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[pergunta 3D] - Como fazer mouse mover camera em Z+ e Z- (pra cima e pra baixo)
3 participantes
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[pergunta 3D] - Como fazer mouse mover camera em Z+ e Z- (pra cima e pra baixo)
É o seguinte...
Estou criando um jogo em FPS, e de terror.(adrenalina máxima)
E o problema é o seguinte.
"Quero que o player movimente a camera do jogo com o mouse..."
Já consegui fazer esquerda e direita, só que sem cima e baixo, o jogo não fica tão legal.
O sistema que eu quero fazer, é semelhante com Counter-strike.
Se alguém poder me ajudar. Grato desde já!
Estou criando um jogo em FPS, e de terror.(adrenalina máxima)
E o problema é o seguinte.
"Quero que o player movimente a camera do jogo com o mouse..."
Já consegui fazer esquerda e direita, só que sem cima e baixo, o jogo não fica tão legal.
O sistema que eu quero fazer, é semelhante com Counter-strike.
Se alguém poder me ajudar. Grato desde já!
3Devolution- Data de inscrição : 25/01/2012
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Re: [pergunta 3D] - Como fazer mouse mover camera em Z+ e Z- (pra cima e pra baixo)
Você está usando essa função abaixo?
window_mouse_set(metade da tela hor, metade da tela vert)
Fica assim:
zto += mouse_y-metade_tela_vert;
Sendo que o zto seria o z onde a câmera aponta.
window_mouse_set(metade da tela hor, metade da tela vert)
Fica assim:
zto += mouse_y-metade_tela_vert;
Sendo que o zto seria o z onde a câmera aponta.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [pergunta 3D] - Como fazer mouse mover camera em Z+ e Z- (pra cima e pra baixo)
Não... Na camera eu usei uma extenção chamada 3D Básico.
e do mouse eu uso o Mouse_look
Ai o resto da programação eu fiz.
Se você puder, crie uma camera nova para min.
Nem gostei também dessa extenção...
NOTA: A camera é em FPS.
O nome do player é obj_player.
Não vou mostar prints para não estragar a surpresa do jogo!
Se conceguir montar uma camera para min... fico muito grato
"Seus créditos entrarão no jogo!"
e do mouse eu uso o Mouse_look
Ai o resto da programação eu fiz.
Se você puder, crie uma camera nova para min.
Nem gostei também dessa extenção...
NOTA: A camera é em FPS.
O nome do player é obj_player.
Não vou mostar prints para não estragar a surpresa do jogo!
Se conceguir montar uma camera para min... fico muito grato
"Seus créditos entrarão no jogo!"
3Devolution- Data de inscrição : 25/01/2012
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Re: [pergunta 3D] - Como fazer mouse mover camera em Z+ e Z- (pra cima e pra baixo)
Eu até ia te explicar, mas como há um tutorial, recomendo que leia:
https://gmbr.forumeiros.com/t3531-gm3d-02-projecao-e-movimento-da-camera
https://gmbr.forumeiros.com/t3531-gm3d-02-projecao-e-movimento-da-camera
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [pergunta 3D] - Como fazer mouse mover camera em Z+ e Z- (pra cima e pra baixo)
Obrigado pedro! Estou agora olhando o tuto.
Mas, se alguém ainda quiser ajudar...
Mas, se alguém ainda quiser ajudar...
3Devolution- Data de inscrição : 25/01/2012
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Re: [pergunta 3D] - Como fazer mouse mover camera em Z+ e Z- (pra cima e pra baixo)
Como pedido por mp, vou tentar te ajudar.
Vamos lá:
Ponha no create da câmera:
Step da câmera:
Por fim, limitamos o campo de giro entre -89 e 89.
No draw:
Tá aí, com essa câmera o player vai controlar toda a visão pelo mouse, tanto na horizontal,quanto na vertical.Se achar que a textura do solo ficou muito feia, vá aumentando o z no create,para se afastar do solo.
Vamos lá:
Ponha no create da câmera:
- Código:
z=15//altura da cam
zdir=0 //direção para onde olharemos
Step da câmera:
*Suponho que vc já tenha feito a parte lateral setando o mouse no centro da tela, e girando a direction.Mas, refiz ele nesse código, e fiz a mesma coisa em seguida com o zdir, que será como se fosse nosso direction vertical.//mouse look
direction-=(display_mouse_get_x()-display_get_width()/2)/8
zdir-=(display_mouse_get_y()-display_get_height()/2)/8
if display_mouse_set(display_get_width()/2,display_get_height()/2)
{
if zdir>89 zdir=89;
if zdir<-89 zdir=-89;
}
Por fim, limitamos o campo de giro entre -89 e 89.
No draw:
- Código:
d3d_set_projection(x,y,z, x+cos(direction*pi/180),y-sin(direction*pi/180),z+tan(degtorad(zdir)),0,0,1);
Tá aí, com essa câmera o player vai controlar toda a visão pelo mouse, tanto na horizontal,quanto na vertical.Se achar que a textura do solo ficou muito feia, vá aumentando o z no create,para se afastar do solo.
Re: [pergunta 3D] - Como fazer mouse mover camera em Z+ e Z- (pra cima e pra baixo)
Ok, tudo certinho, mais quando eu começo o jogo.
O jogador anda, e a camera fica. como resolvo?
EDIT
Resolviiii
foi só add
x=obj_jogador.x
y=obj_jogador.y
Só !!
Vlw mrbrum e pedro!!!
Me ajudaram muito!
Vou colocar os créditos como prometido!
O jogador anda, e a camera fica. como resolvo?
EDIT
Resolviiii
foi só add
x=obj_jogador.x
y=obj_jogador.y
Só !!
Vlw mrbrum e pedro!!!
Me ajudaram muito!
Vou colocar os créditos como prometido!
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