[PARADO] 3D GameDeveloper

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10% [PARADO] 3D GameDeveloper

Mensagem por LeandroDaher em Dom 29 Jan 2012, 16:04

Nome do projeto: 3D GameDeveloper
Descrição:
3D GameDeveloper é uma ferramenta RAD (Rapid Application Development) para desenvolvimento de jogos tridimensionais, possuí linguagem de scripting baseado em Lua com os modos iniciante (programação facil através de opções) e intermediário/avançado (programação por meio de códigos).
Estilo: RAD
Desenvolvedor: LHX Arts|Leandro Júnior (leandrohackerx)
Licença: Freeware
Compilador: Free Pascal
Progresso atual: 10%
Previsão de Download: Indeterminado.
Previsões para a primeira versão (v1.0) :
-Banco de dados de: Materiais, Objetos, Terrenos, Atores, NPCs, Sons, Câmeras, Luzes, Árvores e Efeitos Especiais;
-Editor de mapa;
-Objetos geométricos básicos: Cubo, Esfera, Cilindro, Cone e etc;
-GUI (Graphical User Interface/Interface gráfica do utilizador);
-HUD (Heads Up Display) para desenhos 2D na tela, como pro exemplo, barras de energia;
-Linguagem de Scripting baseada em Lua;
-Suporte a terrenos highfield (bitmaps em escala de cinza que formará mapas 3D);
-Suporte aos seguintes formatos de materiais: BMP, JPEG, PNG, TGA;
-Suporte aos seguintes formatos de atores, armas e npcs: MD2;
-Suporte aos seguintes formatos de objetos: 3DS, OBJ;

Situação atual:
Atualmente o projeto está indo muito bem, hoje, dia 30/01/2012, eu desinvolví uma parte da interface principal e comecei a planejar a estrutura de arquivos para salvar e carregar o projeto.A minha estrutura está complicada de fazer porquê eu estou criando uma grande hierarquia de estruturas, com valores baseados em outras estruturas que eu criei.
Mais abaixo, novas screens.
Para criar o syntax highlighter dos scripts eu vou criar um tipo de analize léxica e colorir o texto.
01/02/2012:
Eu vou parar este projeto por enquanto.

Log:
Spoiler:


29/01/2012 - Definições básicas do projeto: Nome, gênero, e etc.
30/01/2012 - Criação da interface principal e primeira parte da edição do cenário
01/02/2012 - Projeto parado.


Screens:
Aqui está o começo da interface gráfica principal (Incompleta):
http://imageshack.us/photo/my-images/593/screen01qf.jpg/
Novas screens da interface gráfica principal:
http://imageshack.us/photo/my-images/694/screen01w.png/
http://imageshack.us/photo/my-images/828/screen02zn.png/


Obs.: Todos os jogos criados no 3D GameDeveloper poderão ser gratuitos ou comercializados.

Copyright © 2012 LHX Arts|Leandro Júnior (leandrohackerx)


Última edição por leandrohackerx em Qua 01 Fev 2012, 18:56, editado 9 vez(es)

LeandroDaher

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10% Re: [PARADO] 3D GameDeveloper

Mensagem por Coke560 em Dom 29 Jan 2012, 18:40

Nossa ficou muito legal pelo design dele,assim que lançar uma demo eu vou baixar.

Coke560

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10% Re: [PARADO] 3D GameDeveloper

Mensagem por Kurosagi Ichigo em Dom 29 Jan 2012, 18:41

Nossa está muito bom! Eu tentarei usar isso quando lançar. Tem como salvar as imagens 3d feitas?

Kurosagi Ichigo

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10% Re: [PARADO] 3D GameDeveloper

Mensagem por LeandroDaher em Dom 29 Jan 2012, 18:50

Kurosagi Ichigo escreveu:Nossa está muito bom! Eu tentarei usar isso quando lançar. Tem como salvar as imagens 3d feitas?

Se oq você diz dizer for se tem como tirar print da cena, eu não coloquei ainda, mas vou colocar.

LeandroDaher

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10% Re: [PARADO] 3D GameDeveloper

Mensagem por Gustavo Gamer em Seg 30 Jan 2012, 18:34

Ficou bom, ta parecendo com o 3D Game Builder Happy

Gustavo Gamer

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Mensagem por LeandroDaher em Seg 30 Jan 2012, 19:21

Obrigado a todos vocês pelos comentários.


