Hexadecimal

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Hexadecimal

Mensagem por luiz_eldorado em Seg 30 Jan 2012, 20:29

Olá pessoal, eu estou com uma duvida aqui, como é que faz pra tranformar numeros em hexadecimal e vice-verça? Quando eu digo em hexadecimal, quero dizer uma string, pois se usarmos números normais (como $FF00FF) o GM iria traduzir para numero normal.
Eu já achei na net como fazer isso, mas você tem que fazer a conta. Eu queria alguma coisa em GML.
Pra quem não sabe, para converter é preciso isto:
Código:
num/16=num > resto = val1
num/16=num > resto = val2
E assim por diante até que o num vire 0. Aí eu pego os restos, transformo pra hexa (tipo, 10 = A, 11 = B, etc...)
Eu vou colocando os restos em ordem contraria:
hexa = val3 + val 2 + val 1
Atenção, não é pra somar eles, é só pra juntar xD
Até mais!

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Re: Hexadecimal

Mensagem por saim em Qui 23 Fev 2012, 10:26

Wow, demorei muito mais do que deveria pra responder essa. É que toda vez que eu estava chegando perto de testar a idéia, acontecia alguma coisa.
Basicamente, você vai dividir por 16 e arredondar pra baixo, até o número dar zero. A cada vez que fizer isso, pegue o RESTO da divisão, multiplique por 16 e armazene.
Junte todos os restos multiplicados por 16, transforme em letras se for preciso e pronto.

Aqui, um script que eu fiz usando mod e div, o que elimina a trabalheira de re-multiplicar por 16 e de arredondar pra baixo.

Código:
//pede o número a ser convertido
numero = -1;
while(numero < 0){
   numero = real(get_string("digite um número", "0"));
   }

n = 16; //a base numérica pra qual o decimal será convertido (pode ser alterado pra 2, se quiser uma conversão pra binário ou mesmo 10, se quiser testar o script)
resultado = ""; //uma string vazia
while(numero > 0){
   val = numero mod n; //a última unidade do número atual na nova base
   numero = numero div n; //reduz o número atual pra próxima iteração
   if (val < 10){ //se existir caractere cardinal para o número
      resultado = string_insert(string(val), resultado, 0); //insere esse caractere no começo da string
      }
      else{ //se carecer de uma letra do alfabeto
         resultado = string_insert(chr(val+55), resultado, 0); //insere a tal letra no começo da string
         //(A equivale a 10 e, na tabela ascii, a 65, por isso somamos 55)
         }
   }
show_message(resultado)

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Re: Hexadecimal

Mensagem por luiz_eldorado em Qui 23 Fev 2012, 22:54

Sabia que so o saim responderia isso xD
Acho que o unico problema meu era de pegar o resto da divisao (nao sei do operador mod), sei la, talvez dividir 1 por 16 multiplicar pelo decimal do numero e... Chega.
(pode ser alterado pra 2, se quiser uma conversão pra binário ou mesmo 10, se quiser testar o script)
Wow, agora da pra converter ate binario? Nossa que poderoso o script! Com certeza estara nos creditos saim! xD
Flws!

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Re: Hexadecimal

Mensagem por saim em Sex 24 Fev 2012, 08:54

luiz_eldorado escreveu:Sabia que so o saim responderia isso xD
É que só eu fico garimpando perguntas velhas que ainda não foram respondidas... Action Room Previous
luiz_eldorado escreveu:Wow, agora da pra converter ate binario? Nossa que poderoso o script!
Nem tanto. Conversão entre bases sempre usa a mesma teoria, então o script ser flexível não é mérito meu, mas da matemática em si.
Se quiser mesmo usar outras bases, sugiro entrar com a base como argumento. Aí, sim, o script ficará flexível.
luiz_eldorado escreveu:Com certeza estara nos creditos saim!
Não precisa, mas fico agradecido!Happy

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Re: Hexadecimal

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