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[pergunta 3D] - Como fazer mouse mover camera em Z+ e Z- (pra cima e pra baixo)

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Mensagem por 3Devolution Qui 26 Jan 2012, 14:31

É o seguinte...

Estou criando um jogo em FPS, e de terror.(adrenalina máxima)
E o problema é o seguinte.

"Quero que o player movimente a camera do jogo com o mouse..."

Já consegui fazer esquerda e direita, só que sem cima e baixo, o jogo não fica tão legal.

O sistema que eu quero fazer, é semelhante com Counter-strike.

Se alguém poder me ajudar. Grato desde já!

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Mensagem por PedroX Qui 26 Jan 2012, 15:26

Você está usando essa função abaixo?
window_mouse_set(metade da tela hor, metade da tela vert)

Fica assim:
zto += mouse_y-metade_tela_vert;

Sendo que o zto seria o z onde a câmera aponta.

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Mensagem por 3Devolution Qui 26 Jan 2012, 15:32

Não... Na camera eu usei uma extenção chamada 3D Básico.
e do mouse eu uso o Mouse_look
Ai o resto da programação eu fiz.

Se você puder, crie uma camera nova para min.

Nem gostei também dessa extenção...

NOTA: A camera é em FPS.
O nome do player é obj_player.


Não vou mostar prints para não estragar a surpresa do jogo!
Se conceguir montar uma camera para min... fico muito grato

"Seus créditos entrarão no jogo!"
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Mensagem por PedroX Qui 26 Jan 2012, 15:50

Eu até ia te explicar, mas como há um tutorial, recomendo que leia:
https://gmbr.forumeiros.com/t3531-gm3d-02-projecao-e-movimento-da-camera

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Mensagem por 3Devolution Qui 26 Jan 2012, 16:17

Obrigado pedro! Estou agora olhando o tuto.

Mas, se alguém ainda quiser ajudar...
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Mensagem por Mr.Brum Qui 26 Jan 2012, 16:44

Como pedido por mp, vou tentar te ajudar.
Vamos lá:

Ponha no create da câmera:
Código:

z=15//altura da cam
zdir=0 //direção para onde olharemos

Step da câmera:
//mouse look
direction-=(display_mouse_get_x()-display_get_width()/2)/8
zdir-=(display_mouse_get_y()-display_get_height()/2)/8
if display_mouse_set(display_get_width()/2,display_get_height()/2)
{
if zdir>89 zdir=89;
if zdir<-89 zdir=-89;
}
*Suponho que vc já tenha feito a parte lateral setando o mouse no centro da tela, e girando a direction.Mas, refiz ele nesse código, e fiz a mesma coisa em seguida com o zdir, que será como se fosse nosso direction vertical.
Por fim, limitamos o campo de giro entre -89 e 89.

No draw:
Código:
d3d_set_projection(x,y,z, x+cos(direction*pi/180),y-sin(direction*pi/180),z+tan(degtorad(zdir)),0,0,1);
*Usamos a tradicional câmera do 3D, citada no Help do GM,e modificamos o zto, para um geometria usando o zdir.


Tá aí, com essa câmera o player vai controlar toda a visão pelo mouse, tanto na horizontal,quanto na vertical.Se achar que a textura do solo ficou muito feia, vá aumentando o z no create,para se afastar do solo.




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Mensagem por 3Devolution Qui 26 Jan 2012, 16:53

Ok, tudo certinho, mais quando eu começo o jogo.

O jogador anda, e a camera fica. como resolvo?

EDIT

Resolviiii

foi só add

x=obj_jogador.x
y=obj_jogador.y

Só !!
Vlw mrbrum e pedro!!!
Me ajudaram muito!


Vou colocar os créditos como prometido!
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