Gustavo Gamer dosse:
Ficou bom, ta parecendo com o 3D Game Builder Happy

Eu já ouvi falar nele, não gostei muito, porquê ele é caro e a versão trial não é muito boa.
Eu espero que a minha interface não esteja muito parecida, porque eu não quero ser acusado de plágio.
Se for pensar bem, não é plágio criar uma interface parecida, o Lazarus é quase idêntico ao Delphi, e eu tenho certeza de que os donos do Delphi não gostam muito da idéia do Lazarus ser gratis xD.

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Mensagem por Gustavo Gamer em Ter 31 Jan 2012, 13:12

Eu acho o 3D Game Builder bom, não vai ser acusado disso, são parecidos porque tem o mesmo tipo de Aplicação (RAD). Alem disso todas as engines em 3D se parecem um pouco, como a Unity Engine se parece com o 3D Game Builder, e a Unreal Engine. Você vai comercializar a engine?

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Mensagem por GameShadow em Ter 31 Jan 2012, 13:47

a interface e o mapa são identicos a um programa chamado 3d game builder q tbm cria jogos 3d n qro acusar ninguem sem provas pois vc tbm pod estar se baseando nest programa mais eu tenho q dizer q caso vc esteje flagiando o programa vc pod ser banido veio mais se o programa for realmente de sua autoria sugiro q vc mude um pouco a interface pq ela esta indentica ao programa q mecionei

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Mensagem por Mundo Game Maker em Ter 31 Jan 2012, 15:46

Nossa!um criador de jogos criado em um criador de jogos, essa foi engraçado xD
Agora falando sério, parece que vai ser muito maneiro o seu programa, eu realmente estou torcendo para que ele seja bem sucedido!porque eu quero usar ele, desde que não pese mas de 20MB xD

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Mensagem por LeandroDaher em Ter 31 Jan 2012, 19:00


Gustavo Gamer

Eu acho o 3D Game Builder bom, não vai ser acusado disso, são parecidos porque tem o mesmo tipo de Aplicação (RAD). Alem disso todas as engines em 3D se parecem um pouco, como a Unity Engine se parece com o 3D Game Builder, e a Unreal Engine. Você vai comercializar a engine?

Eu não acho a versão trial do 3d game builder boa, por causa do limites de quantidade de objetos, e os limites aumentam depois que você usar ele durante 12 horas acumulativas.E a versão registrada do 3d game builder é bem cara, e eu não estou muito afim de fazer um crack para min (com a ajuda de um amigo meu que entende bastande de assembly e bytecode) xD.
E sobre o meu software:
Será totalmente grátis, está sendo feito no Lazarus, portanto os jogos gerados podem ser comercializados.


GameShadow

a interface e o mapa são identicos a um programa chamado 3d game builder q tbm cria jogos 3d n qro acusar ninguem sem provas pois vc tbm pod estar se baseando nest programa mais eu tenho q dizer q caso vc esteje flagiando o programa vc pod ser banido veio mais se o programa for realmente de sua autoria sugiro q vc mude um pouco a interface pq ela esta indentica ao programa q mecionei

O projeto é de minha autoria.
Na minha opinião, a interface tem diferenças, como no painel de objetos, que no do 3d game builder serve para colocar objetos no mapa, no meu, mostra os objetos no mapa, como nas IDEs RAD, que mostra os objetos no formulário.A parte de propiedades e eventos, eu não sei se vai ser daquele jeito mesmo, mas se for, eu tambem não plagiei, pois o Delphi e o Lazarus tambem tem paineis parecidos (como a maioria das ferramentas RAD), o inspetor de propiedades, no lazarus tem um componente para isso, no 3d game builder eu pude perceber que o desenvolvedor usou um componente gratuito da biblioteca JEDI.
E enquanto ao editor de mapas, eu uso a mesma framework que o criador do 3D Game Builder usa, ela é livre (gratuita), portanto não é plágio.
Como disse o Gustavo Gamer, existem muitas engines parecidas, a minha engine é so mais uma da lista (se eu terminar ela xD).
Peço que algum administrador ou moderador veja screens do 3d game builder, Delphi, Lazarus e faça umas pesquisas para provar tudo o que eu disse alí em cima.

