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[IDEIA] Criador de Jogos 3D (Não vai ser no game maker)

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Mensagem por LeandroDaher Sex 27 Jan 2012, 18:39

Olá pessoal, hoje eu acordei com uma idéia e torcicolo, eu estive pensando em criar um maker utilizando a linguagem de programação pascal, será freeware (gratuito), para que seja possível vender os jogos gerados, eu vou compilar o projeto no free pascal.

Na primeira versão, eu irei fazer:
-Banco de dados de: Materiais, Objetos, Terrenos, Atores, NPCs, Sons, Câmeras, Luzes, e Efeitos Especiais;
-Editor de mapa;
-Objetos geométricos básicos: Cubo, Esfera, Cilindro, Cone e etc;
-GUI (Graphical User Interface/Interface gráfica do utilizador);
-HUD (Heads Up Display) para desenhos 2D na tela, como pro exemplo, barras de energia;
-Linguagem Script orientada a evento (talvez será baseada em Pascal mas estou pensando em baseá-la em Lua);
-Suporte a terrenos highfield (bitmaps em escala de cinza que formará mapas 3D);
-Suporte aos seguintes formatos de objetos: 3DS, OBJ; (Para a primeira versão)
-Suporte aos seguintes formatos de atores e npcs: MD2; (Para a primeira versão);

E talvez futuramente:
-Suporte a shaders;
-Suporte a jogos online utilizando o TCP/IP;

O que vocês acham da minha idéia?

PS: Eu mudei algumas coisas pois vai ser um criador de jogos de vários gêneros.


Última edição por leandrohackerx em Dom 29 Jan 2012, 11:48, editado 4 vez(es)
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Mensagem por TRFN Sex 27 Jan 2012, 18:42

Seria uma excelente ideia.
Acredito inclusive que,você poderia incorporar outros recursos,como batch e/ou c++ .
Mas primeiro,desenvolva uma linguagem de programação própria do seu maker (assim como o gm tem o gml) é procure um pouco sobre algo similar ao UPX (para criar executáveis)

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Mensagem por LeandroDaher Sex 27 Jan 2012, 18:46

Para criar executáveis eu tenhos os meus métodos com um pre-compilado xD.A minha linguagem eu so vou basear em pascal, mas os comandos serão propios, como por exemplo:

var
XPos: Single;

XPos:=GetObjectXPos("NPC01");
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Mensagem por Mr.Brum Sex 27 Jan 2012, 18:49

excelente!
Já pensei nisso antes, mas ainda não domino uma boa linguagem para fazê-lo.
Tô planejando fazer algo parecido no Game Maker, em breve, mas com certeza não será tão potente.
Você vai fazer estilo RPG Maker?? com fórmulas de XP e talz??
Ou será tipo o GM, com estilo mais livre??
A sua idéia me lembrou o RPG GAME BUILDER.
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Mensagem por LeandroDaher Sex 27 Jan 2012, 18:58

Não vai ser livre pq o criador só irá criar jogos de RPG, mas podem ser varios tipos de RPG, os free action, com história, MMO (em versões futuras) e etc, ou seja, é como um RPG Maker, só que 3D e com outras coisas, afinal, a linguagem de scripts vai servir para isso, aliás, eu me esqueci de dizer que vou colocar um banco de dados de magias, configurações e etc.
Se o projeto ficar bom, eu vou fazer uma versão PRO que custaria em torno de 70 reais (zuera, eu não farei isso, mas poderia xD).
E sobre o RPG Builder, eu já tentei usar, mas eu não consegui xD.
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Mensagem por joovictor Sex 27 Jan 2012, 20:31

eita se for gratis eu excluo meu gm agr pra baixar seu maker kkkk boa ideia
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Mensagem por PedroX Sex 27 Jan 2012, 20:36

O jogo será compilado ou interpretado?
Por que não o programa para criar qualquer tipo de jogo?
Seria interessante uma ferramenta nova para criar jogos 3D, mas que seja focada só em 3D.
Gostei da ideia, mas você ainda pode aprimorá-la.

OFF: pascal é a linguagem que estou estudando no momento.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por Hatzo enkiri Sex 27 Jan 2012, 20:54

E aí cara? Esse software seria de grande utilidade para aqueles aficionados em rpg. Por experiência própria, acho melhor criar 2d primeiro e depois partir pro 3d. Ou se já tiver experiência em 3d siga em frente! Algumas dúvidas: vai usar biblioteca gráfica ou pure code? Só windows? Vai fazer só ou em equipe? Vai ser estilo rpgmk ou vai ter seu próprio estilo? Sem mais. Ah um dia vou cumprir minha promessa!
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Mensagem por vinians Sex 27 Jan 2012, 21:01

Otima idéia, ja estou trabalhando em um projeto deste a 1 ano, e a parte mais dificil é a linguagem interna, ja que não quero que o criador fique amarrado como no C2. Boa sorte, vc vai precisar Very Happy
Flws!
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Mensagem por LeandroDaher Sáb 28 Jan 2012, 12:07

O resultado final do jogo será interpretado, eu estudo opengl a algum tempo, mas vou usar bibliotecas.
Como eu ja disse la em cima sera como um rpg maker, mas por favor, não esperem que o projeto será do mesmo patamar ou melhor do que o GM.
PS: Se quiserem, eu mudo de idéia e faço um maker 3D livre.
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