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gart30, Tedi Ripper, uilson, Willy

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relativo em código?

em Qui 26 Jan 2012, 10:41
eu criei uma variavel para o poder do player e também criei uns objetos para elevar a barra de poder mas é tudo em código e esse código era para ser relativo, mas eu não sei o código que faz isso lol!

era para ser relativo porque quando eu ponho poder=+1 o game maker não intende e coloca poder=1 ai fica colocando o poder para 1 scratch
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Re: relativo em código?

em Qui 26 Jan 2012, 10:43
Pense um pouco.
Te falo "Mais um".Você entende "um positivo".
Te falo "Um mais".Você entende "Adiciono um".
Saco ? é assim que o gm interpreta .
VocÊ trocou a ordem.
Assim o game maker entende que você coloca 1 positivo,sendo que na verdade deveria ser adição.Em geral,o certo seria :
Código:
poder+=1 //adiciona poder,ao invés de retornar a 1 positivo
ou se quiser outro modo, para garantir :
Código:
poder=poder+1 //adiciona a mesma coisa ¬¬
Flws


Última edição por TRFN em Qui 26 Jan 2012, 11:23, editado 1 vez(es)
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Re: relativo em código?

em Qui 26 Jan 2012, 11:18
Pois é, é como o TRFN disse. Na parte "Expressions" do manual do GM dá para achar todas estas pequenas peças do quebra-cabeça.
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Re: relativo em código?

em Qui 26 Jan 2012, 11:51
vlw funcionou mas tenho outra dúvida, como faz para a variavel não ir para 0 quando muda de faze?

to fazendo aki um jogo onde tem que colecionar as coisas mas se muda de faze vai tudo para 0 , ( se eu colocar para o player iniciar com 3 vidas e ele terminar a faze com 1 vida na outra faze ele vai iniciar com 3 novamente)

eu não quero que essas coisas vá para 0, somente se der game over é claro .

confused ?
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Re: relativo em código?

em Qui 26 Jan 2012, 11:54
Utilize globalvars .
exemplo :
Código:
global.pontos+=1
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Re: relativo em código?

em Qui 26 Jan 2012, 11:54
ou fassa como o TRFN falow Happy
fui ninjado

Você deve ter colocado no create.
Adicione um evento > Other > Game Start
e coloca a variável lá.

Com certeza vai dar certo.
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Re: relativo em código?

em Qui 26 Jan 2012, 12:10
@Need 90 escreveu:Adicione um evento > Other > Game Start
e coloca a variável lá.

Com certeza vai dar certo.
DESDE QUE o objeto esteja na primeira room do jogo. Já vi usarem o evento game start num objeto que estava na terceira ou quarta room e custei a fazer o cara entender qual era o problema.
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Re: relativo em código?

em Qui 26 Jan 2012, 12:16
O mais correto seria ele criar uma room chamada load,onde carregaria essas configurações.Criar um objeto e colocar no create dele :
Código:
global.pontos=0;
global.vidas=3
global.alguma_coisa=100
room_goto_next();
Pronto,isso já bastava.
Depois na adição usar
Código:
global.pontos+=1

Mas pelo que vejo,e melhor ele ler alguns tutoriais básicos do fórum.
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