Vejam está imagem do Delphi e o Lazarus lado a lado:
http://imageshack.us/photo/my-images/43/delphixlazarus.png/
A interfacé é idêntica, ou quase idêntica, a grande diferença é que o Delphi é pago, e o Lazarus é gratuito, alem de rodar em sistemas Unix tambêm (ele é multiplataforma).
E o Lazarus não foi considerado plágio, entao, interface parecida não é plágio (na minha opinião).


Mundo Game Maker

Nossa!um criador de jogos criado em um criador de jogos, essa foi engraçado xD
Agora falando sério, parece que vai ser muito maneiro o seu programa, eu realmente estou torcendo para que ele seja bem sucedido!porque eu quero usar ele, desde que não pese mas de 20MB xD

A minha engine não está sendo feita em um criador de jogos, e sim na IDE RAD Lazarus, que usa o compilador Free Pascal, ate agora o projeto compilado tem 3.49 MB, era para ter 69MB, mas eu desmarquei uma opção de debug, e deu uma grande diminuída no tamanho do executável xD.

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Mensagem por GameMakerTutoriais em Qui 02 Fev 2012, 16:10

Não vejo onde pode haver plágio nesse projeto. Parece que o 3D Game Builder foi feio em Pascal também, mas isso não tem nada a haver. O 3DGB foi queimado no compilador da Borland, já o do Leandro foi no do Free Pascal. Quem duvidar, é só comparar o exe de cada um, rs.

Conheço o Leandro, sei da capacidade dele ainda mais no Lazarus. Tá de parabéns cara, não conheço o Lua mas pelo visto é coisa fina! A propósito... seu projeto vai ser open também? Sua ideia é boa, mas eu faria pelo menos um esquema de plugin pra ele, se não fosse open porque isso dá muito trabalho programar sozinho. computador

Não sei se você sabe, tem um compilador da Borland mais antigo, lá pelo Turbo Pascal 5, que é gratuito. Na moral, eu acho ele melhor que o Free Pascal. Muito mais rápido e deixa o exe menor também. Às vezes você pode gostar dele... Cool

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10% Re: [PARADO] 3D GameDeveloper

Mensagem por LeandroDaher em Qui 02 Fev 2012, 18:11

Vlw Ninja8086, eu vou parar o projeto por enquanto, mas quando eu retomá-lo eu vou tentar colocar este sistema de plugin.
Eu já usei o turbo pascal 5 sim, mas tem algumas bibliotecas q eu uso nele que da erro no windows vista, mas ele é bom.

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10% Re: [PARADO] 3D GameDeveloper

Mensagem por Itibere10 em Sab 04 Fev 2012, 16:58

leandrohackerx, se precisar de comandos simples de LUA(SOOHH LUUAA... Laughing) posso te ajudar, a, se esse soft seguir adiante, fará muito sucesso!!
A, outra coisa... o 3d Game Builder é GRATUITO... Eu tenho ele mas eu acho ele meio difícil de personalizar seu jogo...

FLW, até, boa sorte com o projeto...
flw

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10% Re: [PARADO] 3D GameDeveloper

Mensagem por LeandroDaher em Dom 05 Fev 2012, 16:21


Itibere10:

leandrohackerx, se precisar de comandos simples de LUA(SOOHH LUUAA... Laughing) posso te ajudar, a, se esse soft seguir adiante, fará muito sucesso!!
A, outra coisa... o 3d Game Builder é GRATUITO... Eu tenho ele mas eu acho ele meio difícil de personalizar seu jogo...

FLW, até, boa sorte com o projeto...
flw

Vlw Itibere10, eu ja estou aprendendo a usar a API do lua, a minha dúvida era como verificar os erros ao inves de verificar e executar cada comando, eu eu já resolví isto.
Agora eu preciso saber como enviar uma mensagem de erro para o lua usandoa api.
A, outra coisa, o 3d game builder não é gratuito, no site você pode baixar a versao trial, ou comprar a completa pelo pagseguro.
Por enquanto eu não vou continuar o projeto (só por enquanto), mas estou pensando em criar algumas coisas com o lua antes.

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