu y é maior que isso
- Código:
if (y>view_yview[0]+view_hview[0])
{
instance_destroy()
}
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Re: obj não sair da view.
Deixa eu explicar direito Thyago (se você quer me ajudar, essa não sera a primeira vez, você já me ajudou antes.
E que eu só sei fazer a View seguir o player, mas alem disto você nem disse onde colocar os códigos. Então, você ou outro alguém, poderia me disser como impedir que ele saia da View morra quando cair alem da View ou sumir acima da View, eu agradeço.
E que eu só sei fazer a View seguir o player, mas alem disto você nem disse onde colocar os códigos. Então, você ou outro alguém, poderia me disser como impedir que ele saia da View morra quando cair alem da View ou sumir acima da View, eu agradeço.
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: obj não sair da view.
.O código que eu passei é para você usar em step do player...aquilo verifca se o player esta abaixo da view,tente...se não conseguir eu faço alguns exemplos pra você ok?
.Coloque isso em step do player.
.Coloque isso em step do player.
- Código:
if (y>view_yview[0]+view_hview[0])or(y<view_yview)
{
instance_destroy()
}
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Re: obj não sair da view.
Hum, legal, obrigado, agora só falta impedir que ele saia da view.
Sera que você sabe thyago? Ou mais alguem?
Sera que você sabe thyago? Ou mais alguem?
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: obj não sair da view.
.Para cima e para baixo ele morre né,você quer que ele não saia para os lados,tipo a fase anda para os lados e empurra o player se ele estiver parado?
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Re: obj não sair da view.
geralmente se o mario vai pra cima ele some da tela mas nao morre, e o sonic tbm, ele some, cai voltando à tela mas nao morre. Geralmente só se morre indo pra baixo.Thyago escreveu: .Para cima e para baixo ele morre né,você quer que ele não saia para os lados,tipo a fase anda para os lados e empurra o player se ele estiver parado?
pra fazer player nao sumir pra direita nem esquerda, vai na room, e em views tem object following, lá tu escolhe o obj_player, daí a view vai seguir o personagem, não deixando ele sumir pros lados. Aí em hbor tu bota um valor tipo 400, para que o player fique no centro da view.
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Re: obj não sair da view.
.Eu acho que isso ele sabe fazer,eu acho que ele quer que a view ande mesmo se o player estiver parado,como em algumas fazes do mario,que a view empurra o player podendo até esmaga-lo.Ele diise no primeiro post que sabe fazer a view seguir,aguardo uma resposta dele.
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Re: obj não sair da view.
Vou tentar explicar claramente e dizes o que esta ocorrendo.
E que meu personagem, ultrapassa a view, o que o game maker chama de out side View. E quero que ocorra o mesmo com ele com o mario, mesmo se eu fizer a view andar sozinha(que e chamado de , Auto-scroll) ele ainda ultrapassa a view, e como se ele estivesse dentro da caixa e ultra-passasse a parede da caixa. Mas eu quero que quando o player tipo assim:
{ } onde a view mostra.
P player
Eu quero que isso ocorra:
{P } o p mostra onde o player esta, jogador continua apertando para <. Mas o player não continua porque a view não permite, quero que a view mande o player ficar onde ela mostra. E como a view falasse assim, você so pode ir onde eu e o jogador pode te ver, mas se você cair, você morrera.
Vamos ver se vocês entenderão.
E que meu personagem, ultrapassa a view, o que o game maker chama de out side View. E quero que ocorra o mesmo com ele com o mario, mesmo se eu fizer a view andar sozinha(que e chamado de , Auto-scroll) ele ainda ultrapassa a view, e como se ele estivesse dentro da caixa e ultra-passasse a parede da caixa. Mas eu quero que quando o player tipo assim:
{ } onde a view mostra.
P player
Eu quero que isso ocorra:
{P } o p mostra onde o player esta, jogador continua apertando para <. Mas o player não continua porque a view não permite, quero que a view mande o player ficar onde ela mostra. E como a view falasse assim, você so pode ir onde eu e o jogador pode te ver, mas se você cair, você morrera.
Vamos ver se vocês entenderão.
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